Top 10: Filmes com Visual Deslumbrante
Tem alguns filmes que chamam a atenção pelo visual impressionante. Daqueles que dá vontade de ver numa tela grande, pra gente ficar embasbacado com a beleza das imagens. Este Top 10 é para escolher filmes assim.
Resolvi criar uma regrinha: não repetir diretor. Alguns diretores se destacam neste aspecto, uma lista dessas poderia facilmente ter uns três filmes de gente como Terry Gilliam ou Zack Snyder. Assim, espero ter uma lista mais variada.
Outra coisa: estamos falando de cinema. Não usarei exemplos de paisagens naturais, por mais belas que sejam. As imagens deslumbrantes deste Top 10 são artificiais, criadas para cada filme.
(Mais: me sugeriram incluir na lista imagens deslumbrantes por causa de belas atrizes. Mas aí é outro tipo de Top 10, né?)
Acho que nem precisa falar, mas… Esses filmes devem ser vistos na tela do cinema, ou pelo menos, em alta definição!
Vamos à lista?
10- O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante
Não gosto do Peter Grenaway como diretor. Acho que seus filmes têm sérios problemas de ritmo, além de ser tudo muito cabeça – no mau sentido. Mas reconheço que o cara seria um bom diretor de fotografia, o visual de seus filmes é muito legal. Cito como exemplo o jogo de cores usado neste filme. Cinco cenários, cada um com uma cor predominante.
Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro chamaram a atenção em 1991 na França com este Delicatessen, um filme bizarro, com visual diferente de quase tudo o que rolava na época. Pouco depois a dupla fez o ainda mais bizarro Ladrão de Sonhos, depois disso a dupla se desfez e Jeunet foi pra Hollywood fazer filmes mais comportados, como O Fabuloso Destino de Amelie Poulan.
Coincidência ou não, 11 anos depois de um filme dirigido por um neo-zelandês mostrando um visual impressionante em cenas pós morte (Além da Vida), outro neo-zelandês nos apresentou outro filme com o mesmo tema e imagens também impressionantes. Peter Jackson caprichou no visual deste Um Olhar do Paraíso.
O mexicano Guillermo Del Toro administra sua carreira de maneira interessante, fazendo filmes em Hollywood e na Espanha, mas sempre mantendo um apuro visual, mesmo em filmes mais pop como Blade II ou os dois Hellboy. Aqui em O Labirinto do Fauno Del Toro caprichou ao mostrar uma fábula de terror na Espanha na década de 40.
Aqui fico na dúvida sobre qual dos dois Tron entra, o primeiro, de 1982, ou a continuação, de 201o. O primeiro filme foi inovador ao mostrar um filme dentro do computador numa época pré internet; a continuação não só mostrou um mundo virtual muito mais elaborado, como ainda trouxe um ator digital.
James Cameron demorou anos elaborando a técnica usada em Avatar. E valeu a pena, o visual mostrado no planeta Pandora, com toda uma fauna e flora criada por computador, é de cair o queixo de tão bem feito. Nunca antes cenários em cgi foram tão reais, tão convincentes e tão impressionantes.
4- Alice no País das Maravilhas
Tim Burton é um dos poucos diretores atuais que sempre insistiu em manter um estilo próprio. Ele já mostrava isso desde o fim dos anos 80, com filmes como Os Fantasmas se divertem e Edward Mãos de Tesoura. E, com Alice no País das Maravilhas, ele aproveitou a história lisérgica de Lewis Carroll para extrapolar no visual viajante.
Zack Snyder já tinha mostrado em 300 que era capaz de criar um visual legal, ao transpor uma graphic novel para as telas de uma maneira pouco vista na história do cinema. O visual, que já era impressionante, foi ainda mais elaborado em Watchmen, também baseado em quadrinhos. Seu filme mais recente, Sucker Punch, também não faria feio nesta lista.
2- O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
Terry Gilliam é um artesão de imagens, um dos poucos em atividade no cinema atual. Ele já mostrava habilidade com imagens impressionantes em filmes como As Aventuras do Barão Munchausen e Brazil – O Filme. Em O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, Gilliam usa tudo o que a tecnologia oferece para criar um visual poucas vezes visto.
Este filme de Vincent Ward, de 1998, que fala sobre o que acontece depois da morte, traz o visual mais incrível que já vi no cinema. Robin Williams, depois de morrer, vai parar dentro de um quadro que ele gostava. Os cenários são tinta! E não é a única imagem deslumbrante do filme – cada cenário mostrado no pós morte é mais impressionante que o outro.
.
.
Se você gostou do Top 10: Filmes com Visual Deslumbrante, o Blog do Heu recomenda os outros Top 10 já publicados aqui:
filmes de zumbi
filmes com nomes esquisitos
filmes sem sentido
personagens nerds
estilos dos anos 80
melhores vômitos
melhores cenas depois dos créditos
melhores finais surpreendentes
melhores cenas de massacre
filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil
estilos de filmes ruins
casais que não convencem
musicais para quem não curte musicais
melhores frases de filmes
melhores momentos de Lost
maiores mistérios de Lost
piores sequencias
melhores filmes de rock
melhores filmes de sonhos
melhores filmes com baratas
filmes com elencos legais
melhores ruivas
melhores filmes baseados em HP Lovecraft
filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar
Atores Parecidos
Atrizes Parecidas
filmes de lobisomem
melhores trilogias
filmes de natal
melhores filmes de 2010
coisas que detesto nos dvds
melhores filmes da década de 00
filmes de vampiro
melhores diabos
cenas de sexo esquisitas
ficção cientifica ou não ficção científica
filmes de vingança
marcos nos efeitos especiais
filmes estrangeiros que fazem referência ao Brasil
personagens que morreram e voltaram
filmes de macho
filmes de máfia