Top 10: Melhores Filmes Slasher

Top 10: Melhores Filmes Slasher

Segundo a wikipedia, um filme “slasher” é aquele que “envolve um assassino psicopata perseguindo e matando uma série de vítimas de maneira violenta, frequentemente usando instrumentos cortantes, como uma faca ou machado”. Rola uma variação aqui, outra ali, mas é basicamente isso.

Talvez este seja o estilo mais previsível dentre todos os estilos cinematográficos. Mas isso não torna o filme pouco interessante. Filmes slasher muitas vezes não são bons, mas são divertidos de qualquer maneira. Ora, quem não curte ver mortes bem filmadas? 😛

Vou listar aqui aqueles que acho que são os melhores slasher. Assim como aconteceu com o Top 10 de melhores trilogias, os cinco primeiros são meio obrigatórios, a única coisa que pode mudar é a ordem. Os outros cinco variam de acordo com quem faz a lista.

No Top 10 de melhores vilões, deixei propositalmente de fora os filmes slasher. Quem sentiu falta do Jason, do Freddy, do Michael e sua turminha do barulho, aqui tem um top 10 só pra eles.

Importante: quase todos os filmes citados aqui têm continuações e/ou refilmagens. Vou considerar apenas o primeiro de cada, ok?

.


10- Brinquedo Assassino (1988)

Admito que não acho muita graça nos filmes do boneco Chucky. Mas preciso reconhecer a originalidade de colocarem um brinquedo como o assassino psicopata da vez.
Teve quatro continuações, e existem rumores de um remake para este ano.

9- Premonição (2000)

Cada filme da franquia abre com uma sensacional e grandiosa cena de acidente. Pena que o resto dos filmes é meio sem graça. Não sei se pode ser considerado um slasher, já que não existe um vilão específico.
Já foram três continuações, e tem um quinto filme prestes a estrear no Brasil.

8- Prelúdio Para Matar (1975)

Um músico testemunha um assassinato, e se une a uma repórter pra tentar encontrar o criminoso. Mas eles acabam descobrindo que o assassino é que está atrás deles. Clássico de Dario Argento, um dos mestres do horror italiano.
Não teve nenhuma continuação, nem nenhuma refilmagem!

7- Rejeitados Pelo Diabo (2005)

Aqui não tem um único assassino, é uma família de assassinos, então não sei se pode ser considerado um slasher. Mas o filme escrito e dirigido por Rob Zombie tem todo o clima necessário para o estilo.
Também não teve nenhuma continuação.

6- Jogos Mortais(2004)

O primeiro filme do vilão Jigsaw foi um dos melhores filmes de terror da década passada. Mas uma enxurrada de continuações emfraqueceu a franquia – quase um filme novo por ano. Pelo menos as mortes continuam criativas.
Por enquanto, são sete filmes (em oito anos) – deve ter mais nos próximos anos…

5- Pânico (1996)

Com direção de Wes Craven e roteiro de Kevin Williamson, o filme do assassino Ghostface deu uma revitalizada no gênero slasher nos anos 90, brincando com vários clichês usados no estilo.
Foram duas continuações nos anos seguintes, e um bom quarto filme este ano.

4- O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Aqui também tem uma família de desequilibrados, mas o filme tem o seu grande vilão, o Leatherface. O curioso com o título nacional é que o assassino usa uma motosserra, e não uma serra elétrica.
Foram três continuações, uma refilmagem e um prequel.

3- Sexta Feira 13 (1980)

Talvez o mais famoso de todos os vilões de slasher, Jason Vorhees teve tantos filmes que ninguém mais o leva a sério há tempos. Mas precisamos reconhecer a importância da série para o estilo.
Foram 12 filmes, incluindo o crossover com Freddy Krueger (Freddy vs Jason) e o prequel de 2009. Também teve uma série de tv com esse nome no fim dos anos 80, mas não tinha nada a ver com o Jason.

2- Halloween (1978)

Clássico escrito e dirigido pelo gênio John Carpenter. Nos anos 80, Michael Myers era menos conhecido que Jason Vorhees – mas Michael veio antes! A trama é o de sempre, copiada à exaustão na década seguinte.
Teve sete continuações, depois uma boa refilmagem e uma continuação da refilmagem, ambas dirigidas por Rob Zombie.

1- A Hora do Pesadelo (1984)

No início dos anos 80, o cinema estava cheio de assassinos psicopatas, cada um muito parecido com o outro. Freddy Krueger surgiu como um sopro de criatividade – diferente dos outros, ele só atacava dentro dos sonhos.
Foram sete filmes; o primeiro e o terceiro são os melhores. Rolou um crossover com Sexta Feira 13 em 2003 e uma refilmagem desnecessária em 20010.

.

.

Se você gostou do Top 10: Melhores Filmes Slasher, o Blog do Heu recomenda os outros Top 10 já publicados aqui:
filmes de zumbi
filmes com nomes esquisitos

filmes sem sentido
personagens nerds
estilos dos anos 80
melhores vômitos
melhores cenas depois dos créditos
melhores finais surpreendentes
melhores cenas de massacre
filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil
estilos de filmes ruins
casais que não convencem
musicais para quem não curte musicais
melhores frases de filmes
melhores momentos de Lost
maiores mistérios de Lost
piores sequencias
melhores filmes de rock
melhores filmes de sonhos
melhores filmes com baratas
filmes com elencos legais
melhores ruivas
melhores filmes baseados em HP Lovecraft
filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar
Atores Parecidos
Atrizes Parecidas
filmes de lobisomem
melhores trilogias
filmes de natal
melhores filmes de 2010
coisas que detesto nos dvds
melhores filmes da década de 00
filmes de vampiro

melhores diabos
cenas de sexo esquisitas

ficção cientifica ou não ficção científica

filmes de vingança

marcos nos efeitos especiais
filmes estrangeiros que fazem referência ao Brasil

personagens que morreram e voltaram

filmes de macho
filmes de máfia
visual deslumbrante
favoritos do heu
filmes de humor negro
mulheres duronas
filmes com viagem no tempo
melhores lutas longas
melhores adaptações de quadrinhos de herois
piores adaptações de quadrinhos de herois
melhores filmes trash
filmes com teclados
stop motion
carros legais
naves legais
robôs legais
armas legais
alienígenas legais
monstros legais
gadgets legais
filmes doentios
melhores vilões
filmes de comida

Off Topic – Heu & Ultraje a Rigor

Off Topic – Heu & Ultraje a Rigor

Amigos leitores, sei que este é um blog de cinema, mas vou pedir licença para um breve texto de outro assunto. Ontem teve um show do Ultraje a Rigor aqui no Rio, na Fundição Progresso. E tive a honra de fazer uma canja tocando teclado em três músicas!

Sou fã do Ultraje desde a minha adolescência. Lembro quando comprei o compacto Eu me Amo / Rebelde Sem Causa; lembro da expectativa para o lançamento do primeiro Lp em 1985.

Sempre fui fã de rock nacional anos 80, já tive até uma banda no estilo (Perdidos na Selva). E sempre achei Ultraje uma das melhores da época. Os anos se passaram, e digo que o Ultraje foi a banda que “envelheceu melhor”. Algumas bandas boas seguiram, mas mudaram de estilo; outras acabaram e voltaram em edições caça-níqueis. O Ultraje nunca acabou, e sempre continuou com o “bom e velho rock’n’roll”.

(Ok, depois do terceiro disco, houve pouca coisa boa de material inédito. Mas o que veio tinha qualidade!)

Não me lembro como conheci a lista de discussão de fãs do Ultraje, também não lembro exatamente quando entrei pra lista. Mas sei que na época da gravação do Acústico MTV (2005), heu já conhecia o Roger e já era “da galera do fã-clube” – fui pra São Paulo pra assistir a gravação, e estava no meio do fã-clube “Os Invisíveis”. Apareço algumas vezes na plateia do dvd… Que, aliás, considero o melhor acústico feito aqui no Brasil.

O último show deles aqui no Rio tinha sido há muito tempo atrás, no Circo Voador. Agosto de 2006 – 5 anos! E posso dizer que foi um dos melhores shows da minha vida (e olha que já vi muito show!).

Agora, para este show de 2011, rolava uma grande expectativa da minha parte, porque mr. Roger tinha dito que heu poderia tocar com eles. Isso seria a realização de um grande sonho – estar no palco tocando junto com uma das minhas bandas favoritas! E, de quebra, para uma plateia estimada em 4 mil pessoas!

A noite foi inesquecível! Mais uma vez, obrigado, Roger! Obrigado, Marcus Kleine, Bacalhau, Mingau e Ricardinho! Valheu pela ajuda na logística, Dantas! Obrigado pela paciência, Trovão! E obrigado a todos os Invisíveis, presentes ontem ou não!

😀

Aqui está o video de um dos momentos mais legais da minha vida como tecladista de rock:

http://www.youtube.com/watch?v=VTXG3e0lNo0

.

Agora chega, vamos voltar a cinema. Ainda hoje, publicarei mais um Top 10!