Crítica – Birdemic: Shock And Terror
Existem filmes ruins. Existem filmes muito ruins. E existem filmes que desafiam os limites da ruindade cinematográfica. São raros. Lembro de Plano 9 do Espaço Sideral, de Manos – The Hands of Fate, do nacional Cinderela Baiana, talvez Vampires Vs Zombies mereça vaga na lista. E agora tenho mais um: este Birdemic: Shock And Terror.
A sinopse é simples: sujeito encontra uma ex-colega do tempo do colégio que acabou de virar modelo da Victoria Secret, mas que deve passar por uma grave crise de auto-estima, já que resolve dar bola pra ele. Até que, do nada, pássaros começam a atacar e matar as pessoas.
Birdemic é ruim, mas não é um ruim comum. Esqueça a Troma, esqueça o Uwe Boll. O buraco aqui é mais embaixo. É muito, muito pior.
Tudo aqui é muito ruim. O roteiro é ridículo, mas isso não é nada demais, a gente até vê roteiros ruins em filmes “normais”. As atuações são patéticas, todos os atores são péssimos. O som do filme é horrível, alguns takes têm ruído externo, outros não – detalhe: takes na mesma cena! A edição é tão ruim que o filme é cheio de buracos. E não existe sincronia entre os atores e os diálogos. A trilha sonora nem é tão ruim, mas seus monótonos temas estão bem longe de ser bons.
Os efeitos especiais merecem um parágrafo à parte. Já vi muito efeito tosco, mas acho que nunca tinha visto algo tão ruim. Os pássaros são exatamente iguais, ctrl c ctrl v – e desafiam a gravidade flutuando no ar. Não sei se usaram cgi, li no imdb que seriam gifs animados – e não duvido disso! Mas não para por aí. Tudo piora quando os pássaros começam a soltar bombas! As explosões fazem as produções dos Trapalhões nos anos 80 parecerem a Weta…
Heu podia continuar falando de mais coisas ruins que tem no filme. Mas quero logo passar pro próximo filme da lista!
Heu costumo recomendar filmes trash, mas Birdemic: Shock And Terror não é uma experiência para qualquer um. Veja por sua própria conta e risco!
Li no imdb que existe uma continuação prevista para este ano. Que os deuses do cinema nos protejam e que este novo Birdemic nunca seja lançado!