Top 10: Melhores Caçadores de Recompensa do Cinema
Uma das melhores coisas de Django Livre, o novo Tarantino, é o personagem dr. King Schultz, um caçador de recompensa. E não sou o único que pensa assim: Christoph Walt ganhou seu segundo Oscar por este papel.
Então pensei: por que não um top 10 de caçadores de recompensas?
Não é tarefa das mais fáceis, pois não são muitos os filmes com este estilo de personagem que vive à beira da lei e da moralidade. Mas consegui achar dez bons exemplos.
Outra coisa: um caçador de recompensas não é a mesma coisa que um matador de aluguel, apesar de ambos terem trabalhos que às vezes se confundem. O caçador nem sempre é um assassino; o matador nem sempre precisa trazer sua vítima.
(Pensei em citar o Predador. Pouco sabemos sobre o seu objetivo, de repente ele é apenas um caçador. Será que a cabeça do Alien que ele carrega é um troféu ou uma recompensa? Na dúvida, fica de fora…)
Vamos aos caçadores de recompensa?
10. Milo Boyd – Caçador de Recompensas (2010)
Um caçador de recompensas ganha como tarefa capturar sua ex, hoje uma fugitiva. Comédia romântica bobinha com Jennifer Aniston e Gerard Butler.
9. Jonah Hex – Jonah Hex – Caçador de Recompensas (2010)
Jonah Hex é um caçador de recompensas durão, com o rosto deformado e que consegue falar com os mortos. O filme é fraco, mas o personagem é legal.
8. Spike, Faye, Jet e Ed – Cowboy Bebop (2001)
Animação japonesa que tem como protagonistas um grupo de caçadores de recompensa que viajam na espaçonave Bebop. Não vi o desenho, infelizmente, não sei se merece uma posição melhor…
7. Beck – Bem Vindo À Selva (2003)
Dwayne Johnson, também conhecido como The Rock, é contratado pra vir ao Brasil buscar um jovem de família rica que fugiu pra Amazônia atrás de ouro.
6. Domino Harvey – Domino – A Caçadora de Recompensas (2005)
Muita gente não gosta deste filme de Tony Scott, que conta a história real de uma modelo que virou caçadora de recompensas. Mas o filme vale, nem que seja só pela lap dance da Keira Knightley.
5. Carson Wells – Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
Se o caçador de recompensa fosse o vilão Anton Chigurh, mereceria uma posição melhor no Top 10. Como é um personagem secundário, fica por aqui. A gente gosta do Woody Harrelson, mas sua participação é pequena no filme.
4. Jack Walsh – Fuga À Meia Noite (1988)
Robert De Niro interpreta um caçador de recompensas que quer levar um ex-contador da máfia de Nova York para Los Angeles, evitando confrontos com o FBI, com um colega de profissão e com a própria máfia.
3. Blondie – Três Homens em Conflito (1966)
Clássico de Sergio Leone. Blondie (Clint Eastwood) entrega Tuco, um criminoso muito procurado, aos xerifes, recebe a recompensa, mas sempre salva o comparsa do enforcamento no exato momento da execução, cortando a corda da forca com um tiro, e ambos fogem e dividem o dinheiro.
2. Dr. King Schultz – Django Livre (2012)
Como dito na introdução lá em cima, uma das melhores coisas de Django Livre. Oscar de melhor ator coadjuvante para mais uma sensacional interpretação de Christoph Waltz.
1. Boba Fett – O Império Contra-Ataca (1980)
Ele já era um dos personagens secundários mais famosos da saga Star Wars na trilogia clássica, mesmo aparecendo muito pouco em apenas dois dos filmes. Na nova trilogia, conhecemos a sua infância.