Crítica – The Man From Earth
Outro dia, duas pessoas diferentes recomendaram este filme, do qual heu nunca tinha ouvido falar, ambas mencionando algo como “a melhor ficção científica de todos os tempos”. Fiquei curioso e fui procurar o filme.
Uma festa de despedida de um professor universitário vira um misterioso interrogatório depois que este revela que tem 14 mil anos de idade, e anda pelo planeta desde o tempo dos homens das cavernas.
Trata-se de um filme incomum. Pra começar, é uma ficção científica sem nenhum efeito especial. Tampouco fala de outros planetas ou de seres alienígenas. Na verdade, o formato de The Man From Earth está próximo de uma peça de teatro filmada. São oito atores em dois ou três cenários baseados em uma cabana. E só.
Quem não viu o filme pode pensar “mas será que não é chato e enfadonho?” Ao contrário. Escrito por Jerome Bixby, colaborador de séries como Twilight Zone e Star Trek, The Man From Earth tem um roteiro excelente, com diálogos inteligentes, e consegue segurar o interesse até o fim do filme. mesmo com pouca coisa acontecendo na tela.
Não achei o roteiro perfeito, tem um “plot twist” perto do fim que achei exagerado, e pra mim a história perdeu um pouco de credibilidade naquele ponto. Mesmo assim, estamos diante de um dos melhores roteiros dos últimos anos.
No elenco, nenhum nome muito famoso. O pouco conhecido David Lee Smith é a figura central; já entre os “convidados”, temos outros nomes um pouco mais conhecidos (mas não muito), como Tony Todd (Candyman) e William Katt (Carrie). Ainda no elenco, John Billingsley, Alexis Thorpe, Ellen Crawford, Annika Peterson e Richard Riehle.
The Man From Earth é de 2007. Pena que é um filme tão pouco visto. E pelo jeito vai continuar assim…