Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan

Crítica – Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan

Star Trek 2 novo nas telas, é o momento de rever o Star Trek 2 de 82.

Em crise de meia idade, o agora almirante James T. Kirk acompanha sua velha espaçonave, a USS Enterprise, atualmente um “navio escola”, quando reencontra um velho inimigo, Khan Noonien Singh, um guerreiro modificado geneticamente.

Ao lado do quarto filme, este segundo Jornada nas Estrelas é considerado pelos trekkers um dos melhores filmes com esta tripulação da série clássica. O primeiro filme, lançado em 1979, não foi bem aceito, nem pela crítica, nem pelos fãs. Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan recuperou o clima do seriado e agradou a todos. Lembro que gostei muito quando vi na época, no cinema. Mas hoje sinto dizer que o filme envelheceu mal…

Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan tem dois defeitos previsíveis. Um é que os efeitos especiais perderam a validade, algo compreensível quando falamos de um filme de 30 anos atrás – os efeitos são toscos, mas compatíveis com as produções da época. O outro é a canastrice do elenco, principalmente do protagonista William Shatner e seu James T. Kirk sempre acima do tom – diz a lenda que até os companheiros de elenco faziam piadas sobre a falta de talento dramático do ator principal.

Mas não é só isso. A história é fraca, uma trama boba e nada criativa de vingança, e ainda traz subtramas mal desenvolvidas como a do filho de Kirk. Isso porque não estou falando de detalhes como o drama do Scotty quando morre um tripulante durante um ataque (as portas se abrem, e ele está vindo para a ponte carregando o corpo); ou o próprio Kirk quase derrubando um outro tripulante quando, no final, corre para socorrer Spock. O filme tem seus pontos altos, mas fica devendo. O final seria corajoso, se o terceiro filme que viria dois anos depois não jogasse a ideia no lixo.

No elenco, além dos “de sempre” (William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, James Doohan, Walter Koenig, George Takei e Nichelle Nichols), Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan conta com Ricardo Montalban (o sr. Roarke do seriado Ilha da Fantasia), um pouco exagerado, mas ainda assim a melhor atuação do filme. Kirtsie Alley, nova (e magrinha) também tem um papel importante.

Os trekkers ainda acham este um grande filme, mas vou falar que heu preferia ter ficado com as boas lembranças dos anos 80. Na época do lançamento, Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan era um grande filme; hoje é apenas uma ficção científica mediana e envelhecida.