Europa Report / Viagem À Lua de Júpiter

0-Europa-Report-1

Crítica – Europa Report / Viagem À Lua de Júpiter

Documentário fake mostrando uma suposta missão tripulada até Europa, uma das luas de Júpiter.

Uma tripulação internacional de astronautas leva uma missão até Europa, a quarta maior lua de Júpiter, onde teoricamente existe gelo, para verificar a possibilidade de existir vida.

Dirigido pelo desconhecido equatoriano Sebastián Cordero, Europa Report (que parece que aqui no Brasil vai ganhar o nome Viagem À Lua de Júpiter) tenta inovar no já saturado estilo de filme de câmera encontrada. Vemos um documentário, com imagens da missão e comentaristas falando sobre os desdobramentos da viagem.

Se por um lado temos uma novidade por ser documentário, por outro isso deixa tudo lento demais – a cada acontecimento, corta para explicações. Isso sem falar do spoiler óbvio: se apenas uma tripulante aparece nas filmagens, desde o início do filme a gente sabe que ou ela sobreviveu, ou foi uma das últimas a morrer.

O elenco, que conta com gente como Sharlto Copley, Karolina Wydra, Michael Nyqvist, Embeth Davidtz e Dan Fogler, nem é ruim. Mas o fato de termos personagens sem carisma é outro fator que atrapalha.

O que Europa Report tem de bom é que é uma ficção “cientificamente correta”. É um “hard sci fi”, um filme que se preocupa com os detalhes para parecer o mais próximo possível da realidade. Este estilo de FC tem o seu público.

Enfim, só serve para os hard fãs de hard sci fi.

0-Europa-Report-2