Sabe aquele filme Por um Fio, onde o Colin Farrell está em uma cabine telefônica sob a mira de um sniper? Troque o ator pelo Elijah Wood e a cabine por um piano e voilá! Temos Toque de Mestre!
No dia da sua volta aos palcos depois de cinco anos sem tocar, Tom Selznick, um pianista que sofre de medo do palco, descobre que está sob a mira de um rifle, e que precisa tocar sem errar uma única nota se quiser salvar a própria vida.
Sim, além de Por um Fio, a trama também lembra Velocidade Máxima – uma pessoa precisa agir sob pressão senão uma tragédia pode acontecer. Velocidade Máxima tinha a Sandra Bulock e o Keanu Reeves, ator famoso por… Bill e Ted! E alguém se lembra do outro ator de Bill e Ted? (pule 5 parágrafos, se estiver curioso)
Parece um filme americano, mas Toque de Mestre (Grand Piano, no original) é na verdade uma produção espanhola, filmada em Barcelona e dirigida por Eugenio Mira (Agnosia), e com produção de Rodrigo Cortés (Enterrado Vivo).
Toque de Mestre não é um grande filme, nem pretende ser isso. E essa é a sua maior virtude: um filme curto (os créditos finais começam aos 78 minutos), sem muita enrolação, que apenas se propõe a ser um tenso passeio por uma orquestra, quase em tempo real. E o diretor Mira mostra segurança com a câmera, criando vários ângulos e movimentos de câmera fora do convencional.
Claro, precisamos de muita suspensão de descrença para conseguir comprar a ideia de um pianista tocando uma peça muito difícil sob aquelas condições. O cara consegue tocar rápido com a mão direita enquanto digita um sms com a esquerda!
Procurei no imdb informações sobre como foram filmadas as mãos de Elijah Wood no piano, mas não achei nada. As cenas são muito bem feitas, realmente parece que é Wood quem está tocando. Ou foi usado um dublê de mãos inserido por cgi, ou o sr. Frodo é um exímio pianista.
Aliás, o elenco está bem. Elijah Wood tem cara de assustado, combinou bem com o papel de pianista com medo de palco. John Cusack pouco aparece, mas ouvimos sua voz o tempo todo. Seu comparsa é vivido por Alex Winter – o amigo do Keanu Reeves nos dois Bill e Ted! Ainda no elenco, Kerry Bishé, Tamsin Egerton e Don McManus.
(Curiosidade: não é o primeiro filme espanhol de Elijah Wood, ele também estrelou The Oxford Murders, de Álex de la Iglesia, outro filme espanhol com cara de americano…)
Toque de Mestre tem um problema: a conclusão não é tão interessante quanto o desenvolvimento. Não vi um caminho melhor para fechar a trama. Mesmo assim, não estraga o caminho percorrido até lá.