Star Trek

star_trek_poster01-552x817

Star Trek

Pra quem não sabe, existe uma rivalidade entre os fãs de Star Wars e os de Star Trek. Como nasci em 71, e sempre gostei mais de cinema do que de seriados de tv, acho que isso me coloca no grupo fã de Star Wars… Mesmo assim, nada tenho contra Star Trek!

Esse novo Star Trek era um projeto complicado, envolto num perigoso hype. J.J. Abrams, o homem mais incensado (e super-valorizado) de Hollywood nos úlimos anos, resolveu dirigir a história do início de tudo: como Kirk conheceu Spock e o resto de sua tripulação, e como virou capitão da USS Enterprise.

(Vou explicar o meu pé atrás com relação ao marqueteiro J.J. Abrams. Como diretor, tudo o que ele fez até agora pro cinema é o terceiro Missão Impossível, na minha opinião bem inferior aos dois primeiros (dirigidos por Brian De Palma e John Woo). Ele também é famoso por ter criado as séries Alias (que acho bem fraquinha), LostFringe (que são muito boas, mas deixam tantas pontas soltas que dá medo de nunca explicarem tudo). Além disso, ele usou o seu hype pra vender Cloverfield, que também não foi lá grandes coisas…)

Mas podemos ficar tranquilos. Desta vez J.J. acertou! Não é que o filme é bom?

Tudo o que se espera num filme desses está lá. Batalhas espaciais com efeitos especiais de cair o queixo, num roteiro redondinho que usa tudo o que a gente conhece sobre o universo trekker.

O elenco está afiado. Enquanto Kirk é interpretado pelo quase desconhecido Chris Pine, o emblemático Spock é feito por Zachary Quinto, o Sylar, vilão da série “Heroes”. Aliás, os dois estão muito bem juntos, mostrando a emoção de um versus a lógica do outro. E todo o elenco da série clássica está lá: Karl Urban como McCoy, Zoe Saldana como Uhura, Anton Yelchin como Checov, John Cho (Madrugada Muito Louca) como Sulu e um inspirado (como sempre) Simon Pegg (Um Louco Apaixonado) como Scotty. De quebra, ainda temos o próprio Leonard Nimoy como o Spock velho e a Winona Ryder como sua mãe. E ainda tem um Eric Bana como um vilão romulano…

(Nada contra os romulanos. Mas, na minha opinião pessoal, acho que poderia ser um vilão klingon. Os klingons são mais legais! 😀 )

Ok, existe o problema que assola todo e qualquer prequel: já sabemos que alguns daqueles personagens estarão lá depois, então algumas coisas ficam meio óbvias. Ora, se existe uma missão super perigosa onde temos o Kirk, o Sulu e mais um carinha qualquer, não é difícil prever qual dos três vai se dar mal, né?

Particularmente, não gostei muito das viagens no tempo e realidades paralelas, ficou meio forçado. E o filme ainda tem alguns exageros, típicos de filmes de ação. Tipo, não foi uma certa coincidência o Kirk ter caído acidentalmente naquele planeta, justamente pertinho de dois personagens importantes? Mas nada que atrapalhe o andamento do filme… Relaxe e aproveite a adrenalina!

Enfim, bom programa. E “que a força esteja com vocês”! Ops, não, filme errado! Aqui é “vida longa e próspera”!

Categorias: Anton Yelchin, Chris Pine, Eric Bana, Ficção Científica, JJ Abrams, John Cho, Karl Urban, Leonard Nimoy, Simon Pegg, Winona Ryder, Zachary Quinto, Zoe Saldana

9 comentaram em “Star Trek

  1. Esse novo Star Trek é legal. Mas não tem a essência de Jornada Nas Estrelas. Detestei a trilha sonora e boa parte do roteiro. A engenharia da Enterprise está parecendo uma fábrica de cervejas e a nave tem iluminação excessiva, além da falta de proporção entre as partes internas e o tamanho real das naves. Outro problema também reside do visual da entrada em dobra espacial( sumiram com o efeito doppler ) e no excesso de tiros ao mesmo tempo. ALém de terem transformados os phasers em tiros de metralhadora e roubaram o brilho dos torpdos fotônicos.

    Outra coisa é que o Spock velho ( do universo original ) conhece as fórmulas de viagem no tempo e as teorias de deslocamento entre universos. Simplesmente ignoraram toda a experiência dele nesse campo e que já foi explorada no filme IV. Eu me pergunto se o J.J. viu os filmes anteriores com atenção.

  2. Pingback: The Losers « Blog do Heu

  3. Pingback: RED – Aposentados e Perigosos « Blog do Heu

  4. Pingback: Patrulha Estelar « Blog do Heu

  5. Pingback: Super 8 « Blog do Heu

  6. Pingback: Cowboys & Aliens « Blog do Heu

  7. Pingback: Paul « Blog do Heu

  8. Pingback: Blog do Heu » A Hora do Espanto (2011)

  9. Pingback: A Supremacia Bourne « Blog do Heu

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*