Crítica – Batida Policial / Operação Invasão / The Raid Redemption / Serbuan Maut
A primeira coisa que chama a atenção aqui é que é um filme de ação feito na Indonésia. Mas não se trata apenas de um filme vindo de um país exótico – Batida Policial é um dos melhores filmes de ação dos últimos tempos!
A trama é simples: uma equipe do FBI entra num prédio para tentar capturar um chefão do crime. Mas a equipe acaba presa em uma emboscada. E dá-lhe tiros, explosões e pancadarias…
Escrito e dirigido pelo galês Gareth Evans, Batida Policial tem ação ininterrupta. Sabe a expressão “de tirar o fôlego”? É por aí. Tiroteios, explosões, brigas com armas brancas, pancadaria com as mãos nuas, tem tudo isso, em quantidade abundante, e com boa qualidade – os personagens lutam silat, uma arte marcial comum na Indonésia. Por um lado, foi muito legal ver isso na tela grande; por outro lado, se fosse em dvd, heu voltaria algumas cenas pra rever.
O filme não tem frescuras. Os únicos cenários são dentro do prédio velho, com seus corredores e apartamentos. Efeitos especiais, só nas explosões e tiroteios. Personagem feminino, só na cena inicial. Também não tem um alívio cômico. O filme inteiro é na adrenalina, na testosterona.
Outra coisa: a câmera não é tremida como nos Transformers da vida. Vemos tudo claramente, as coreografias das lutas devem ter dado um trabalhão pra fazer. Tem uma cena onde um cara sozinho sai pelo corredor, sem nenhuma arma nas mãos, e, sozinho, briga com literalmente dezenas de adversários!
Na saída do cinema, ouvi umas pessoas falando de um certo “filme anterior”. Descobri que existe um filme indonésio de 2009 chamado Merantau, também escrito e dirigido por Gareth Evans, e também estrelado por Iko Uwais, o protagonista de Batida Policial. Vou procurar esse filme…
Agora é esperar que Batida Policial seja lançado por aqui. Se for lançado, recomendo para quem curte um bom filme de ação!
p.s.: Quando passou no Festival do Rio de 2011, este filme foi chamado de “Batida Policial”. Depois, quando foi lançado comercialmente, o nome mudou para “Operação Invasão”.
.
.
Se você gostou de Batida Policial, o Blog do Heu recomenda:
Attack The Block
Os Mercenários
Tropa de Elite 2
300
É esse tipo de filme de ação que eu gosto,cheio de porradaria e adrenalina.Pela descrição tanto os fans do Jason Stahan e do Tony Jaa (protagonista dos três ONG BAK e O PROTETOR).Esse é da queles filmes pra se ver com os amigos só pra ficar falando das cenas que vc mais pagou pau.
Aproposito eu também gosto de voltar as cenas pra prestar melhor atenção a cena de luta,mesmo ficando com raiva disso eu não consigo resistir,foi assim quando eu vi ONG BAK.
A é filme de ação é melhor qundo tem “Mulher” mesmo com um ritmo muito acelerado,exemplo disso é o “Adrenalina”,também com Jason Stahan.
Gostei!!!! Heu, Tem pra baixar na net?
Pingback: Merantau – Warrior « Blog do Heu
Pingback: Dredd | HEUVI.COM.BR
Pingback: V/H/S 2 | HEUVI.COM.BR
Pingback: Headshot | HEUVI.COM.BR
Pingback: A Noite nos Persegue | HEUVI.COM.BR