A Coisa

0-A CoisaCrítica – A Coisa

Para o podcast sobre monstros, alguém sugeriu A Coisa. Não via este filme desde os anos 80. Ok, bora rever.

Uma substância misteriosa, que parece marshmallow, mas brota da terra, é comercializada como uma deliciosa sobremesa. Mas o novo doce vicia e transforma os seus consumidores em zumbis.

Lançado em 1985, A Coisa (The Stuff, no original) foi dirigido por Larry Cohen, que 11 anos antes fez o cult clássico Nasce um Monstro, sobre um bebê assassino. Cohen não fez grandes filmes, mas sabia como fazer um divertido filme B.

Uma coisa legal é que o filme não se aprofunda sobre as origens da Coisa. Não sabemos se é um alienígena, uma criação de laboratório ou apenas uma nova espécie animal. O foco do do roteiro escrito pelo próprio Cohen é a paranoia típica da ficção científica B dos anos 50, época de várias metáforas sobre o medo de uma possível invasão comunista.

Os efeitos especiais pré cgi que mostram a Coisa são bem interessantes, eles devem ter usado muito marshmallow, sorvete e creme de barbear. Já os efeitos que mostram as pessoas afetadas, bem, esses perderam a validade…

No elenco, claro, ninguém muito famoso. O pouco conhecido Michael Moriarty protagoniza; Paul Sorvino faz o militar – acho que hoje ele é mais conhecido como o pai da Mira Sorvino (que por sua vez, também sumiu). Ainda no elenco, Andrea Marcovicci, Scott Bloom, Garrett Morris e Danny Aiello num papel pequeno.

Quem curtir terror / sci fi B vai gostar.

p.s.: Não confundam “A Coisa” com “The Thing”, que aqui ganhou o título O Enigma do Outro Mundo, filme da mesma época (1982), mas beeem melhor.

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*