Três / Three / San ren xing

ThreeCrítica – Três / Three / San ren xing

Sinopse tirada do site do Festival do Rio: “Han é um criminoso em fuga que, ao se ver encurralado pelo obcecado detetive Lok, decide tomar uma decisão extrema: dá um tiro em si mesmo para que o policial seja obrigado a leva-lo para o hospital. Uma vez lá, ele recusa tratamento, esperando que sua gangue venha resgatá-lo. Mas Zhau, a jovem cirurgiã que o atende, faz de tudo para cumprir seu dever de médica. Nesse cenário de tensão, Han, Lok e Zhau têm de lutar contra seus próprios demônios, encurralados na atribulada emergência do hospital. Novo trabalho do mestre do cinema de ação Johnnie To (Eleição, Blind Detective).​”

(ATENÇÃO! A sinopse do site do festival está ERRADA! O mesmo acontece no imdb! Han não atira em si mesmo, ele leva um tiro, e isso é um dos pontos chave do roteiro!)

Fiquei curioso quando li que o diretor Johnnie To era um “mestre do cinema de ação”. Como assim nunca tinha ouvido falar dele?

Três (San ren xing, no original; Three, em inglês) não é exatamente um filme de ação. Só na parte final, mas vou chegar lá daqui a pouco. O resto do filme está mais para um drama tenso.

To consegue um ótimo resultado entre seus três personagens principais, o policial, o bandido e a médica. Cada um dos três é bem desenvolvido dentro de seus problemas e motivações. Por outro lado, o mesmo não acontece com os coadjuvantes, alguns são meio caricatos, como o policial gordinho.

Uma outra coisa interessante é o posicionamento da câmera de To. A câmera está frequentemente em movimento, passeando entre os atores, se aproximando e se afastando. Isso ajuda a construir a tensão.

Tensão que vai até aquele momento que falei lá no quarto parágrafo. Momento que To realiza uma sequência que vale o filme. Um plano sequência com efeitos bullet time passeando pelo meio de um tiroteio, tudo ao som de uma musiquinha calma. Esta cena é pra ser guardada em antologias!

A cena é tão boa que enfraquece o final. Depois daquele plano sequência apoteótico, o final só com protagonista vs antagonista ficou bobo…

Mesmo assim, Três ainda é uma boa opção fora do óbvio. Vou anotar o nome do Johnnie To no meu caderninho.

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*