A Gruta
Fiquei curioso quando li que o Festival teria um filme interativo, onde a plateia iria escolher o desenvolvimento do filme. Como assim, a plateia escolhe? Taí um filme a ser visto!
O diretor e roteirista Filipe Gontijo estava presente na sessão e explicou que teve a ideia do “filme-jogo” lendo livros interativos gringos, onde você escolhia o caminho da história. Lembro que a Ediouro lançou uma série de livros assim nos anos 80, heu tinha uns desses, acho que a coleção se chamava “E Agora Você Decide”. Em determinados pontos da história você tinha que tomar uma decisão e pular ou para uma página ou para outra.
A Gruta funciona assim. Cada um recebe um controle remoto na entrada do cinema. De vez em quando o filme para e todos têm que apertar um botão para votar qual será o próximo passo.
E o resultado disso?
Olha, posso dizer que as pessoas no cinema se divertiram, e muito. A cada nova decisão na trama, parte da platéia vibrava ao ver suas escolhas na tela do filme-jogo.
E a história? Como funciona num filme assim? Bem, existe uma ideia inicial: o casal de namorados Luiza e Tomaz viaja até uma casa de campo, onde mora um caseiro esquisitão, que a leva num passeio até uma gruta. O resto da história depende de cada escolha…
A nossa sessão viu três finais diferentes, com algumas possibilidades dramáticas não desenvolvidas, como por exemplo um possível trauma de Luiza devido a um abuso sexual quando criança. Por isso é difícil falar da trama do filme. Mas, para o que se propõe, o roteiro funciona muito bem.
SPOILER DA VERSÃO QUE VI:
Teve uma coisa que achei genial. Logo que os namorados chegam na casa, vão para a cama e começam a se agarrar. Aí o caseiro os chama, e você tem a opção: ou sai da casa, ou continua na cama. Claro que a plateia quer ver sacanagem, então a maioria votou na opção de ficar na cama. A sequeência para isso é: fade out, na cena seguinte eles voltam para o carro, vão embora e acaba o filme! Achei isso genial! Vote pela sacanagem, e o filme acabará mais cedo!
FIM DO SPOILER!
Gontijo falou que esse filme é para ser visto em dvd, para se testar caminhos diferentes. É verdade, esse esquema de sessão com controle remoto dificilmente ia funcionar numa sala de cinema comum, com público “normal”.
Uma última coisa legal sobre o filme: os créditos avisam que cópias e downloads sem o intuito comercial são bem-vindos! Mais informações, no site http://www.filme-jogo.com/.
Valeu Heu! Daqui a um mês teremos o dvd, entra em contato!
abraço