10 Filmes de Suspense Psicológico na Netflix
Hoje não é exatamente um top 10. Não é uma lista dos “melhores filmes de suspense psicológico”, e sim uma lista de boas opções pela Netflix. Ou seja, hoje será uma lista de opções que estão disponíveis na plataforma.
Vanilla Sky (2001)
Vanilla Sky é a refilmagem do espanhol Abre Los Ojos, de Alejandro Almenabar. Rolou uma história na época que não sei se é 100% verídica, mas é uma boa história. Tom Cruise teria visto o filme espanhol, e decidiu fazer uma refilmagem. E, para convencer o Almenabar, o convidou para sua estreia hollywoodiana, Os Outros, onde iria filmar com Nicole Kidman – que na época era esposa de Cruise (que está creditado como produtor executivo). Não sei se é verídica, mas as datas e pessoas se encaixam…
Dirigido por Cameron Crowe, Vanilla Sky conta a história de um cara jovem, bonito e rico, que conhece a mulher de seus sonhos, mas pouco depois se envolve num acidente de carro, fica com o rosto desfigurado e vê sua vida entrar em parafuso, numa trama não linear onde nem tudo é o que parece.
Efeito Borboleta (2004)
Existe uma teoria que diz que algo tão pequeno quanto o vôo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo. Em Efeito Borboleta, um estudante universitário tem dores de cabeça tão fortes que frequentemente desmaia. Enquanto está inconsciente, ele pode viajar de volta no tempo para alterar momentos de dificuldades de seu passado. É uma boa sacada de viagem no tempo onde nem tudo dá certo. O cara volta pra consertar uma coisa, mas no presente isso causou um problema ainda maior. Aí volta de novo, e as coisas ficam cada vez piores. Filme dirigido pelos pouco conhecidos Eric Bress e J. Mackye Gruber, e estrelado por Ashton Kutcher e Amy Smart.
Ilha do Medo (2010)
Na década de 50, dois agentes federais são mandados a uma ilha onde funciona um hospital psiquiátrico, para investigar o desaparecimento de uma paciente. Uma grande tempestade os impede de sair da ilha, e eles acabam descobrindo que existe algo de estranho com a ilha. Dirigido por Martin Scorsese, Ilha do Medo é um filmão à moda antiga, com bons atores, trama bem elaborada, fotografia bem cuidada e trilha sonora impactante. O roteiro é construído de maneira que o espectador não sabe exatamente o que é mentira e o que é verdade. Estrelado por Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max Von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Elias Koteas, entre outros
Garota Exemplar (2014)
Dirigido por David Fincher, Garota Exemplar conta a história de um homem que vira o principal suspeito quando sua esposa desaparece. Ele precisa provar sua inocência, ao mesmo tempo em que investiga o que realmente aconteceu com a mulher. É um um suspense bem amarrado, com investigações bem construídas e viradas de roteiro nos lugares exatos. Com Ben Affleck, Rosamund Pike e Neil Patrick Harris.
Um Contratempo (2016)
Dirigido por Oriol Paulo, Um Contratempo é um filme espanhol daqueles que você precisa prestar atenção nos detalhes, porque nada é o que parece. Na história, o protagonista desperta em um hotel, e encontra sua amante morta coberta de dinheiro. Ele recorre a melhor advogada de defesa, e eles tentam descobrir o que realmente aconteceu na noite anterior.
Rua Cloverfield 10 (2016)
Uma mulher acorda em um bunker, com um homem que afirma que o mundo exterior foi afetado por um ataque nuclear ou químico. Apesar de ser produzido pelo mesmo JJ Abrams, este não é uma continuação de Cloverfield Monstro, de 2008. O filme foca no suspense em volta do personagem paranoico e seu relacionamento conturbado com os outros personagens. Não gostei do fim, mas não chega a estragar o filme. Estrelado por Mary Elizabeth Winstead e um inspiradíssimo John Goodman.
https://www.heuvi.com.br/rua-cloverfield-10/
Jogo Perigoso (2017)
Dirigido por Mike Flanagan, hoje badalado pelas séries Maldição da Residência Hill, Maldição da Mansão Bly e Missa da Meia Noite, Jogo Perigoso é uma produção modesta: quase todo o filme se passa dentro de um quarto, com apenas dois atores. Na trama, eles querem fazer uma brincadeira para apimentar seu casamento em uma remota casa do lago, mas o marido morre inesperadamente e deixa a esposa algemada na cabeceira da cama. Com Carla Gugino e Bruce Greenwood.
Durante a Tormenta (2018)
Mais um filme de Oriol Paulo, em Durante a Tormenta temos duas histórias, em duas linhas temporais diferentes, separadas por 25 anos. Durante a Tormenta tem um que de Efeito Borboleta, onde atos em uma linha temporal geram consequências na outra. No elenco, Adriana Ugarte, Chino Darín e Álvaro Morte, o Professor de Casa de Papel.
Fuja (2020)
Uma adolescente cadeirante começa a suspeitar que sua mãe está escondendo dela um segredo sombrio. Segundo filme de Aneesh Chaganty, que lançou Buscando… em 2018. Uma produção modesta, com elenco reduzido e poucas locações, consegue fazer um suspense de fazer o espectador se contorcer na poltrona. As referências a Stephen King são explícitas. E as duas atrizes principais estão excelentes, tanto a veterana Sarah Paulson quanto a estreante Kiera Allen.
https://www.heuvi.com.br/run/
A Mulher na Janela (2021)
Amy Adams interpreta uma mulher agorafóbica que mora em Nova Iorque e começa a espiar seus vizinhos pela janela. O clima lembra Hitchcock, e o filme vai muito bem até mais ou menos dois terços, quando tudo se perde e o fim é bem besta. Mas o elenco é muito bom, além da Amy Adams, temos Gary Oldman, Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh, Wyatt Russell, Anthony Mackie e Brian Tyree Henry.