Quem Quer Ser um Milionário?

slumdogmillionaire2008dvdscrxvid

Quem Quer Ser um Milionário?

O grande ganhador do Oscar 2009! Foram oito num total de dez indicações: filme, diretor, roteiro adaptado, edição, fotografia, som, canção e trilha sonora!

Pára tudo! Oscar de melhor diretor? Mas esse não é o novo filme do Danny Boyle, o cara que fez Cova Rasa, Trainspotting e Extermínio???

Sim, é ele mesmo! Agora, com um filme mais “sério”, é o mais novo dono da estatueta de melhor diretor. E o melhor de tudo: o filme continua com “cara de Danny Boyle”!

A história é boa: Jamal é um jovem  que está a uma pergunta de ganhar o grande prêmio de 20 milhões de rúpias na versão indiana do programa de tv “Quem quer ser um milionário”. Ele é preso porque desconfiam de fraude. E, durante o interrogatório, ele conta a sua história e como sabe as respostas.

Logo de cara a gente pensa “já vi algo parecido com isso…” Afinal, o filme começa com uma perseguição a garotos numa favela de uma grande cidade de um “país em desenvolvimento”. Opa, alguém pensou em Cidade de Deus? Danny Boyle disse que não tem nada a ver. Mas, poxa, sr. Boyle, tem até uma galinha no meio da perseguição!

As semelhanças com o filme brasileiro são várias, inclusive ao mostrar dois personagens amigos quando crianças e um deles aliado a bandidos quando adulto (só faltou a fala “Dadinho é o c%$#alho, meu nome é Zé Pequeno!”). A edição também é ágil como no filme brasileiro – coincidência ou não, Cidade de Deus concorreu ao Oscar de melhor edição, prêmio que Milionário ganhou.

Mas, não, não é uma cópia de Cidade de Deus. São filmes bem diferentes, apesar das semelhanças.

Mas acredito que isso deve ter enchido os olhos dos gringos. Se antes o cinema mostrou a favela brasileira para o mundo, agora é a vez de conhecermos a favela indiana.

Apesar de ser uma produção inglesa e com diretor inglês, Quem quer ser um Milionário é essencialmente um filme indiano. Com um elenco todo indiano, Boyle mostra a miséria, a sujeira e a violência da Índia como não estamos acostumados a ver por Bollywood.

Algumas cenas são bem cruas (assim como em Cidade de Deus), chocantes mesmo. Mas nada é gratuito, tudo flui bem ao acompanharmos a difícil infância dos irmãos Jamal e Salim e sua amiga Latika. Os três personagens, inclusive, são interpretados por três atores diferentes cada, para acompanharmos diferentes épocas da infância, adolescência e juventude.

Filmaço. Deve entrar em cartaz em breve, além do mais pela quantidade de Oscars no currículo.

E não percam, no fim do filme, durante os créditos, o elenco protagonizando uma daquelas coreografias bizarras e legais dos clips indianos que vemos pelo youtube!

Categorias: Danny Boyle, Dev Patel, Drama

7 comentaram em “Quem Quer Ser um Milionário?

  1. Po, o Danny Boyle negar que o filme se parece com Cidade de Deus é inaceitável. hahaha. Eu – particularmente – prefiro o Cidade de Deus e acho que foi um dos filmes mais injustiçados no Oscar. Enquanto que Milionário, mesmo sendo um ótimo filme, foi um pouco superestimado. Mas mereceu. Esse ano não tivemos filmes como Sangue Negro, Onde os Fracos Não Tem Vez e Juno. A disputa do ano passado foi mais acirrada.
    Mesmo assim Milionário é um filmaço e não vai cair no esquecimento, como tantos outros ganhadores do Oscar.

    Abraços!!

  2. Olá, depois que vi um comentário seu no meu blog (cinemasemtempo.blogspot.com) resolvi conhecer o seu espaço e gostei muito. Textos diretos, o que é sempre bom.

    Quanto ao filme do Boyle, acho que é o melhor de sua carreira, até melhor que o Trainspotting, pena que parte da crítica não embargou em suas correntes “fantasiosas” (que não deixam a realidade de lado) e viram esse filme pra lá de otimista.

    Abraços!

  3. Pingback: O Último Mestre do Ar « Blog do Heu

  4. Pingback: Blog do Heu » Caiu do Céu

  5. Pingback: O Artista « Blog do Heu

  6. Pingback: Em Transe | HEUVI.COM.BR

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*