O Último Exorcismo
Mais um filme de terror usando a câmera subjetiva pra fazer um “realismo fake”…
O reverendo Cotton Marcus é um especialista em exorcismo. Curiosamente, ele diz que exorcismos são uma fraude, mas os resultados podem ser bons para aqueles que acreditam. Ele resolve fazer um documentário para expor as fraudes, e traz uma equipe para filmar o seu último exorcismo. Mas descobre que este trabalho pode não ser tão simples quanto parece.
Ok, o recurso “câmera na mão porque estamos filmando algo” não é novidade – só aqui no blog já rolaram 8 filmes assim (Zombie Diaries, [REC], Diário dos Mortos, Cloverfield, Quarentena, Atividade Paranormal, REC2 e Redacted). Mas admito que aqui a ideia me agradou. O Último Exorcismo, entre altos e baixos, até é interessante.
Dirigido por Daniel Stamm, O Último Exorcismo tem com um de seus trunfos a jovem atriz Ashley Bell, que faz a adolescente possuída. Curiosidade: ela tem uma enorme flexibilidade, não foram usados efeitos especiais para as cenas “de contorcionismo”.
Li na internet críticas sobre a câmera trêmula, mas, ora, era de propósito! E não me incomodou, já vi filmes com câmeras tremendo mais.
O filme tem um bom início, mostrando a família do pastor e seus métodos espalhafatosos. Demora um pouco pra engrenar, e pega um bom ritmo. Pena que, na minha humilde opinião, o fim não foi muito feliz – poderia ter acabado de outro jeito.
O Último Exorcismo está longe de ser uma unanimidade. Mas heu achei melhor que Atividade Paranormal…
Pingback: O Ritual « Blog do Heu