A Substituta / Vikaren
Oba! Um filme dinamarquês de alienígenas! Isso a gente não vê todos os dias!
Uma turma do sexto ano na escola tem uma nova professora substituta. Eles descobrem que existe algo de errado com a professora, mas os pais não acreditam.
Normalmente, quando pego a programação do Festival, me foco mais nas mostras “Panorama”, “Expectativa” e “Midnight Movies”. Mas vale a pena passar os olhos pelas outras mostras – A Substituta está na mostra “Geração”. É porque, apesar da temática meio terror / sci-fi, A Substituta pode ser visto por toda a família!
E é isso mesmo. O filme, dirigido por Ole Bornedal (o mesmo que em 1997 fez O Principal Suspeito, com Ewan McGregor), agradará tanto os adultos quanto os jovens.
Parece uma versão nórdica de Prova Final, de Robert Rodriguez. Mas aqui os alunos são mais novos, e o clima do filme é mais família. Inclusive, temos um bom elenco infantil, não são os “alunos-clichê-de-sempre” que rolam em produções semelhantes americanas. Mas quem chama a atenção é a atriz Paprika Steen, com sua professora substituta alienígena. Ela está muito bem com suas caras e bocas e ar de completamente louca!
O filme tem poucos efeitos especiais, mas são eficientes. Em momento algum parece se tratar de uma produção de um país sem tradição no gênero.
Existem planos para uma versão hollywoodiana pra 2011. Tomara que não estraguem o filme.
Uma última coisa: por favor ignorem a capa do dvd americano, que está aí em cima. O filme não tem nada a ver com isso!