A Última Casa da Rua

Crítica – A Última Casa da Rua

Mãe e filha se mudam para uma grande casa numa cidade pequena – a casa está barata porque na casa ao lado houve um duplo assassinato em família. Quando a filha fica amiga do filho que sobreviveu, a mãe fica preocupada.

Jennifer Lawrence é um dos nomes mais badalados de Hollywood atualmente. Foi indicada ao Oscar em 2011 por O Inverno da Alma, pouco depois fez um dos papeis principais do novo X-Men e foi a protagonista de Jogos Vorazes. E agora está mais uma vez concorrendo ao Oscar, por O Lado Bom da Vida. Nada mal. Será que a gente pode confiar em todos os seus filmes?

Resposta curta e simples: não.

Dirigido pelo quase estreante Mark Tonderai, A Última Casa da Rua (House at the End of the Street, no original) não chega a ser exatamente ruim. Mas é bem fraquinho, bem abaixo do padrão “jenniferlawrenciano”. O filme era pra ser um misto de suspense com terror, mas não assusta ninguém. E o roteiro é cheio de clichês e de diálogos ruins, além de pelo menos um grande furo.

Sobre o furo, avisos de spoiler:

SPOILERS!!!

SPOILERS!!!

SPOILERS!!!

Uma família, com 4 pessoas, pai, mãe e um casal de filhos, mora numa cidade pequena, com aquele tipo de vizinho bisbilhoteiro típico de filmes (vide a festa na piscina para as novas moradoras). Morre a filha, começam a tratar o filho como menina, e ninguém na cidadezinha fica sabendo???

FIM DOS SPOILERS!

No elenco, Jennifer Lawrence e Elisabeth Shue estão bem. Max Theriot não convence, assim como Gil Bellows. O resto do elenco nem sei se vale a pena citar.

Enfim, A Última Casa da Rua nem é tão ruim. Mas também nem vale a pena. Só mesmo para os fãs radicais de Jennifer Lawrence.

A Sétima Alma

A Sétima Alma

Filme novo do mestre Wes Craven em cartaz!

A trama é o de sempre. Sete adolescentes nasceram no mesmo dia que um misterioso serial killer supostamente morreu. Dezesseis anos depois, cada um dos jovens começa a morrer, como se o serial killer tivesse voltado. Ou reencarnado em um deles…

Podemos ver A Sétima Alma (My Soul To Take, no original) sob dois ângulos:

– Apenas mais um slasher adolescente. A gente já viu tudo isso em outros filmes.

– Ok, não tem nada de novo. Mas pelo menos a produção é bem feita e o roteiro não insulta a inteligência do espectador.

Prefiro pensar na segunda opção. Um divertimento honesto, sem pretensões de se tornar um novo clássico do horror.

O diretor (e aqui também roteirista) Wes Craven é um cara experiente quando se fala em cinema de terror. Fez bons filmes que fizeram muito sucesso (A Hora do Pesadelo, a trilogia Pânico), bons filmes que pouca gente viu (A Maldição dos Mortos Vivos), filmes legais mas esquisitos (As Criaturas Atrás das Paredes), filmes hoje considerados clássicos do terror (Quadrilha de Sádicos), fez até um dos piores filmes de lobisomem da história (Amaldiçoados). Este A Sétima Alma não é um dos seus melhores, mas também não é um dos piores. E, se tem gente com mão boa na direção, um filme maomeno pode funcionar.

O elenco tem um defeito bastante comum em Hollywood: se os personagens têm 16 anos, por que usar atores de 22? Fui checar no imdb, pelo menos quatro dos garotos nasceram em 1988 (um é de 1990, os outros dois não têm data de nascimento). Bem, observação feita, o elenco é o que se espera: ninguém se destaca, tampouco ninguém atrapalha. E o protagonista Max Thieriot aos poucos vai virando um nome conhecido, depois de papeis menores (mas importantes) em Jumper e O Preço da Traição.

A Sétima Alma tem um detalhe diferente da maioria dos filmes atuais de terror: economiza no sangue e no gore. Gostei desta opção de Craven. Mas talvez decepcione a “geração Jogos Mortais“…

No fim, o resultado não é ruim. Mas é aquilo que falei, também não traz nada de novo. Se tivesse sido feito uns 20 anos antes, quem sabe?

O Preço da Traição

O Preço da Traição

Novo thriller erótico na área, com um elenco acima da média!

Desconfiada de uma possível infidelidade de seu marido, uma médica contrata uma garota de programa para testar o seu marido. Mas este ato traz consequências imprevisíveis!

Uma coisa admiro no diretor Atom Egoyan. O cara tem talento pra tirar a roupa de suas atrizes. Me lembro de Exotica, de 1994, seu primeiro filme a ser lançado comercialmente aqui, com Mia Kirshner de colegial stripper. E, recentemente, vi A Verdade Nua, que traz, bem à vontade, Alison Lohman e Rachel Blanchard, entre outras. Aqui, não só temos Amanda Seyfried em suas primeiras cenas de nudez, como ainda rola Julianne Moore em cenas de nudez e sexo, ainda com tudo em cima apesar dos seus quase 49 anos.

Mas quando acaba o filme, a gente fica se questionando qual foi o sentido de tudo aquilo. A trama é boba e inverossímel – uma garota de programa não agiria daquela forma!

Apesar disso, os atores estão bem, não só Seyfried e Moore, como também Liam Neeson, que mostrou extremo profissionalismo durante as filmagens – Natasha Richardson, sua esposa, se acidentou e faleceu enquanto o filme era feito.

Mas o resultado final é insosso. Fiquei com vontade de rever thrillers eróticos “clássicos”, como Atração Fatal ou Instinto Selvagem

p.s.: Não confundam este filme com outro O Preço da Traição (Mulholland Falls), de 1996, com Nick Nolte, Chazz Palminteri, Michael Madsen e John Malkovich, onde quem tira a roupa é a Jennifer Connelly!

Jumper

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Jumper

David Rice é um garoto de 15 anos que de repente descobre que é um “jumper”: ele consegue se teletransportar pra onde quiser em uma fração de segundos. Assim, ele resolve viver viajando incognitamente pelo mundo, e  quando precisa de dinheiro, rouba bancos. Até que descobre que ele não é o único com esse poder, e que existem pessoas chamadas “paladinos”, cuja profissão é matar “jumpers”.

A idéia é interessante, dava pra se construir uma boa história, algo como Highlander ou X-Men, onde pessoas com habilidades diferentes têm que viver no meio da nossa sociedade.

Mas… Acho que não deu muito certo…

Os efeitos especiais são bem legais. Os cenários são fantásticos, incluem pontos turísticos como o Coliseu e as pirâmides. Mas, por outro lado, o roteiro… Cadê o roteiro? O roteiro deixa a desejar…

É uma boa idéia. Descobrimos que “jumpers” estão entre nós desde a idade média. Legal, poderíamos conhecer um pouco mais da história deles, não? Não, se existia essa idéia, vai ficar pra continuação.

Temos outro “jumper” na história. Mas ele parece indeciso: no início ele quer se aproximar de David; mas quando consegue, quer que David pare de seguí-lo…

Ah, sim, precisamos falar do elenco. David é interpretado por Hayden Christensen, ele mesmo, o Anakin Skywalker dos episódios II e III de “Star Wars”. Que, como ator, já sabemos que não é lá grandes coisas. E o elenco tem o grande Samuel L Jackson! Bem, esse aí é um cara que consegue fazer um monte de filmes legais e um monte de bombas ao mesmo tempo… Não estou falando só do recente The Spirit – lembrem que ele estava no Serpentes a Bordo e nos dois Triplo X (o primeiro ainda é legal, mas o segundo é ruinzinho…).

O elenco ainda conta com Rachel Bilson, Jamie Bell, Michael Rooker e uma sub-aproveitada Diane Lane, o que nos faz acreditar numa continuação…

Se o filme é ruim? Não, não é. Mas tampouco é bom… Fica aquela sensação de que, nas mãos certas, poderia ter rendido bem mais…