Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan

Crítica – Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan

Star Trek 2 novo nas telas, é o momento de rever o Star Trek 2 de 82.

Em crise de meia idade, o agora almirante James T. Kirk acompanha sua velha espaçonave, a USS Enterprise, atualmente um “navio escola”, quando reencontra um velho inimigo, Khan Noonien Singh, um guerreiro modificado geneticamente.

Ao lado do quarto filme, este segundo Jornada nas Estrelas é considerado pelos trekkers um dos melhores filmes com esta tripulação da série clássica. O primeiro filme, lançado em 1979, não foi bem aceito, nem pela crítica, nem pelos fãs. Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan recuperou o clima do seriado e agradou a todos. Lembro que gostei muito quando vi na época, no cinema. Mas hoje sinto dizer que o filme envelheceu mal…

Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan tem dois defeitos previsíveis. Um é que os efeitos especiais perderam a validade, algo compreensível quando falamos de um filme de 30 anos atrás – os efeitos são toscos, mas compatíveis com as produções da época. O outro é a canastrice do elenco, principalmente do protagonista William Shatner e seu James T. Kirk sempre acima do tom – diz a lenda que até os companheiros de elenco faziam piadas sobre a falta de talento dramático do ator principal.

Mas não é só isso. A história é fraca, uma trama boba e nada criativa de vingança, e ainda traz subtramas mal desenvolvidas como a do filho de Kirk. Isso porque não estou falando de detalhes como o drama do Scotty quando morre um tripulante durante um ataque (as portas se abrem, e ele está vindo para a ponte carregando o corpo); ou o próprio Kirk quase derrubando um outro tripulante quando, no final, corre para socorrer Spock. O filme tem seus pontos altos, mas fica devendo. O final seria corajoso, se o terceiro filme que viria dois anos depois não jogasse a ideia no lixo.

No elenco, além dos “de sempre” (William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, James Doohan, Walter Koenig, George Takei e Nichelle Nichols), Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan conta com Ricardo Montalban (o sr. Roarke do seriado Ilha da Fantasia), um pouco exagerado, mas ainda assim a melhor atuação do filme. Kirtsie Alley, nova (e magrinha) também tem um papel importante.

Os trekkers ainda acham este um grande filme, mas vou falar que heu preferia ter ficado com as boas lembranças dos anos 80. Na época do lançamento, Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan era um grande filme; hoje é apenas uma ficção científica mediana e envelhecida.

A Fuga do Planeta Terra

Crítica – A Fuga do Planeta Terra

Novo longa metragem de animação, estreia na direção de Cal Brunker, que trabalhou em Meu Malvado Favorito, 9 – A Salvação e A Era do Gelo 4.

O famoso astronauta Scorch Supernova, do planeta Baab, tem problemas pela frente quando decide responder ao sinal de socorro de um planeta alienígena desconhecido e cai em uma armadilha. Para escapar, ele precisará contar com a ajuda de seu irmão, que não é a pessoa mais habilidosa do mundo.

A Fuga do Planeta Terra é do estúdio Rainmaker Entertainment, responsável por filmes da Barbie e do Max Steel. A animação tem boa qualidade técnica, mas a gente sente que o longa é de “segunda linha”. Apesar de bem feito, a qualidade fica bem abaixo de produções da Pixar, Dreamworks ou Blue Sky – o padrão hoje em dia é muito alto (para sorte do espectador). Principalmente porque o visual e o tema do filme lembram Monstros vs Alienígenas.

A trilha sonora com temas pop insossos também não ajuda. E, definitivamente, já está na hora de deixarem o “obrigatório” 3D de lado. O 3D aqui é completamente desnecessário.

O elenco confirma que  estamos diante do segundo escalão – os atores principais são Rob Corddry e Brendan Fraser (gosto de Fraser, mas reconheço que seu star power não é grande). Ainda no elenco, William Shatner, Jessica Alba, Sarah Jessica Parker, Sofia Vergara e Ricky Gervais.

Enfim, não é nada demais, mas, como é bem feito e “bonitinho”, pelo menos vai divertir a criançada.

Fanboys

fanboys

Fanboys

Ontem me falaram um fato curioso: o dia 4 de maio é considerado o “Star Wars Day”, por causa do (infame) trocadilho em inglês “may the fourth be with you”. Aproveitei então que tinha aparecido o torrent do esperado Fanboys e corri pra ver.

Fanboys é uma comédia sobre um grupo de amigos que resolve viajar até o Rancho Skywalker, em San Francisco, para tentar assistir o Ep I de Star Wars antes da estréia, em 1999. Uma típica comédia “road movie” americana, com o roteiro baseado em cima de divertidas situações criadas ao longo da jornada.

E por que falei “esperado” lá no fim do primeiro parágrafo? Bem, pra quem não me conhece: sou fã de Guerra nas Estrelas. Fã assumido, tenho todos os filmes em várias versões em vhs e em dvd, e já fui em várias convenções aqui no Rio – inclusive toquei temas do filme na última convenção! 😀

Bem, acredito que o filme foi feito pra gente como heu. E posso dizer: é divertidíssimo! Gargalhei vááárias vezes durante o filme!

São inúmeras referências ao universo de Star Wars ao longo do filme, e ainda temos algumas referências nerds em geral. É uma piada referencial atrás da outra. Acho até difícil destacar uma…

E isso sem contar com participações especiais. Temos cameos de várias pessoas ligadas ao tema, como Billy Dee Williams, Carrie Fisher e Kevin Smith. E, pros menos atentos, sim, aquele segurança que briga com dois cassetetes é Ray Park, que fez o Darth Maul no Ep. I! E, claro, uma divertida cameo do William Shatner…

O elenco principal é de quatro nomes pouco conhecidos – Sam Huntington, Chris Marquette, Dan Fogler e Jay Baruchel – assim como o diretor, Kyle Newman. Mas a principal personagem feminina está hoje bem expoente através da série Heroes: Kristen Bell! Mas ela infelizmente pouco aparece com o biquini dourado…

Talvez por essa enorme quantidade de piadas referenciais heu não seja o cara certo pra julgar um filme como esse. Fiquei me questionando se alguém que não está familiarizado com o universo Star Wars conseguiria entender todas as piadas. Talvez o filme seja bobo pra quem não é fã…

Bem, não é o meu caso. E recomendo o filme para os fãs de Star Wars! E não recomendo para os fãs de Star Trek, já que algumas das piadas não são muito simpáticas ao universo trekker…

Acho difícil passar nos cinemas daqui. Mas vou ficar de olho, porque assim que sair o dvd, vou comprar pra guardar na minha coleção, ao lado dos dvds de Star Wars!