Hellboy (2019)

Crítica – Hellboy

Sinopse (imdb): Baseado nas graphic novels de Mike Mignola, Hellboy, preso entre os mundos do sobrenatural e do humano, luta contra uma antiga feiticeira empenhada em vingar-se.

Outra adaptação deste anti herói vindo dos quadrinhos. Os filmes anteriores foram dirigidos pelo hoje oscarizado Guillermo del Toro, e foram bem legais (principalmente o primeiro). E agora, será que a nova versão vai superar a já conhecida?

O problema aqui é que a história é uma bagunça. Nazismo, bruxas, monstros, gigantes, inferno, rei Arthur e mago Merlin, sei lá, achei uma bagunça tão grande que fica difícil de acompanhar.

O diretor é Neil Marshall, que tem alguns bons filmes no currículo (Dog Soldiers, Abismo do Medo), e que estava na tv há algum tempo (seu último filme pro cinema fora Centurião, de 2010). Marshall tem boa mão para as cenas de ação, algumas cenas de luta são muito boas, incluindo alguns planos sequência bem bolados (gostei da luta com os gigantes). Mas boas cenas de ação não conseguem salvar um roteiro sem pé nem cabeça.

Mesmo assim, algumas coisas se salvam, além da já citada luta com os gigantes. A bruxa Baba Yaga é um ótimo personagem, tomara que volte em alguma continuação / spin off. As criaturas que aparecem na sequência final são assustadoras, pena que têm pouco tempo de tela. Ah, e é bom avisar: é um filme baseado em HQ de super herói, mas tem muito mais sangue e gore do que os MCUs da vida.

No elenco, David Harbour (de Stranger Things) até manda bem como o personagem título. Já Milla Jovovich decepciona. Ainda no elenco, Sasha Lane, Daniel Dae Kim, Ian McShane e uma divertida ponta de Thomas Haden Church.

Gosto do Neil Marshall. Mas deu saudades do Del Toro…

John Wick 3: Parabellum

Crítica – John Wick 3: Parabellum

Sinopse (imdb): O super-assassino John Wick está fugindo depois de matar um membro da liga dos assassinos internacionais, e com um preço de US $ 14 milhões em sua cabeça – ele é o alvo de assassinos e assassinas em todos os lugares.

Depois do segundo John Wick, não tinha como não ficar empolgado para este terceiro. Afinal, agora era hora de ver o assassino profissional mais bafmotherf*cker do pedaço contra toda a organização que até então o apoiava.

Li em algum lugar, não me lembro onde, mas concordo: assim como uns anos atrás Jason Bourne mudou o paradigma do filme de ação, hoje quem faz o mesmo é John Wick. O modo como as cenas de ação são filmadas deixa a gente sem vontade de ver filmes comuns de “tiro porrada e bomba”.

Acredito que boa parte do mérito é do diretor Chad Stahelski, que só dirigiu três filmes (justamente os três John Wick), mas tem um extenso currículo como dublê. Claro, quando o cara especialista em ação vai dirigir um filme de ação, ele vai prestar atenção em quais detalhes?

E a gente vê cada detalhe nas sequências. Lutas com mãos limpas, com armas de fogo, com armas brancas, com armas improvisadas (nas mãos de John Wick, até um livro vira arma!), com animais, o repertório é vasto. A sequência com a Halle Berry e os cachorros é espetacular!

Outra coisa legal é que conhecemos um pouco mais desta fascinante sociedade dos assassinos da saga – que lugar bizarro é aquele da Anjelica Huston! Alie a isso uma ótima fotografia e temos um filme que vai agradar a todos os apreciadores do gênero. Isso sem falar do gore – às vezes parece que tem mais gore aqui do que na maior parte dos filmes de terror.

No elenco, Keanu Reeves se firma como um dos grandes nomes do cinema de ação contemporâneo. Além das já citadas Anjelica Huston e Halle Berry, o filme traz a volta de Ian McShane, Laurence Fishburne e Lance Reddick. O veterano Mark Dacascos faz um personagem interessante, que serve pra quebrar um pouco a sisudez do filme. Ainda no elenco, Asia Kate Dillon e Jerome Flynn (o Bronn de Game of Thrones). Ah, os leitores assíduos do heuvi vão reconhecer Yayan Ruhian, o segundo principal nome dos filmes indonésios de ação do Gareth Evans (Merantau e os dois The Raid).

Obrigatório pra quem curte um bom filme de ação!

Vingadores: Ultimato (COM SPOILERS!)

Crítica – Vingadores: Ultimato (COM SPOILERS!)

Vingadores: Ultimato (COM SPOILERS!)

Falei aqui o texto sem spoilers. Mas tenho alguns comentários a mais. Bora pra um texto com spoilers?

SPOILERS!
SPOILERS!
SPOILERS!

Vamos a alguns pontos:

– Genial a ideia de matar o Thanos logo no início do filme!

– Achei que 5 anos é muito tempo para o luto do planeta. Ok, entendo que todo mundo perdeu gente importante, e que um tempo de luto é necessário. Mas em 5 anos acho que boa parte das pessoas já teria seguido em frente. E isso causaria problemas para muitas famílias no fim do filme. Imagina uma pessoa que perdeu seu parceiro(a), e, depois de, sei lá, dois ou três anos, seguiu em frente e encontrou um novo par. Aí passa mais um tempo e o seu antigo cônjuge volta… Sei lá, acho que se fosse um ano, seria melhor para o roteiro do filme.

– Um ponto que tem gerado muitas discussões é a viagem no tempo. No cinema, estamos acostumados a dois formatos de viagem no tempo: De Volta para o Futuro, onde algo alterado no passado altera também o presente; ou Exterminador do Futuro, onde a linha temporal é imutável. Aqui a proposta é outra, viagem no tempo usando universos paralelos. Acho que esse foi o tema da maior parte das conversas nerds dos últimos dias…

– Rever alguns trechos icônicos de filmes sob outro ângulo foi um belo presente para os fãs!

– O Thor Lebowski é um excelente personagem!

– Claro que fiquei triste com a morte da Viúva Negra. Mas entendo a opção por ela no roteiro. E achei a morte do Homem de Ferro emocionante.

– Pra mim, o Capitão América voltou no tempo, entregou todas as jóias e o Mjolnir, e depois foi viver uma vida anônima com a Peggy Carter, pra envelhecer ao lado dela. Assim: ele nasceu lááá atrás, virou um super soldado, ficou 70 anos congelado, voltou, viveu uns 10 anos como super herói, e depois voltou pra viver uma vida normal – enquanto tinha outro dele congelado. De qualquer maneira, que fim bonito que ele teve!

– Não sei de onde veio o escudo que o Capitão entregou pro Falcão no fim do filme. O escudo dele quebrou na briga com o Thanos. Achei um furo de roteiro, mas nada grave.

Agora vamos aguardar o que vem por aí. In Marvel we trust!

Vingadores: Ultimato (sem spoilers)

Crítica – Vingadores: Ultimato

Sinopse (imdb): Depois dos eventos devastadores de Vingadores: Guerra Infinita (2018), o universo está em ruínas. Com a ajuda de aliados remanescentes, os Vingadores se reúnem novamente para desfazer as ações de Thanos e restaurar a ordem no universo.

E finalmente chega aos cinemas o fim de uma das mais impressionantes sagas cinematográficas da história!

Falei no texto sobre Vingadores Guerra Infinita, repito aqui. o plano da Marvel será estudado no futuro em escolas de marketing como um case de sucesso. E Vingadores: Ultimato (Avengers: Endgame, no original) encerra este ciclo com chave de ouro.

Goste ou não do nicho “filme de super heróis”, é preciso tirar o chapéu. Não me lembro de outro caso onde um filme fecha de maneira tão brilhante uma saga tão longa e tão rica (foram vinte e dois filmes ao longo de onze anos). Vingadores: Ultimato demora um pouco pra engrenar, mas é porque se preocupa com cada um dos personagens principais. Outro detalhe bacana para quem acompanhou: ao longo da projeção, vários dos outros filmes são citados.

Mais uma vez dirigido pelos irmãos Anthony e Joe Russo (Capitão América Soldado Invernal, Guerra Civil e Vingadores Guerra Infinita), Vingadores: Ultimato é recheado de momentos memoráveis e emocionantes, e vai arrancar lágrimas dos espectadores mais envolvidos com o MCU. A esperada batalha final é sensacional!

Nem sei se preciso mencionar aqui, mas os efeitos especiais são absurdos. Efeitos de ponta não são exatamente uma novidade num filme deste porte. Alcançamos a perfeição?

O elenco é um absurdo. Não tem nenhuma novidade, todo mundo já esteve em outro(s) filme(s). Mas, convenhamos, não é todo dia que temos um filme com tanta gente relevante. Claro que temos Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Bradley Cooper, Don Cheadle, Paul Rudd, Brie Larson, Karen Gillan, Tessa Thompson, Gwyneth Paltrow e Josh Brolin. E claro que temos a volta de Tom Holland, Zoe Saldana, Evangeline Lilly, Chris Pratt, Samuel L. Jackson, Chadwick Boseman, Elizabeth Olsen, Anthony Mackie, Sebastian Stan, Danai Gurira, Dave Bautista, Benedict Wong, Pom Klementieff, Letitia Wright, Cobie Smulders e Vin Diesel. Agora, é muito legal ter coadjuvantes de luxo do porte de Tom Hiddleston, Rene Russo, Angela Bassett, Michael Douglas, William Hurt, Robert Redford, John Slattery, Tilda Swinton, Jon Favreau e Hayley Atwell. Digo mais: não é um filme qualquer que convoca Natalie Portman, Marisa Tomei e Michelle Pfeiffer para uma simples figuração!

Claro, tem participação do Stan Lee. A novidade é não ter cena pós créditos.

Vai ter gente falando que este não é o melhor dos vinte e dois filmes do MCU. Talvez não seja mesmo. Mas não imagino um encerramento mais bem construído que este. Vingadores: Ultimato é o final perfeito para uma saga impressionante.

Por fim, queria falar do trailer. Diferente da maioria dos trailers, que traz pontos chave dos filmes (tipo mostrar o Homem Aranha no trailer de Guerra Civil), o trailer oficial de Vingadores: Ultimato traz cenas de outros filmes, e não entrega absolutamente nada do que veremos. Mais uma vez, parabéns à Marvel!

Cópias

Crítica – Cópias

Sinopse (imdb): Um cientista se torna obcecado em trazer de volta seus familiares que morreram em um acidente de carro.

Keanu Reeves passa por um bom momento na carreira, com a franquia John Wick sendo uma referência para o bom cinema de ação contemporâneo. E ele tem histórico na ficção, afinal ele é o principal nome de Matrix. Então, por que não um novo filme de ação / ficção científica estrelado por ele?

Bem, o ideal seria se tivéssemos um filme bom. O que infelizmente não é o caso aqui.

O pior problema de Cópias (Replicas, no original) é que o roteiro é muito mal estruturado. Um exemplo simples, que acontece logo de cara. O personagem trabalha com transferência de memória humana para robôs. Robôs! De onde saíram os clones humanos??? Pior: segundo o filme, um clone demora exatamente 17 dias para ficar pronto. Se ficar mais tempo, sairá mais velho. Como é que adultos e crianças demoram os mesmos 17 dias???

Pra piorar, o vilão do filme é caricato demais. Gente, 2019, um cara que é o mega chefão de uma empresa científica bilionária não se comporta daquele jeito. Quer fazer um filme sério? Cuida melhor desse antagonista.

(Os efeitos especiais parecem já vencidos, mas isso nem é um problema tão grande. O roteiro nível syfy me incomodou mais que os efeitos nível syfy.)

No elenco, Keanu Reeves faz o de sempre. O destaque negativo é John Ortiz, o vilão. Também no elenco, Alice Eve, Thomas Middleditch, Emjay Anthony, Emily Alyn Lind e Aria Lyric Leabu.

Desnecessário.

A Maldição da Chorona

Crítica – A Maldição da Chorona

Sinopse (imdb): Ignorando o misterioso aviso de uma mãe conturbada, suspeita de ameaçar crianças, uma assistente social e seus filhos pequenos logo são levados a um assustador reino sobrenatural.

E vamos a mais um filme do “Waniverse”… É o sexto filme no universo do casal Warren (depois de Invocação do Mal 1 e 2, dos dois Annabelle e A Freira).

Dirigido pelo estreante Michael Chaves, A Maldição da Chorona (The Curse of La Llorona, no original) não chega a ser exatamente ruim. Mas é tão sem graça que dá desânimo. E olha que Chaves já está escalado para dirigir Invocação do Mal 3…

A lenda da Chorona é meio boba (pelo menos do modo como é apresentada no filme), e a entidade em si tem inconsistências estruturais. O filme até tem uma boa ambientação e alguns jump scares aqui e acolá, mas, convenhamos, a gente já viu isso tudo antes, e melhor filmado.

A protagonista é Linda Cardelini, que funciona para o que o papel pede (ela foi a Velma na versão cinematográfica de Scooby Doo, rola uma breve homenagem aqui). Por outro lado, Raymond Cruz faz talvez o pior alívio cômico da história do cinema – o seu curandeiro é péssimo, e ainda piora quando resolve fazer piadinhas. Também no elenco, Patricia Velasquez, Roman Christou, Jaynee-Lynne Kinchen, e Tony Amendola, repetindo o papel que fez em Annabelle.

Acredito que a garotada que vai ao cinema de shopping atrás de um terror pra se divertir vai curtir. Mas, infelizmente, A Maldição da Chorona é mais um que ficou devendo. James Wan, volte à cadeira de diretor!

Dumbo (2019)

Crítica – Dumbo (2019)

Sinopse (imdb): Um elefante jovem, cujas orelhas exageradas lhe permitem voar, ajuda a salvar um circo em dificuldades, mas quando o circo planeja um novo empreendimento, Dumbo e seus amigos descobrem segredos obscuros sob sua brilhante fachada.

E continuamos com as versões live action dos clássicos da Disney. Depois de Cinderela, Mogli e A Bela e a Fera, é a hora de Dumbo.

Dumbo (idem no original) foi dirigido por Tim Burton (que já tinha um Disney live action no currículo, Alice). Mas o resultado ficou mais próximo da mais Disney do que do Tim Burton, vemos pouco do tradicional estilo dark do diretor.

Comecemos pelos pontos fracos. O conceito inicial de Dumbo não funciona mais nos dias de hoje. Dumbo é “feio”, e era pra ser ridicularizado por isso. Mas, na boa, hoje em dia quem acharia feio um filhote de elefante? “Ah, mas ele tem orelhas grandes!” Ora, é um FILHOTE DE ELEFANTE!!! Duvido que exista algum cinema no Brasil onde a plateia não faça um “ohhh…” quando aparecer o Dumbo a primeira vez.

Mas aceito esse lance do Dumbo ser “feio” porque isso está na premissa básica do desenho original. Agora, o filme segue com inconsistências. Cito um exemplo: na primeira noite no grande circo, Dumbo voa por cima da plateia, e depois foge. Por que a plateia reclamou? Pagaram pra ver um elefante voando, o elefante voou. Se o dono do circo queria mais, isso é um problema interno, a plateia nunca ficaria sabendo.

Dumbo segue acumulando essas inconsistências, principalmente na parte final – detestei o ataque caricato do vilão na torre. Some a isso o fato que o Dumbo é um coadjuvante no seu próprio filme, o foco principal é a família.

Por outro lado, o cgi do elefante é impressionante. Chegamos a um estágio onde a animação é tão perfeita que se colocarem um animal real ao lado do cgi a gente não vai saber qual é qual. Além disso, Dumbo é um filme para crianças, e estas não vão reparar nas inconsistências citadas acima.

O elenco está ok. Colin Farrell, Eva Green, Michael Keaton, Danny DeVito e Alan Arker, nenhum destaque positivo, nenhum destaque negativo.

Agora aguardemos Aladdin e Rei Leão

2036 Origin Unknown

Crítica – 2036 Origin Unknown

Sinopse (imdb): Depois de uma missão fracassada em Marte, a I.A. ARTI é agora usada para a missão 2036 com alguns supervisores humanos. Um monolito de origem desconhecida é encontrado lá. Isso terá um grande efeito na Terra.

Quando vi que tinha uma ficção científica com a Katee Sackhoff (a Starbuck de BSG), corri pra ver. Mas foi uma decepção.

Escrito e dirigido pelo desconhecido Hasraf Dulull, 2036 Origin Unknown (não sei se tem nome no Brasil) é um filme chato e pretensioso. Quase nada acontece, ficamos quase o filme inteiro acompanhando a Katee Sackhoff interagindo com uma voz. E o fim resolve brincar de 2001 e é incompreensível.

Como Hasraf Dullul não é Stanley Kubrick, o resultado final é decepcionante. Pena, queria ver mais filmes com a Katee Sackhof.

Nós

Crítica – Nós

Sinopse (imdb): A serenidade de uma família se transforma em caos quando um grupo de doppelgangers começa a aterrorizá-los.

Corra! foi uma boa surpresa – tanto que foi indicado aos Oscars de melhor filme, melhor diretor e melhor ator, e ganhou o Oscar de roteiro original. Claro que o roteirista e diretor Jordan Peele faria uma nova obra no mesmo estilo.

Mais uma vez escrito e dirigido por Peele, Nós (Us, no original) mantém a mesma pegada Twilight Zone que vimos em Corra! (não é coincidência que Peele está por trás do novo reboot de Twilight Zone). A trama não tem exatamente uma explicação do que acontece, nem como acontece, isso fica a cargo do espectador. Vai ter gente reclamando, mas heu gosto disso.

Nós tem uma ótima ambientação, Peele consegue criar um eficiente clima tenso, além de saber brincar bem com os clichês do cinema de terror. O roteiro tem algumas escorregadas, mas nada grave. Peele veio da comédia, e, assim como em seu filme anterior, Nós tem suas piadas. Mas aqui achei mais bem dosadas que em Corra!

No elenco, Lupita Nyong’o dá um show – não quero falar mais por causa de spoilers, mas podemos dizer que ter uma grande atriz faz diferença. Também no elenco, Winston Duke, Elisabeth Moss, Tim Heidecker, Shahadi Wright Joseph e Evan Alex

Nós é talvez um degrau abaixo de Corra!. Mas quem gostou do outro vai curtir este novo.

p.s.: Famílias que quiserem ideias simples para festas a fantasia podem providenciar macacões vermelhos, luvas de couro e tesouras. Fantasia pronta!

O Homem Que Matou Dom Quixote

Crítica – O Homem Que Matou Dom Quixote

Sinopse (imdb): Toby, um diretor de cinema desiludido, é arrastado para um mundo de fantasia saltitante quando um sapateiro espanhol acredita que ele é Sancho Pança. Ele gradualmente se torna incapaz de distinguir os sonhos da realidade.

Finalmente, depois de vinte e nove anos e sete tentativas frustradas, ficou pronto o “filme mais amaldiçoado da história”!

Terry Gilliam começou a trabalhar na história de Dom Quixote em 1989. As filmagens começaram em 1998, com Johnny Depp e Jean Rochefort no elenco, mas deu tudo errado e a produção foi cancelada (existe um documentário, Perdido em La Mancha, lançado em 2002, contando essa história). Gilliam tentou mais algumas vezes, sempre sem êxito – em 2008, com Michael Palin; em 2010, com Ewan McGregor e Robert Duvall; em 2015, com Jack O’Connel e John Hurt.

(O filme é dedicado a Jean Rochefort e John Hurt, que quase foram Dom Quixote em diferentes tentativas, mas faleceram antes do lançamento.)

Uma das definições de “quixotesco” no dicionário é “que é generosamente impulsivo, sonhador, romântico, nobre, mas um pouco desligado da realidade“. Analisando a obra de Terry Gilliam (Time Bandits, As Aventuras do Barão Munchausen, O Pescador de Ilusões, O Imaginário do Dr Parnassus, etc), a gente vê que ele se encaixa na definição. Deve ser por isso que ele insistiu tanto.

Pena que toda essa confusão afetou o resultado final. O Homem Que Matou Dom Quixote (The Man Who Killed Don Quixote, no original) é irregular. Não é um filme ruim, mas está abaixo dos seus melhores filmes.

Como poucos diretores no cinema contemporâneo, Gilliam sabe mexer com atmosferas oníricas e alternar sonho e realidade. Isso aqui funciona muito bem, os delírios do personagem principal são um dos acertos do filme. A fotografia é outro destaque. Mas o ritmo se perde, e o filme fica cansativo – ainda mais porque são mais de duas horas de filme.

O elenco está bem. Adam Driver tem talvez a melhor atuação da sua carreira. Jonathan Pryce, de Brazil o Filme, é um ótimo Dom Quixote. Também no elenco, Stellan Skarsgård, Olga Kurylenko, Joana Ribeiro e Jordi Mollà.

No fim, O Homem Que Matou Dom Quixote pode não ser um dos melhores filmes de Terry Gilliam. Mas merece ser visto, principalmente pela história da sua produção.