Cisne Negro
Nina Sayers (Natalie Portman), uma obcecada bailarina, ganha o papel principal na montagem de Lago dos Cisnes, de Tchaikovisky. Nina é perfeita para o papel da delicada Cisne Branca, mas tem problemas para compor a personagem de sua irmã gêmea, a malvada Cisne Negra.
Vou falar sobre um pé atrás que tenho (ou tinha) com o diretor Darren Aronofsky. Vi seus dois primeiros filmes na mesma época, Pi e Réquiem Para um Sonho. Não são ruins, mas são “cabeça” demais, e confesso que não gostei, achei ambos bem chatos. Fiquei tão traumatizado que ainda não vi Fonte da Vida e O Lutador…
Mas Aronofsky acertou a mão desta vez, Cisne Negro é muito bom. Aronofsky foi muito eficiente ao mostrar toda a paranoia que envolve Nina, usando a trilha sonora aliada a rápidos movimentos de câmera. E o clima do filme começa a mudar mais pra perto do fim, o filme vira quase um terror! Aliás, gostei de como o filme resolveu a dubiedade de Nina, entre a graça e suavidade da rainha Cisne Branca e a sensualidade agressiva da Cisne Negra.
Natalie Portman está sensacional. Se heu for apostar em apenas um Oscar para 2011, é o de melhor atriz para ela. Portman encarna com perfeição toda a obsessão e loucura que a personagem pede.
Digo mais: todo o elenco está inspirado, o filme não é só de Portman. Mila Kunis está excelente como a bailarina antagonista, sensual e imperfeita, ideal para o cisne negro. Idem sobre Vincent Cassel, Barbara Hershey e Winona Ryder.
(Me senti velho. Lembro de Winona Ryder com quatorze ou quinze anos em Inocência do Primeiro Amor. E agora ela faz uma bailarina veterana, se aposentando…)
Preciso falar da famosa e polêmica cena de sexo lésbico. A cena é sensacional, e já circulou por toda a internet. Sem mostrar nada de nudez, a cena consegue ser mais erótica que muito filme pornô! Mas é só uma cena, o filme não toma esse caminho GLS!
Sobre os eficientes e quase invisíveis efeitos especiais, tenho dúvidas sobre o quanto as meninas dançam de verdade. Vemos de perto, muito perto, a montagem do balé. Portman e Kunis têm formação de balé clássico?
Enfim, grande filme, deve ganhar várias indicações ao Oscar 2011. A estreia nacional só vai rolar em fevereiro, mas Cisne Negro já está disponível nos sites de torrent.
Esse é um dos filmes que estão na minha lista pra assistir, mas depois de ler seu texto, acho que ele vai furar fila! 😀
Sobre os outros trabalhos de Aronofsky, concordo com o que você disse sobre “Pi”. “Réquiem para um sonho” e “Fonte da Vida” ainda não vi, logo não posso opinar. Mas quando tiver um tempo, veja “O Lutador”, vale a pena!
Abraços!
vou na sua casa hoje com o pendrive tá?
eheheheheh
bjs,
Rê
Olha,gosto de todos os filmes do Aronofsky, mas se vc não gostou dos dois primeiros pq são “cabeça”, não aconselho assistir a “Fonte da vida”, mas “O lutador” é um espetáculo humano da melhor qualidade.
Como assim não gostou de Requiem para um sonho? Esse e Dançando no escuro e o Inquilo estão entre os filmes mais perturbadores de todos os tempos..rs
Falta ao filme mais cenas ardentes
Como assim não gostou de Requiem para um sonho? Esse e Dançando no escuro e o Inquilo estão entre os filmes mais perturbadores de todos os tempos..rs
Gostei muito do Cisne Negro tb…
Pingback: O Discurso do Rei « Blog do Heu
Pingback: Mãe! | HEUVI.COM.BR