Ferida / Wound

Crítica – Ferida / Wound

E vamos começar a falar dos filmes da edição 2011 do Rio Fan!

Wound é um filme estranho, muito estranho. Susan foi mãe adolescente, e sua filha Tanya morreu no parto. Agora, anos depois, Susan vê sua filha em todos os lugares.

O diretor David Blyth é um nome conhecido na Nova Zelândia por seu estilo sempre polêmico. Este Wound ficou famoso quando, ao ser exibido num festival, ganhou como fã o também polêmico Ken Russell. Bem, se você conhece os filmes de Russell, já sabe o que esperar de Wound.

O filme é um desfile de perversões sexuais. Tem incesto, sado-masoquismo, castração, estupro… Mas, sabe qual o problema? É que não existe uma história. É apenas uma sucessão de bizarrices. A gente fica tentando conectar as cenas grotescas, mas não existe uma trama coerente com uma explicação lógica.

Algumas cenas são engraçadas, rola algum gore… Mas o filme é fraco, bem fraco. Os filmes trash neo-zelandeses são melhores quando não se levam a sério, como Black Sheep ou os primeiros do Peter Jackson, Bad Taste – Náusea Total, Meet The Feebles e Fome Animal.

Pelo menos é curto, 73 minutos. Mas nem vale a pena…

The Topp Twins: Garotas Intocáveis

The Topp Twins: Garotas Intocáveis

Ver no cinema um documentário sobre uma dupla de cantoras country e comediantes neo-zelandesas, gêmeas e lésbicas, é algo que só rola em festivais!

The Topp Twins: Garotas Intocáveis mostra a carreira das irmãs Jools e Lynda Topp. Aparentemente, Peter Jackson é o único neo-zelandês mais famoso que elas…

O documentário mostra um show recente, uma espécie de retrospectiva da carreira das gêmeas Topp, onde estão vários convidados que participaram de sua vida artística. Entremeando o show, vemos entrevistas atuais e um bom trabalho de pesquisa de arquivo – são vários vídeos e fotos das gêmeas desde os anos 80. Nem desconfiava que elas estavam “na estrada” há tanto tempo!

Também temos participações de vários personagens criados pela dupla – o lado comediante. Lembra um pouco o humor inglês, gostei de algumas tiradas.

Sobre o fato de serem lésbicas: não costumo dar bola para as preferências sexuais dos artistas. Sou fã do Freddy Mercury porque era um grande cantor e compositor, não me interessa o que ele fazia em sua vida pessoal. Mas, neste caso, faz diferença, já que as irmãs eram ativistas políticas e montaram a carreira entro deste nicho específico.

Mas… Sabe o problema que falei no post de Nossa Vida Exposta? A história das gêmeas é interessante, mas não dá pra uma hora e meia. Chegou a ficar cansativo.

Enfim, poderia ser mas curto, mas mesmo assim é uma boa opção na mostra Midnight Movies.

Bad Taste – Náusea Total

badtaste

Bad Taste – Náusea Total

Quando a gente ouve o nome Peter Jackson, a primeira coisa que lembra é a trilogia Senhor dos Anéis, certo? Super produção, recordista de Oscars (ao lado de Titanic e Ben Hur), incluindo um de melhor diretor, recordes de bilheteria…

Quem diria que esse cara começou fazendo filmes trash na distante Nova Zelândia…

Lançado em 1987, Fome Animal durou 4 anos para ser filmado, somente nos fins de semana e usando equipamentos emprestados. O elenco e equipe eram amigos de Peter Jackson.

O resultado? Um dos melhores filmes trash da história!

Um grupo de amigos descobre que a cidade está abandonada. É que um grupo de alienígenas está levando os habitantes para abastecer uma rede de fast food intergalática!

Mas a história aqui é pouco importante. O que importa é a quantidade de sangue jorrando, pedaços de cérebro espalhados, cabeças arrebentadas, vômito verde e tudo o que pode agradar qualquer fã de gore! O filme é realmente um dos mais nojentos da história do cinema…

E o filme é divertidíssimo. Ao mesmo tempo que as cenas são nojentas, também são muito engraçadas. Gargalhadas correm soltas pros de estômago forte.

Curiosidade interessante: o próprio Peter Jackson interpreta dois dos personagens principais, um humano e um alienígena.

Pra quem gostar desse, recomendo Brain Dead – Fome Animal, outro trash neo-zelandês dirigido por Jackson.

Black Sheep

black-sheep-poster

Black Sheep

Um filme trash neo zelandês sobre ovelhas assassinas. E precisa dizer algo mais? Esse é um daqueles casos onde “o filme já ‘nasceu’ bom”!

O argumento deste filme deixaria feliz o mestre Roger Corman: uma fazenda tem um laboratório para criar um novo tipo de 0velha, geneticamente modificada. Mas algo acontece de errado, e as ovelhas viram carnívoras e assassinas…

O diretor Jonathan King  nos traz tudo o que é necessário em um filme desse tipo: personagens caricatos, idéias absurdas e muito, muito gore!

Não sei se tem algum dedo do Peter Jackson aí (afinal, o cara é neo-zelandês e gosta de filmes trash), mas sei que os efeitos estão a cargo da WETA, companhia do próprio…

Infelizmente, acho que não tem por aqui. Mas vale o download!