O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray

Baseado no livro homônimo de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray mostra o jovem Dorian Gray, que acabou de se mudar para a efervescente Londres vitoriana. Obcecado por sua beleza e juventude, Dorian aceita que lhe pintem um restrato. Ao vê-lo pronto, afirma que daria sua própria alma para ter eternamente aquela aparência.

Neste filme dirigido por Oliver Parker, a reconstituição de época é muito bem feita, o elenco está ok, os poucos efeitos são eficientes, mas… Mas o filme não empolga…

Acho que o roteiro pecou em não se dicidir sobre o estilo do filme. Às vezes, parece um romance de época, às vezes, um terror clássico. E falha nos dois sentidos.

Pena, porque o elenco é legal. Ben Barnes, mais conhecido por filmes infanto-juvenis como As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian e Stardust – O Mistério da Estrela, funciona bem como o protagonista que se recusa a envelhecer e escolhe uma vida dedicada ao hedonismo. Colin Firth está ótimo como o bon vivant Henry Wotton, espécie de mentor de Dorian. Ben Chaplin, Rebecca Hall e Rachel Hurd-Wood também estão ok.

Mas o resultado final fica devendo. Pena.

Machete

Machete

Há muito espero para ver este Machete. Quase desisti de ver no cinema (já existe um R5 para baixar na internet), mas aguardei e consegui ver no Festival do Rio, na sala grande – e valeu a pena!

Machete (Danny Trejo) é um eficiente e durão policial federal mexicano, que acaba afastado do seu país pelo traficante que manda na polícia. Imigrante ilegal nos EUA, ele é contratado para matar um político, mas descobre que é uma armadilha, e passa a ser caçado pela polícia americana.

Nem todos sabem a origem deste filme. Ao idealizarem o projeto Grindhouse, Quentin Tarantino e Robert Rodriguez pensaram em falsos trailers para acompanharem os seus dois filmes (À Prova de Morte e Planeta Terror). Eram trailers fakes, os filmes não existiam. Um destes trailers era Machete…

Só que o trailer fez sucesso, e então resolveram fazer o longa. E o filme ficou ótimo, desde já, um dos melhores filmes de 2010!

Machete é sensacional. O diretor Robert Rodriguez, mais uma vez, estava inspirado, e criou uma obra com uma cena antológica seguida de outra. São vários momentos memoráveis! Acho que o meu preferido é a “cena do intestino”. Genial, genial, genial!

Falando de Rodriguez, vou ser repetitivo e copiar o que escrevi sobre ele no post de Planeta Terror: “Robert Rodriguez é um gênio sem par em Hollywood. Ele dirige, escreve o roteiro, produz, edita, faz a fotografia e a trilha sonora e ainda trabalha nos efeitos especiais. E não é só isso: o cara tem duas carreiras paralelas. Além dos filmes para adultos (como Sin City e Era uma vez no Mexico), ele ainda faz filmes infantis, como Shark Boy & Lava Girl e a série Pequenos Espiões. Como ele consegue tempo pra isso tudo? Não sei, mas sei que Hollywood ia ser menos divertida se não existissem caras como ele…”

E Rodriguez continua em forma. Há pouco passou nos cinemas o infanto-juvenil A Pedra Mágica, e agora temos Machete

Vamos falar do elenco? Danny Trejo, eterno coadjuvante de filmes de ação, sempre presente em filmes de Rodriguez, ganhou (acho que pela primeira vez na carreira) um papel principal. Claro que ele é um ator limitado. Mas ele é o Machete perfeito: brutamontes, de poucas palavras, bom de briga e ótimo com uma faca na mão!

Quem estava no trailer original voltou, claro: Jeff Fahey e Cheech Marin, este último presente em vários filmes de Rodriguez, e que aqui lembra seus tempos de Cheech e Chong com seus charutos de maconha.

No time das meninas, temos Jessica Alba, Lindsay Lohan e Michelle Rodriguez. Jessica está o de sempre, bonitinha, mas nada demais – e sua cena de quase nudez é falsa, ela estava vestida e a roupa foi apagada por cgi. Lindsay tem algumas falas espirituosas, que lembram seu conturbado momento atual de vida (problemas ligados a drogas) – e sua nudez também deve ser fake. Michelle faz bem o papel da latina mal-humorada (que ela faz sempre), mas a partir de um momento do filme, seu papel ganha um bom “upgrade” na esquisitice. E vou prestar atenção em Alicia Rachel Marek, a ruiva que faz a mãe da Lilo…

O filme traz ainda alguns “nomes que não estariam numa produção assim”. Robert De Niro está ótimo como o político preconceituoso; Steven Seagal, gordo, também manda bem como o traficante mexicano; só não gostei muito de Don Johnson (sim, ele mesmo, da série Miami Vice), que está quase o filme inteiro debaixo de chapéu e óculos, quase não vemos o seu rosto – aquele papel poderia ter sido feito por qualquer um.

(Acho que o Tarantino aparece não creditado, numa breve ponta. Na cena final, logo antes do confronto, tem um cowboy alto e desengonçado que é a cara dele!)

Machete não tem as falhas propositais que acompanham os dois Grindhouse. Mas manteve o delicioso clima de filme B. É um filme bem feito, mas com cara de vagabundo. E, seguindo essa onda meio trash, os efeitos especiais são excelentes. Tudo exagerado. Exageradamente divertido.

E, pra completar, a trilha sonora é muito boa. O tema principal sozinho já vale a compra do cd!

Enfim, diversão garantida! Recomendo fortemente!

Ah, sim, quem quiser ver o trailer original, está aqui (o trailer “oficial” é este). Acho que Machete está fazendo bonito nas bilheterias, então, é capaz de vermos em breve outro filme baseado nos trailers fakes…

Rubber

Rubber

Uma das sinopses do Festival chamou a minha atenção, um filme sobre “um pneu telepático em missão demoníaca”. Caramba, este é daqueles filmes que a gente PRECISA ver! 😛

A história é essa aí. Num deserto, um grupo de pessoas ganha binóculos para ver um “filme” – de longe, eles acompanham a saga do pneu que, sem nenhuma razão aparente, ganha vida e sai por aí como um serial killer.

Este “sem razão” é uma das ideias geniais que o filme escrito e dirigido por Quentin Dupieux traz. No início, rola uma introdução onde um personagem nos explica que em todos os filmes acontecem uma série de coisas “sem razão”. Por que o ET é marrom? “No reason”, ele explica. Por que não aparece ninguém indo ao banheiro em O Massacre da Serra Elétrica? “No reason”. Por que JFK é assassinado em JFK? “No reason”…

Ao longo do filme acontecem várias coisas “no reason”…

A história não faz o menor sentido! Mas não é um filme cabeça sem sentido, o tom é puxado pro nonsense – algumas cenas lembram os clássicos Zucker-Abrahams-Zucker (Apertem os Cintos O Piloto Sumiu, Top Secret). Alguns momentos são geniais, mas outros são bobos. Pena, há tempos que não aparece um bom nonsense por aí…

Outra coisa que rola no filme inteiro é a metalinguagem. Existe uma audiência assistindo o que está acontecendo, o roteiro explora bem esta situação.

Ah, os efeitos especiais… Ok, fazer um pneu andar não pede lá muitos cgis complicados. Mas poderia ser bem mais tosco, lembro que em Ataque dos Tomates Assassinos a gente vê defeitos técnicos algumas vezes. Mas aqui não, os efeitos do pneu são simples e eficientes. E ainda tem o gore, porque o nosso querido personagem de borracha gosta de explodir cabeças de quem passar pela frente. A quantidade de sangue na tela é boa!

Claro, alguns vão achar o filme ruim porque não é sério. HELLO! O filme fala de um PNEU SERIAL KILLER!!! Claro que não é sério!

Dispa-se dos preconceitos e divirta-se, porque Rubber é engraçado!

The Killer Inside Me

The Killer Inside Me

Lou Ford (Casey Affleck) é o xerife de uma pequena cidade do Texas, e tem um enorme carisma e goza da simpatia de todos à sua volta. Porém, por trás dessa aparência tranquila e segura, reside uma personalidade perigosamente instável e violenta.

Além de ser um filme demasiado lento, The Killer Inside Me tem outro problema: o seu protagonista. Não li o livro homônimo de Jim Thompson onde o filme se baseou, não sei como era o Lou Ford original. Mas o de Casey Affleck não empolga.

E Affleck não é o único sub aproveitado no elenco. Kate Hudson está apagada, nem parece a mesma de filmes como Quase Famosos e A Chave Mestra. Jessica Alba está ok, mas, convenhamos, ela fez alguns filmes legais (Sin City, Machete), mas nunca foi mais do que um rosto bonito…

(O elenco traz outros bons nomes, como Elias Koteas, Bill Pullman Simon Baker e Ned Beatty. Mas todos também com atuações burocráticas.)

A violência presente no filme causou uma certa polêmica, mas acho que foi por mostrar com crueza cenas de mulheres apanhando. Afinal, o cinema hoje em dia mostra coisa bem pior.

O diretor é Michel Winterbottom, que já fez filmes convencionais como A Festa Nunca Termina, mas também polêmicos como o quase pornô 9 Songs. Este The Killer Inside Me, apesar da violência, está entre os convencionais.

Enfim, não é ruim, mas tem coisa melhor por aí.

Bom Apetite

Bom Apetite

Ver filmes no Festival pode ser uma grande loteria. Às vezes o filme é tão novo que temos pouca informação sobre o mesmo.

Quando saiu a lista de filmes, fui ao imdb procurar informações sobre vários títulos desconhecidos. Achei um filme espanhol escrito por Paco Cabezas, roteirista de Spanish Movie e Sexykiller – Morirás por Ella – duas comédias meio nonsense com toques de humor negro. Resolvi então ver este filme, Bom Apetite, achando que era uma comédia no mesmo estilo.

E quebrei a cara… Bom Apetite é um drama, caretão, convencional ao extremo… Pelo menos o filme não é ruim…

O cozinheiro espanhol Daniel vai trabalhar num chique restaurante em Zurique, na Suíça. Lá, ele fica amigo de Hugo, chef italiano, e Hannah, sommelier alemã, enquanto vira o protegido de Thomas, o dono do restaurante.

O filme do diretor David Pinillos usa belíssimas paisagens europeias para mostrar esta história de amor internacional. Ok, nada demais, mas uma história humana e bem escrita, com tudo no lugar certo.

Não conhecia nenhum dos atores. Unax Ugalde (Daniel), Nora Tschirner (Hannah) e Giulio Berruti (Hugo) fazem um bom trabalho.

Agora tenho um comentário que não tem nada a ver com cinema. O restaurante onde se passa boa parte do filme tem cara de ser caro. Mas os pratos apresentados são tão pequenos! Será que gente rica não gosta de comer?

Se Bom Apetite não traz nada de novidade, pelo menos é um romance emocionante e bem feito. Se passar nos cinemas, é uma boa opção para ver com a patroa.

Monstros

Monstros

O nome do filme não chama a atenção. O que chama a atenção é a frase “Depois de seis anos, eles não são mais alienígenas. Eles são locais.” Legal! Será este um novo Distrito 9?

A trama é boa: seis anos atrás a NASA descobriu uma possibilidade de vida alienígena, e mandou uma sonda pra pegar amostras. Mas, na volta, ao reentrar na atmosfera terrestre, a sonda caiu perto da fronteira entre os EUA e o México. Uma grande área foi então posta sob quarentena, classificada como “zona infectada”. Neste cenário, um jornalista americano tenta acompanhar a filha do seu chefe para fora do México, de volta aos EUA.

A produção do filme foi muito modesta – o orçamento era de apenas 15 mil dólares! Boa parte das cenas foi feita apenas com a presença do casal de atores principais (Whitney Able e Scoot McNairy), o diretor Gareth Edwards e mais um técnico. As locações eram lugares “de verdade”, e os figurantes eram simplesmente pessoas locais.

Os efeitos especiais são ótimos, nem parece uma produção de baixo orçamento. É impressionante o que é possível ser feito hoje em dia com um computador e muito talento! Aliás, não são só os efeitos, também vemos muitos cenários destruídos, parece que estamos num pós guerra. Fiquei curioso de saber se algo estava realmente lá…

O argumento do filme lembra um Distrito 9 misturado com Cloverfield. Mas não espere muita ação, o filme é lento, tudo muito contemplativo, mesmo quando finalmente aparecem os enormes alienígenas. Acho que o foco maior foi no relacionamento entre os dois.

E aí acho que o filme falhou um pouco. Não só o casal não me convenceu muito, como acho que seria mais interessante explorar os tais monstros (que parecem uma espécie de polvo ou água-viva gigante, mas que andam em terra), ou, melhor ainda, as pessoas sendo atacadas pelos monstros.

E agora falo a minha maior crítica ao filme: precisava ter o nome “Monstros”? Quem vai pensar numa trama de um casal atravessando uma crise com alienígenas ao ler um título “Monstros”? Poxa, tinham muitos nomes bem melhores por aí…

Mesmo assim, Mosntros vale o ingresso. Vale, nem se for só pra ver que é possível se fazer um bom filme quase sem dinheiro. Não sei se vai ser lançado nos cinemas, mas ainda rolam sessões amanhã e sábado no Festival do Rio!

Biblioteca Pascal

Biblioteca Pascal

Com o objetivo de recuperar a guarda de sua filha, Mona conta a espetacular história de sua vida para um assistente social. Ela narra como conheceu o pai da menina, e a época em que foi vendida como prostituta na Inglaterra e foi parar no bordel Biblioteca Pascal.

Biblioteca Pascal é um dos filmes mais esquisitos que heu já vi!

O visual deste filme meio húngaro, meio romeno é muito legal, nos cenários, nas caracterizações, nos efeitos especiais. A atriz Orsolya Török-Illyés é ótima, em todas as etapas de sua louca jornada. A trilha sonora, que parece música cigana, dá vontade de procurar o cd quando acaba o filme.

Mas… O fim da história não faz o menor sentido! Este é daqueles filmes que, quando acaba, a gente fica se perguntando: “será que era pra entender?”

A Biblioteca Pascal em si é uma ideia boa, mas sub aproveitada, na minha humilde opinião. É um bordel na Inglaterra, para clientes das mais altas classes sociais, no qual as prostitutas se caracterizavam como personagens da literatura. Tem Joana D’Arc, Desdêmona, Pinóquio, Lolita… Boa ideia, mas poderia ter sido melhor usada. (Mais: desde quando rolam roupas pretas de borracha em Othelo?)

Biblioteca Pascal só é recomendado àqueles que curtem a viagem, mesmo sabendo que não vão chegar a lugar algum…

No Bosque

No Bosque

A sinopse deste filme grego fala algo como “três jovens, dois rapazes e uma moça, realizam uma jornada natureza adentro”, blá blá blá. Mas aí heu pergunto: existe sinopse quando um filme não tem história nenhuma?

No Bosque é uma sucessão de cenas desconexas sem sentido!

Me lembrei daquela picaretagem do Lars Von Trier, o Dogma 95, um movimento anti Hollywood que pregava o não uso de tripés, de luz artificial e de música a não ser que alguém estivesse tocando. O resultado foi uma meia dúzia de filmes toscos e desnecessários.

Aqui é assim. A começar pelo formato da tela, já vemos logo de cara que é uma produção em vídeo. Câmera tremendo, muito close, imagens fora de foco, longos e entediantes planos… Rolam muitas cenas sem diálogos e também sem sentido.

E, pra confirmar a picaretagem, ainda rolam duas cenas de sexo explícitas – gay, diga-se de passagem – completamente desnecessárias…

No Bosque esteve no Festival de Rotterdam 2010. Não conhecia este festival, mas agora sei que não é boa referência.

Lixo. Fujam! Desculpem o trocadilho, mas, fujam para as montanhas, mas não passem pelo bosque!

Kaboom

Kaboom

Com 18 anos e morando no campus universitário, Smith se diverte com sua amiga de infância Stella, enquanto dorme com uma maluquinha chamada London e tem desejos sexuais por Thor, seu colega de quarto. Mas depois de comer biscoitos alucinógenos, ele acha que testemunhou o assassinato de uma Garota Ruiva, que frequenta os seus sonhos, por um grupo de pessoas com máscaras de animais.

Dirigido por Gregg Araki, Kaboom não decepciona. Muita nudez, muito sexo (hetero, gay e lésbico), personagens esquisitos a rodo e um argumento bizarro. Ora, é este o espírito dos Midnight Movies!

Tem mais: a montagem do filme aproveita de maneira excelente os contrastes de luz e de som. Cena escura, corte abrupto, tudo claro na tela. Som alto, corte abrupto, silêncio. Meus parabéns ao responsável por esta edição!

Me lembro do nome Gregg Araki, vi Geração Maldita, um filme esquisitão dele, de 1995, com a Rose McGowan (Planeta Terror) e o Jonathon Schaech (The Wonders). Lembro de pouca coisa, mas lembro que o filme trazia doses generosas de nudez e escatologia. Tem filme novo dele? Ok, o lugar dele é realmente na mostra Midnight…

No elenco, temos poucos nomes conhecidos. Acho que só Thomas Dekker, o protagonista da série Terminator – Sarah Connor Chronicles, e Kelly Lynch, cinquentona com tudo em cima. Mas as meninas desinibidas do filme merecem ser citadas: Haley Bennett, Juno Temple, Roxane Mesquida e, claro, a ruiva Nicole LaLiberte. 😉

O filme vai ficando mais maluco perto do final. Definitvamente não é recomendado para qualquer um. Mas, por enquanto, achei um dos melhores do Festival 2010!

Fiquei com vontade de ver outros filmes do Gregg Araki. Acho que vou baixar…

The Topp Twins: Garotas Intocáveis

The Topp Twins: Garotas Intocáveis

Ver no cinema um documentário sobre uma dupla de cantoras country e comediantes neo-zelandesas, gêmeas e lésbicas, é algo que só rola em festivais!

The Topp Twins: Garotas Intocáveis mostra a carreira das irmãs Jools e Lynda Topp. Aparentemente, Peter Jackson é o único neo-zelandês mais famoso que elas…

O documentário mostra um show recente, uma espécie de retrospectiva da carreira das gêmeas Topp, onde estão vários convidados que participaram de sua vida artística. Entremeando o show, vemos entrevistas atuais e um bom trabalho de pesquisa de arquivo – são vários vídeos e fotos das gêmeas desde os anos 80. Nem desconfiava que elas estavam “na estrada” há tanto tempo!

Também temos participações de vários personagens criados pela dupla – o lado comediante. Lembra um pouco o humor inglês, gostei de algumas tiradas.

Sobre o fato de serem lésbicas: não costumo dar bola para as preferências sexuais dos artistas. Sou fã do Freddy Mercury porque era um grande cantor e compositor, não me interessa o que ele fazia em sua vida pessoal. Mas, neste caso, faz diferença, já que as irmãs eram ativistas políticas e montaram a carreira entro deste nicho específico.

Mas… Sabe o problema que falei no post de Nossa Vida Exposta? A história das gêmeas é interessante, mas não dá pra uma hora e meia. Chegou a ficar cansativo.

Enfim, poderia ser mas curto, mas mesmo assim é uma boa opção na mostra Midnight Movies.