Lunar / Moon
Sabe quando um filme já nasce cult? É o caso deste Lunar / Moon.
No futuro, a energia usada no planeta é extraída através de escavações no lado escuro da lua. Uma companhia de mineração tem um único funcionário tomando conta de uma base, por um longo e solitário período de 3 anos.
Trata-se de uma ficção científica, mas diferente do habitual, é um filme mais cerebral, na onda de 2001, de Stanley Kubrick. Aliás, Lunar / Moon está sendo comparado direto com 2001, inclusive porque ambos têm um computador de voz humana como um dos personagens principais.
É complicado falar da trama de Lunar / Moon sem entregar spoilers. Apenas posso dizer que o roteiro é redondinho e a história funciona muito bem.
Um dos trunfos de Lunar / Moon é o ator Sam Rockwell na pele do solitário Sam Bell. Rockwell está fantástico, se esse filme não fosse tão alternativo, acredito que ele seria indicado a alguns prêmios como melhor ator. E, claro, não podemos nos esquecer do auxílio luxuoso de Kevin Spacey como a voz de GERTY, o computador que cuida da base. Aliás, um detalhe genial sobre o computador é que a única expressão que ele tem além da voz de Spacey é uma telinha onde ele mostra “smileys” –
Lunar / Moon me lembrou o recente filme japonês O Clone Volta Para Casa, que passou no último Festival do Rio. Ambos são “ficção científica cabeça”, e têm mais coisa em comum na trama. Mas preferi o americano…
Este é o primeiro longa de Duncan Jones, filho de um tal de David Bowie. O garoto promete!
Categorias: Cult, Ficção Científica, Kevin Spacey, Sam Rockwell
Pingback: Cargo « Blog do Heu
baixei este filme depois de ler seu texto sobre ele. adoro ficção científica e adorei este aqui. Sam Rockwell com uma atuação um “pouco” mais contida do que o habitual. Segura muito bem o filme.
Pingback: Apollo 18 « Blog do Heu
Pingback: Cowboys & Aliens « Blog do Heu