O Bom Dinossauro

bom-dinossauroCrítica – O Bom Dinossauro

Pouco depois de Divertida Mente, mais um Pixar!

Numa realidade paralela onde os dinossauros não foram extintos por um asteroide, temos uma família de apatossauros evoluídos, fazendeiros, que se preparam para o inverno. O caçula da família, pequeno e atrapalhado, tenta capturar um filhote de humano selvagem (que age como um cachorro), que vem roubando comida da família.

Em 2014, a Pixar não lançou nenhum longa. Agora eles estão compensando: são 3 filmes entre 2015 e 16 (ainda teremos Procurando Dory este ano). Mas, se Divertida Mente foi um título para figurar entre os melhores Pixar, acredito que O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, no original) vai passar longe dessa lista.

O problema básico é que, diferente do habitual da Pixar, tudo aqui é muito básico e parece repetição de outros temas. A história, além de ser clichê, parece uma mistura de Procurando Nemo (uma jornada de auto-conhecimento onde o protagonista encontra vários personagens curiosos) e O Rei Leão (são vários elementos semelhantes, como os ladrões de gado que parecem as hienas, além de algumas cenas bem parecidas, como quando o filho se separa do pai). Além disso, se trata de uma história direcionada ao público infantil, mas algumas cenas são muito fortes. Me lembrei de Holocausto Canibal em uma cena!!!

Vamos ao que funciona: o visual é impressionante! Na parte técnica, a Pixar continua mostrando que é top. Os cenários às vezes parecem filme e não desenho animado! Os personagens têm um traço mais simples, acredito que foi proposital, para contrastar com a perfeição dos cenários.

Mas o problema é que a própria Pixar nos ensinou que seus longas de animação têm camadas de complexidade (como Divertida mente, capaz de agradar crianças e adultos). Se fosse de outra produtora, O Bom Dinossauro seria apenas um filme médio. Mas como é Pixar, ficou devendo.

Agora nos resta aguardar pelo Procurando Dory

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*