Sinopse (imdb): Uma equipe de comandos em uma missão na selva da América Central é caçada por um guerreiro extraterrestre.
Tem filme novo do Predador chegando por aí, que tal rever o primeirão?
Antes de falar do O Predador (Predator, no original), vamos contextualizar. Em 1987, Arnold Schwarzenegger era um dos maiores nomes do cinema de ação, com filmes como O Exterminador do Futuro (1984), Comando Para Matar (85) e Jogo Duro (86) no currículo. O Predador tinha um pé na ficção científica mas está muito mais próximo de Comando Para Matar do que Vingador do Futuro. A trama traz um alienígena assassino, mas tudo no filme parece desculpa para mostrar músculos e armamentos pesados.
A direção é de John McTiernan, que depois ainda faria outros filmes importantes no cinema de ação dos anos 80 / 90,como Duro de Matar (88), Caçada ao Outubro Vermelho (90) e O Último Grande Herói (93). O elenco ainda tinha Carl Weathers, o Apollo Creed da saga Rocky. O resto do elenco era desconhecido e assim continuou.
Claro que os efeitos especiais venceram – já se passaram mais de 30 anos! Mesmo assim, como o foco do filme é a ação, os efeitos toscos atrapalham pouco. Outra coisa que “perdeu o prazo de validade” são os clichês oitentistas, mas foi por isso que disse que precisávamos contextualizar – um filme desses, nessa época, tinha que ter esses clichês.
Nos anos seguintes, Schwarzenegger continuou sua carreira de action hero e se firmou como um dos maiores nomes de Hollywood (tanto que, anos depois, chegou a ser eleito governador da Califórnia). O Predador fica como um bom exemplo de sua carreira nos anos 80.
Aguardem, que em breve posto o texto sobre o novo Predador.
Pingback: O Predador (2018) | HEUVI.COM.BR