Sobreviventes – Depois do Terremoto

Crítica – Sobreviventes – Depois do Terremoto

Sinopse (imdb): Depois de um grande terremoto, em Seul, há apenas um prédio em pé. Com o passar do tempo, pessoas de fora começam a entrar para se protegerem do frio extremo. Para lidar com o número crescente, os moradores decretam uma medida especial.

A gente olha o cartaz e o trailer e já pensa em filme catástrofe, já lembra dos filmes do Roland Emmerich… Que nada! Assim como o título nacional diz, o foco do filme é “depois do terremoto”.

Representante da Coreia do Sul no Oscar Internacional 2024, Sobreviventes – Depois do Terremoto (Concrete Utopia em inglês; Konkeuriteu yutopia no original coreano) é um estudo comportamental sobre o que acontece com as pessoas quando a sociedade como conhecemos não existe mais.

Até tem algumas breves cenas mostrando o terremoto – uma muito curta no início e uma um pouco menos curta num flashback. Mas, como falei, o foco não é o terremoto. Um grande prédio foi o único a ficar em pé, então, para fugir do frio, várias pessoas de fora procuram abrigo no prédio. Até que os moradores se questionam se vale a pena expulsar quem não era morador, para criar uma pequena comunidade organizada. Claro, enfrentando problemas como falta de comida e ataques de invasores.

O ritmo do filme é muito bom. Determinado momento a gente está vivendo um clima “comercial de margarina”, onde mostram como tudo é perfeito na nova comunidade criada, Mas os problemas vão se acumulando e o clima vai ficando gradativamente mais tenso, até um final onde o espectador está roendo as unhas na beirada da poltrona!

Os efeitos especiais são muito bons. Como falei, são poucas cenas do terremoto em si, os efeitos são mais pra mostrar a destruição causada pelo terremoto. Sobre o elenco, heu não reconheci ninguém. Como sempre acontece no cinema oriental, temos atuações intensas e exageradas, talvez isso afaste parte do público. Mas, faz parte do “pacote”.

Boa opção em cartaz nos cinemas!

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*