Tick Tick Boom

Crítica – Tick Tick Boom

Sinopse (imdb): Enquanto espera por sua grande chance, Jon escreve uma peça chamada Superbia, que ele espera que seja um grande musical. Ao se aproximar do seu aniversário, ele se sente tomado pela ansiedade, perguntando-se se seu sonho vale a pena.

Antes de entrar no filme, queria falar sobre o gênero musical. Conheço algumas pessoas que não gostam de musicais, usando o argumento de que não seria natural uma pessoa começar a cantar do nada. Mas… Seria natural uma pessoa com super poderes em filmes de super heróis? Ou, seria natural as leis da física serem ignoradas em filmes de ação? Ou, seria natural um cara feio e sem jeito ficar com a menina mais bonita num filme romântico? (se bem que já vi casos assim). Enfim, se é pra reclamar da falta de naturalidade, a partir de agora só poderemos ver documentários…

Heu gosto de música. E gosto quando a música é boa, e é colocada num contexto visual empolgante. Boas músicas dentro de um bom visual, com bons atores e uma boa coreografia, podem criar um belo espetáculo visual. E é isso o que gosto num musical. Pra citar dois exemplos, quando vi Rock of Ages, saí do cinema empolgadíssimo, querendo comprar logo o cd com a trilha sonora. Por outro lado, achei Os Miseráveis chaaato. Um belo filme, a cena da Anne Hathaway é um espetáculo – mas o filme é chaaato, e nada empolgante.

Ah, preciso falar que vi poucas peças de teatro musical. Vejo 3 a 4 filmes por semana, e já vi umas 20 peças de teatro musical ao longo da minha vida. Não tenho muita propriedade pra falar de teatro, vou me ater ao cinema musical.

Heu sabia muito pouco sobre Tick Tick Boom, sabia que era o filme de estreia do Lin-Manuel Miranda como diretor, e que tinha como personagem Jonathan Larson, o autor de Rent. Gosto muito de Rent, e mais uma vez volto ao espetáculo visual. Porque a história de Rent é super deprê, galera com dificuldade financeira, vários no elenco estão doentes, um personagem morre ao longo do filme… Mas a parte musical é tão empolgante que a gente acaba o filme com vontade de colocar a trilha em loop.

Como falei, sabia pouco sobre o filme. Achei que ia ter a ver com Rent. E perto do fim descobri que Tick Tick Boom é o musical que Larson fez antes de Rent!

Não sei como era no teatro, mas o formato de Tick Tick Boom funciona muito bem dentro de um filme. Temos uma peça, onde, num palco quase vazio, acompanhado apenas de uma banda, Jonathan Larson canta, toca e conversa com a plateia, contando sobre as tentativas de levar adiante o Superbia, um musical que ele escreveu e estava há 8 anos tentando levar aos palcos. E a trama vai e volta o tempo todo, mostrando o que estava acontecendo nas narrações.

Posso citar pelo menos dois grandes destaque. Um deles é o protagonista Andrew Garfield – não sabia que ele cantava e tocava piano (não mostra nada mirabolante como o Ryan Gosling em La La Land, mostra o básico, e funciona perfeitamente na tela). A empolgação do Jonathan Larson do Andrew Garfield é uma das melhores coisas de Tick Tick Boom.

O outro destaque são as músicas. São vários momentos muito bons. Vou destacar três cenas que achei excelentes, e que não seguem necessariamente o formato tradicional dos musicais. Uma é Boho Days, que gostei pela descontração, uma música a capella, onde Larson canta acompanhado apenas por palmas. Outra é Therapy, um contraste entre dois momentos bem opostos – Andrew Garfield e Vanessa Hudgens cantam sorridentes uma música super alegre ao mesmo tempo que rola uma DR séria entre os personagens. Por fim, Come to your Senses, que traz um dueto entre Vanessa Hudgens e Alexandra Ship, sendo que as duas não estão juntas. Como falei no início, gosto de belos espetáculos usando música e imagens. Aqui são três bons exemplos.

Sobre a trilha, achei estranho não ter nenhuma música inédita composta por Lin-Manuel Miranda. Uma coisa que acontece frequentemente em adaptações de musicais é ter uma música inédita, para concorrer ao Oscar – para concorrer ao Oscar de melhor canção, a música tem que ser composta para o filme. Lin-Manuel Miranda já concorreu ao Oscar de melhor canção por Moana, achei que aqui ele poderia ter composto uma música para a trilha, e pelo que vi nos créditos, tirando as músicas pop e de outros musicais, todas as músicas são compostas por Jonathan Larson.

No fim do filme a gente tem a triste notícia que Jonathan Larson depois de Tick Tick Boom faria Rent, que seria um grande sucesso, mas ele nunca veria este sucesso. Larson faleceu de dissecção aórtica aos 35 anos. Muito triste. Pelo menos ele conseguiu deixar um legado, Rent é um grande sucesso.

E agora, depois de Tick Tick Boom, torço pra algum produtor resolver bancar uma versão póstuma de Superbia!

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