Top 10: Filmes de Vampiro
Há tempos que penso em montar um Top 10 de filmes de vampiro. Afinal, o primeiro Top 10 daqui do blog foi de zumbis, e, até hoje, é um dos posts mais visitados. E, recentemente, fiz um Top 10 de lobisomens. Faltava o de vampiros…
Mas rolava uma preguiça… Se não temos tantas boas opções de filmes de zumbi e de lobisomem, isso não acontece com vampiros. São muitos! O tema “vampiro” sempre foi muito popular no cinema, e as opções são tantas que montar o top 10 ideal é um trabalho difícil. A vantagem é que, se tem muitas opções, também são muitos os títulos fracos…
Bem, não tenho medo de trabalhos difíceis. Vamos aos filmes então?
Lembrando, sempre, dos outros vários Top 10 já feitos aqui no blog: filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80, melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins, casais que não convencem, musicais para quem não curte musicais, melhores frases de filmes, melhores momentos de Lost, maiores mistérios de Lost, piores sequencias, melhores filmes de rock, melhores filmes de sonhos, melhores filmes com baratas, filmes com elencos legais, melhores ruivas, melhores filmes baseados em HP Lovecraft, filmes que vi em festivais e mais ninguém ouviu falar, Atores Parecidos, Atrizes Parecidas, filmes de lobisomem, melhores trilogias, filmes de natal, melhores filmes de 2010, coisas que detesto nos dvds e melhores filmes da década de 00 Visitem!
Vamos aos caninos pontudos!
Filme sueco de “vampiro teen”, onde um humano e um vampiro se aproximam. Ritmo lento, muito silêncio, poucos efeitos especiais. É quase um drama em vez de um filme de terror. Foi refilmado por Hollywood, mas a versão original é melhor, como quase sempre.
http://blogdoheu.wordpress.com/2009/03/22/deixe-ela-entrar-let-the-right-one-in/
9- Nosferatu – O Vampiro da Noite (1979)
Respeito a versão clássica de 1922, mas gosto mais da versão de 1979, dirigida por Werner Herzog. Klaus Kinski faz um dos mais assustadores vampiros da história do cinema, e, de quebra, sua vítima é uma Isabelle Adjani no auge da beleza, com 24 anos!
8- Vampiros de John Carpenter (1998)
Ninguém melhor que John Carpenter pra dirigir este meio terror, meio faroeste, num argumento com cara de trash: James Woods lidera um grupo de caçadores de vampiros contratados pelo Vaticano para encontrar um crucifixo que permitiria os vampiros andarem na luz do dia.
7- Blade II – O Caçador de Vampiros (2002)
O primeiro Blade, sobre um híbrido, meio humano meio vampiro, é um filme legal, mas nada de extraordinário. Aí o genial Guillermo Del Toro assumiu a direção da continuação, e nos presenteou com um filme de vampiros acima da média!
Houve uma época em que Joel Schumacher fazia filmes bons! Este Os Garotos Perdidos tem tudo no lugar certinho: um elenco afiado liderado por Kiefer Sutherland e Jason Patric, um roteiro redondinho, o alívio cômico perfeito nos irmãos Frog e um irresistível visual oitentista.
Uma perfeita fusão entre terror e comédia, um dos mais divertidos filmes da década de 80. Um garoto descobre que seu vizinho é um vampiro, e tenta ajuda de um apresentador de tv para desmascará-lo. Existe uma refilmagem prevista para estrear este ano, com Colin Farrell e Anton Yelchin.
http://blogdoheu.wordpress.com/2009/04/13/a-hora-do-espanto/
4- Quando Chega a Escuridão (1987)
Antes de virar diretora “séria” e ganhar o Oscar (por Guerra Ao Terror), Kathryn Bigelow fazia filmes “divertidos”. Nunca lançado em dvd aqui no Brasil, Quando Chega a Escuridão inova ao não mencionar a palavra “vampiro” nenhuma vez ao longo do filme.
Roteiro de Quentin Tarantino e direção de Robert Rodriguez em um dos melhores filmes dos anos 90, e uma das mais sensacionais viradas de roteiro da história do cinema. Diálogos inteligentes, situações imprevisíveis e muito humor negro.
2- Entrevista com o Vampiro (1994)
Muitos duvidavam que Tom Cruise fosse capaz de interpretar o vampiro Lestat da escritora Anne Rice. Cruise convenceu, fazendo aqui a melhor interpretação de sua carreira, ao lado de um elenco que trazia Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e uma jovem Kirsten Dunst com apenas 12 anos.
1- Drácula de Bram Stoker (1992)
Francis Ford Coppola é sempre lembrado por clássicos como Apocalypse Now e a trilogia O Poderoso Chefão. Mas ele teve pelo menos um grande filme nos anos 90, esta adaptação da obra de Bram Stoker. Gary Oldman está perfeito como o conde Vlad Dracula.
P.s.: O filme Crepúsculo é fraco, não tem vaga numa lista de melhores filmes de vampiro. Mas o “fenômeno Crepúsculo” é algo que merece ser citado. Afinal, várias menininhas adolescentes passaram a curtir filmes de vampiro por causa dos livros e filmes Crepúsculo. Pelo menos algo de positivo esse filme trouxe!
Em breve: Top 10 de melhores diabos!
Olá,
Legal, gosto muito do tema vampiros. Alguns destes filmes eu não conheço, os que conheço são do meu agrado também. Senti falta da trilogia Anjos da Noite que também gosto. Bom, mas é seu top 10 né. hehe
Abração.
Levei um merecido puxão de orelha do meu amigo Oswaldo Lopes Jr: esqueci de A Dança dos Vampiros, genial filme do Polanski!
Falha grave minha…
Pode até ser, mas Crepúsculo deve ser citado noutra lista:
1) Eles vivem na floresta;
2) Alimentam-se de frutas;
3) Andam a luz do dia.
Portanto: não são vampiros, dever ir para os melhores filmes de fadas. (risos)
Tua lista tah ótima, com excessão do Vampiros de John Carpenter, que eu não gosto muito… realmente, Crepúsvulo não deve ser citado em nada que se refere a “melhores”
Concordo,essa foi uma das melhores atuações de Tom Cruise,gostei muito mesmo de Entrevista com o Vampiro,adorei a história,podia ser mais de terror,mais tudo bem,os vampiros são assim mesmo,romanticos (ou meios gays,Tom Cruise e Brad Pitt,sei não).
Eu também não gosto do filme Vampiros de John Carpenter,é muito idiota,só e bom mesmo a gostosa da atriz que faz a prostituta que virou vampira.
só faltou “Drácula: morto, mas feliz” com o gênio Leslie Nielsen
Eu já acho que faltou Crepúsculo. Ele ganhou no VMB como melhor filme do ano. Deveria estar aí.
Então o pessoal do VMB é mais tosco que essa porcaria de filme.Fala sério!A suposta escritora deveria aprender à escrever antes de nos apresentar para essas fadinhas…
Um filme muito legal é o “Rainha dos condenados” que conta a historia do vampiro Lestad, Vale apena ver!!!