Top 10: Melhores Filmes de 2020

Top 10 – Melhores Filmes de 2020

Arriscaria a dizer que, desde que acompanho cinema, 2020 foi o pior ano pra indústria cinematográfica de um modo geral. Tenho este site há mais de dez anos, e há alguns anos frequento (frequentava) sessões de imprensa quase todas as semanas.

E este ano a gente viu os cinemas fecharem, e vários lançamentos foram alterados. Teve filme adiado pro ano que vem, teve filme lançado no streaming… Fica difícil montar um top 10 assim, mas, vambora!

Antes, queria falar que vou alterar duas regras. Uma delas é que normalmente o filme é do ano, ou foi lançado aqui no ano, se não entra numa menção honrosa. O mesmo quando vejo um filme num festival e ele não está acessível para todos, também entra como menção honrosa. Mas este ano temos menos opções, tem dois filmes nessas condições que entraram.

Vamos aos filmes?

10- A Noite nos Persegue
O top 10 começa com um filme que seria menção honrosa, porque é um filme de 2018, mas que heu só soube este ano que ele existia. Se fosse de 2020, certamente estaria numa posição melhor. Quem me conhece sabe que gosto de uma violência bem filmadas, e que gosto do cinema indonésio de ação porque eles fazem isso muito bem. Se o Gareth Evans tá no ocidente filmando Gangs of London, ficamos com o Timo Tjajanto e sua nova saga do submundo asiático.

9- O Resgate
Se a gente tivesse mais lançamentos, talvez O Resgate não entrasse, mas apareceu uma vaga, vem pra cá! O filme em si não é nada de mais, um mercenário entra em Bangladesh pra resgatar o filho de um traficante indiano, e dá tudo errado. Mas tem uma sequência que me lembrou Atômica, um plano sequência com perseguição de carro, perseguição a pé, tiroteio, porrada – claro que a gente sabe que teve cortes, mas valorizo mesmo assim. Por essa sequência, O Resgate merece o lugar.

8- Run
Em 2018, Aneesh Chaganty nos presenteou com Buscando, um suspense de baixo orçamento, mas com tudo redondinho na tela. Run é seu filme novo, também de baixo orçamento. Não tão brilhante como Buscando, mas ainda um belo filme, com duas atrizes inspiradíssimas, Sarah Paulson e Kiera Allen.

7- Tenet
Ok, Tenet tem seus problemas, mas, admito que adoro um cinemão bem filmado. E ninguém pode dizer que Tenet não é isso. Christopher Nolan sabe apresentar um belo espetáculo visual. E aquelas sequências parcialmente com o tempo invertido são muito muito bem filmadas.
Um dos únicos dois da lista que vi nos cinemas este ano… 🙁

6- Os 7 de Chicago
Filme de tribunal muito bem escrito, roteiro e direção de Aaron Sorkin, com um elenco maravilhoso: Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Joseph Gordon Levitt, Frank Langella, Mark Rylance, Michael Keaton, todos bem. A condução da história é muito boa, e todos os personagens são bem escritos, fora a reconstituição de época perfeita. Um pouco cansativo, mas um filmaço.

5- Magnatas do Crime
Gostei de ter visto Guy Ritchie de volta ao submundo do crime cool e moderninho (os dois últimos dele foram Aladdin e Rei Arthur). Violência estilizada, personagens exóticos, bons diálogos, boa edição. Além de ter um elenco ótimo, Matthew McConaughey, Hugh Grant, Charlie Hunnam, Colin Farrell, Jeremy Strong, etc.

4- Soul
Finalmente conseguimos ver o novo Pixar. Se Onward não agradou a todos, Soul trouxe uma trama na onda de Divertidamente, mostrando um mundo paralelo ao nosso, com personagens muito bem construídos, e com a tradicional mistura de momentos engraçados e aqueles outros pra emocionar o espectador. E digo mais: acho que nunca vi um pianista de desenho animado tocar de maneira tão perfeita!

3- A Vastidão da Noite
Uma pequena pérola surgiu no streaming da Amazon, aproveitando que não tínhamos mais salas abertas. A Vastidão da Noite é um projeto de Andrew Patterson – que escreveu, produziu, dirigiu e editou. Um filme enxuto, com orçamento reduzido, poucos personagens, poucas locações, tudo se passa durante um jogo de basquete. E, de quebra, um plano sequência de vários minutos sem cortes aparentes, mostrando toda a cidade.

2- O Cemitério das Almas Perdidas
Este é o outro filme que talvez estivesse numa menção honrosa, porque ele não está disponível para todos, vi num festival online. Mas não posso deixar de lado o novo Rodrigo Aragão, que talvez seja o melhor filme de terror já feito no Brasil. Um terror sério e tenso, com destaque na maquiagem, figurinos e cenários, onde vemos padres jesuítas lutando contra índios no Brasil colonial. Queremos O Cemitério das Almas Perdidas no circuitão em 2021!

1- 1917
E o primeiro lugar vai pra um filme que vi no cinema, antes de tudo fechar! Lembro quando ouvi num programa de rádio que tinha um filme de guerra em plano sequência. Como assim??? Como fazer um filme de guerra sem cortes? E logo marcaram a sessão de imprensa, e saí do cinema embasbacado com o que tinha acabado de ver. Em 6 de abril de 1917, dois soldados saem em uma missão, e tudo acontece em tempo real, sem cortes aparentes. Um espetáculo cinematográfico pra ser visto e revisto!

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*