Top 10: Musicais Para Quem Não Curte Musicais
Musical é um estilo complicado. A maioria dos espectadores não “engole” quando, do nada, o ator começa a cantar e dançar, e de quebra, as pessoas em volta o acompanham na coreografia.
Mas alguns musicais realmente valem a pena. Recomendo-os até para aqueles que não suportam os musicais no cardápio diário.
Aliás, é preciso ressaltar que aqui só falarei de musicais de verdade. Alguns filmes ligados à música, como Os Irmãos Cara de Pau ou This Is Spinal Tap, são muito bons. Mas não são musicais! Nos filmes daqui do Top 10, canções e diálogos se misturam, como no conceito clássico de musicais.
Vamos a eles?
Sempre lembrando: àqueles que gostam de Top 10, aqui já rolou filmes de zumbi, filmes com nomes esquisitos, filmes sem sentido, personagens nerds, estilos dos anos 80, melhores vômitos, melhores cenas depois dos créditos, melhores finais surpreendentes, melhores cenas de massacre, filmes dos ano 80 e 90 nunca lançados em dvd no Brasil, estilos de filmes ruins e casais que não convencem. Visitem!
Em ordem cronológica…
Tommy (1975)
Aqui não se trata apenas de um musical. O disco Tommy, do The Who, é um discaço, independente do filme. De quebra, a direção é do Ken Russell, especialista em filmes “viajantes”. A versão de Pinball Wizard pelo Elton John é tão boa quanto a original do Who.
Jesus Cristo Superstar (1973)
É o primeiro musical de Andrew Lloyd Weber, o mesmo cara que escreveu Evita, Cats e O Fantasma da Ópera, dentre vários outros. A diferença é que este aqui é muito mais rock’n’roll do que qualquer um! E as músicas, numa onda meio hippie-sujo-setentista, são sensacionais.
The Rocky Horror Picture Show (1975)
Uma versão musical trash da história de Frankenstein, com direito a Tim Curry como um cientista travesti. Virou exemplo de filme cult, quando passou a lotar sessões em cinemas alternativos por anos seguidos, repetindo sempre o mesmo público – que “cultuava” o filme.
Hair (1979)
Dirigido por Milos Forman, Hair é a melhor representação cinematográfica do movimento hippie e seu “flower power”. Suas duas principais canções, Aquarius e Let The Sunshine, são famosas até hoje.
Pink Floyd – The Wall (1982)
A situação é parecida com Tommy. Dirigido por Alan Parker (que também fez outros filmes ligados a música, como Evita, The Commitments e Fama), o filme é muito bom, mas o disco do Pink Floyd também é bom sozinho, independente do filme.
A Pequena Loja dos Horrores (1986)
É um musical. Mas também é uma comédia de terror. Afinal, foi baseado num filme de terror meio trash, diridigo por Roger Corman. De quebra, a planta carnívora cantora (sem efeitos por cgi!) por si só já vale o ingresso / locação / download.
Os Produtores (2005)
É a versão cinematográfica do musical da Broadway. Que, por sua vez, foi baseado na comédia Primavera Para Hitler, filme dirigido por Mel Brooks. Os atores principais são os mesmos da Broadway, Mathew Brodderick e Nathan Lane, eo filme ainda traz Uma Thurman.
Across The Universe (2007)
O roteiro é baseado em músicas dos Beatles. Quando as músicas não estão cantadas, elas estão faladas ou citadas por outros elementos – como os nomes dos personagens Jude, Lucy, Sadie, Prudence ou Jo Jo, todos personagens presentes em músicas.
http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/11/across-the-universe/
Hairspray (2007)
Ok, este é um “musical com cara de musical”. Mas três fatores fazem de Hairspray um bom programa: é baseado num filme do trash John Waters; as músicas são muito boas; e, por fim, John Travolta está sensacional como a mãe (isso mesmo, mãe!) da protagonista.
http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/09/hairspray/
Sweney Todd (2007)
É um típico musical da Broadway, escrito por Stephen Sondheim. Mas é uma história de terror! É a história de um barbeiro assassino, e da loja de tortas de carne que usa os cadáveres em suas tortas. Quer mais? É mais uma parceria entre Tim Burton e Johnny Depp.
http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/11/sweeney-todd/
.
.
Em breve, Top 10 de frases legais!
Vou indicar um que vi no fim de semana passado. “Once”. É um músical bem moderno, para quem não gosta de musicais e a trilha sonora é linda 🙂
Renata,
Classifico Once na mesma categoria que Blues Brothers. É um filme ligado à música, mas o texto do roteiro não passa por elas…
Aliás, ele já foi comentado aqui!
http://blogdoheu.wordpress.com/2009/10/22/apenas-uma-vez/
Valheu!
Os Irmãos Cara de pau, é o meu preferido, mas gosto também de Jc Superstar
e Tommy, já Cara de Pau II também gostei, mas não tem o ritmo do primeiro!
Pingback: Top 10: Melhores Frases de Filmes « Blog do Heu
Olá!!
Gostei muito do espaço que criou…
Posso te add em meus links na lateral de meu blog?
Muito show este blog e as listas! Já estou seguindo!
Um abraço,
Kleber
oteatrodavida.blogspot.com
Kleber, será uma honra ter o meu blog entre os links d’O Teatro da Vida!