Uma Noite de Crime: Anarquia

0-uma-noite-de-crime-anarquiaCrítica – Uma Noite de Crime: Anarquia

Continuação de Uma Noite de Crime

Algumas pessoas se vêem perdidas nas ruas poucas horas antes da tradicional noite em que todos os crimes são permitidos pelo governo, para os cidadãos poderem liberar os seus instintos violentos. Sem poder contar com a ajuda de ninguém, eles se ajudam para tentar sobreviver à barbárie nas ruas.

Tenho um problema com o conceito da série Uma Noite de Crime. Quando vi o primeiro filme, escrevi na minha crítica que acho muito estranho tudo ser focado apenas em assassinatos. Parece que todos os que vivem naquela sociedade se divertem vendo pessoas morrendo, e ninguém pensa em outros crimes, digamos, lucrativos, como furtos, roubos, fraudes, desvio de dinheiro – imaginem um hacker se divertindo em sites de bancos? Isso sem contar com crimes ligados a motivos pessoais. O cachorro do vizinho vive fazendo cocô no seu jardim? Pode botar fogo na casa dele. O outro vizinho comprou um carro melhor que o seu e gosta de ostentar? Pode depredar o carro. Sua ex te enche o saco? Pode matá-la.

Pelo menos neste aspecto, Uma Noite de Crime: Anarquia (The Purge: Anarchy, no original) é um pouco mais abrangente que o primeiro filme. Vemos crime passional, tentativa de estupro… Ainda falta muito pro conceito convencer, mas já melhorou.

(Mesmo assim, o próprio conceito traz algumas coisas sem sentido. Logo que começa o “purge”, vemos um casal, com os dois fortemente armados, passeando calmamente na calçada. Passa um caminhão ao lado deles, eles quase dão tchauzinho, como se fosse uma noite tranquila. Aí alguém de dentro do caminhão fuzila o casal. Caramba, pra que aquele casal estaria de bobeira ali???)

Também escrito e dirigido pelo mesmo James DeMonaco que escreveu e dirigu o primeiro, Uma Noite de Crime: Anarquia mostra a desordem nas ruas (o primeiro focava mais em uma família e seus vizinhos). Neste aspecto, este filme é superior ao outro. Aqui também vemos interesses financeiros por trás do “purge”, ou aspecto interessante que não foi abordado antes.

Se o filme anterior trazia dois nomes conhecidos (Ethan Hawke e Lena Headey), este aqui tem menos “star power”. O elenco conta com Frank Grillo, Kiele Sanchez, Carmen Ejogo, Zoë Soul e Zach Gilford.

O filme não termina exatamente com um gancho, mas conseguimos imaginar o plot de um provável terceiro filme…

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*