Top 10: Melhores Filmes de 2022

Top 10: Melhores Filmes de 2022

Depois da lista dos piores, vamos aos dez melhores?

Antes, quero deixar uma menção honrosa pra dois filmes que são de 2021 mas só vi este ano, No Ritmo do Coração e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, dois filmes excelentes que merecem estar em qualquer lista de melhores. Mas hoje vou falar só de filmes lançados em 2022.

Também queria deixar uma menção honrosa pra Speak no Evil. Gostei muito, mas como é um filme extremamente desconfortável, é complicado para recomendar para alguém, por isso prefiro deixar de fora da lista.

(Uma coisa curiosa que acabei de checar: na lista do ano passado tinham três filmes de super heróis entre os quatro primeiros lugares. Este ano só tem dois, e ganharam posições mais abaixo…)

Vamos aos filmes?

10-Eduardo e Mônica
Baseado em uma das mais icônicas músicas do rock brasileiro dos anos 80, Eduardo e Mônica virou uma deliciosa comédia romântica estrelada por Alice Braga e Gabriel Leone. Os trechos da música entram naturalmente no roteiro, que trouxe a trama para a Brasília dos anos 80, com uma reconstituição de época é muito bem feita. Filme pra ver e rever e sair do cinema com um sorriso no rosto.

9-Barbarian / Noites Brutais
Este é daquele tipo de filme que é bom ver sem saber muitas informações. Barbarian / Noites Brutais passeia por caminhos inesperados – por isso é bom não saber muita informação antes. O filme toma rumos que me surpreenderam. E gosto quando um filme me surpreende. O diretor Zach Cregger sabe muito bem como posicionar e movimentar sua câmera pela casa. O filme constrói muito bem a tensão. Durante uma hora e quarenta minutos o espectador fica na beirada da poltrona.

8-Batman
O novo Batman é um belo espetáculo visual. A fotografia é um espetáculo, muitas cenas escuras, muitas cenas com chuva, muito contra luz; a cenografia também enche os olhos – Gotham é uma cidade suja e decadente. Também gostei de como os vilões aparecem mais reais – o Pinguim parece mais um líder mafioso do que um freak; e o Charada é um louco com seguidores pela internet. Robert Pattinson não é muito bom como Bruce Wayne, mas é um ótimo Batman

7-Top Gun Maverick
Top Gun Maverick é um dos marcos da volta aos cinemas depois de dois anos onde o streaming reinou. Cinemão como antigamente. As sequências de ação aérea são fantásticas – segundo o que foi informado, não existe cgi nem tela verde nas sequências aéreas, eram aviões reais fazendo aquilo tudo. Tom Cruise mostra que ainda é “o cara”.

6-Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura
Filme da Marvel com zumbi tem que ter lugar na lista! Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura é um “filme da Marvel”, mas também tem várias coisas que são a cara do diretor Sam Raimi, como ângulos e movimentos de câmera e alguns elementos de terror – tem até uma mão saindo de uma cova. E tem um duelo usando música que é sensacional!

5-Turma da Mônica Lições
Turma da Mônica Lições foi o único filme que vi este ano onde me vi envolvido a ponto de esquecer o lado crítico – a cada easter egg que aparecia na tela heu voltava à infância. O filme é mágico, e traz uma mensagem que é possível crescer sem deixar de ser criança, e isso é a minha cara. Fiz 50 anos ano passado, mas ainda não sei quando serei adulto. Quero ver o terceiro filme!

4-Tico e Teco e os Defensores da Lei
Tico e Teco e os Defensores da Lei segue a linha de Uma Cilada Para Roger Rabbit: mistura filme live action com personagens animados, e traz centenas de referências e easter eggs de outros filmes e desenhos. Além disso, mistura estilos diferentes de animação, a ponto de ter os dois protagonistas desenhados de maneira diferente. E ainda tem uma boa história!

3-O Homem do Norte
Novo filme de Robert Eggers, O Homem do Norte é talvez o melhor épico viking já apresentado nos cinemas. Muito violento e extremamente bem filmado, traz um visual belíssimo, com vários planos abertos onde dá pra pausar e colocar num quadro. E ainda traz um ótimo elenco: Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Ethan Hawke, Anya Taylor-Joy e Willem Dafoe.

2-Tudo em Todo Lugar ao mesmo Tempo
A melhor surpresa do ano. Tudo em todo lugar ao mesmo tempo usa o conceito de multiverso de maneira insana. Algumas sequências têm poucos segundos e conseguem mostrar diversos cenários e figurinos misturados. E a edição deve ter dado um trabalho hercúleo organizar todas aquelas imagens misturadas de forma que ainda fizessem algum sentido. Só não ficou em primeiro lugar porque é longo demais e fica cansativo na segunda metade.

1-Pinóquio por Guillermo Del Toro
Poucos meses depois da insossa versão da Disney, este Pinóquio por Guillermo Del Toro altera vários elementos da história classica, em um stop motion onde cada detalhe de cenário, cada detalhe de movimentação de bonequinho, tudo é perfeito. São planos longos, muitas vezes com a câmera em movimento. Um dos melhores longas de stop motion da história!