Oferenda Ao Demônio
Sinopse (FilmeB): O filho do dono de uma funerária volta para casa com sua esposa grávida. Mas, eles nem imaginam que um mal antigo com planos sinistros está os esperando.
E vamos para mais um filme genérico de terror…
Dirigido pelo pouco conhecido Oliver Park, Oferenda ao Demônio (The Offering, no original) traz um terror baseado em mitologia judaica. Tivemos algo parecido naquele Possessão de 2012, estrelado pelo Jeffrey Dean Morgan e pela Kyra Sedwick. A ideia era boa, mas aqui não souberam desenvolver direito. Em vez de desenvolver a mitologia, o roteiro se apoia nos clichês de sempre, e ainda traz algumas coisas que não fazem o menor sentido.
Vou dar um exemplo simples. Às vezes parece que não revisaram o roteiro antes de filmar. O filme começa com o cara voltando para a casa do pai, depois de sei lá quantos anos fora. O pai trabalha preparando cadáveres para funerais. Aí na cena seguinte o cara tá lá preparando um cadáver ao lado do pai. Deve ser normal você preparar um cadáver no meio de uma visita social, quem nunca?
Parte do filme lembra A Autópsia de Jane Doe, onde existe um cadáver sendo preparado, e tem algo “diferente” com esse cadáver. Mas Oferenda ao Demônio sai do necrotério para brincar de jump scares pela casa…
Pra piorar, Oferenda ao Demônio é cheio de jump scares, mas não tem nenhum bem construído – todos são previsíveis. Pior é que alguns podiam ter funcionado, tipo um vulto que surge na chapeleira quando visto através da câmera fotográfica. A criatura em cgi também é bem tosca. Saudade dos filmes de terror com efeitos práticos. Pelo menos a ambientação na casa velha é boa
Vou fazer um elogio, assim como fiz no texto sobre A Profecia do Mal. Tem uma cena onde a personagem olha no espelho e tudo está normal, aí quando se vira todos estão parados, “brincando de estátua”. Ok, não faz o menor sentido, mas o visual ficou legal.
No fim, fica a mesma sensação que tive uma semana atrás com A Profecia do Mal: mais um filme genérico ganhando espaço no circuito, enquanto outros melhores não têm previsão de lançamento. Ok, vi que Pearl tem previsão de lançamento esta semana, mas cadê filmes como X ou Speak no Evil?