A Liar’s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman / Monty Python – A Autobiografia de um Mentiroso

Crítica – A Liar’s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman / Monty Python – A Autobiografia de um Mentiroso

Alguns filmes se tornam “obrigatórios” só pela descrição. Este A Liar’s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman é um deles. Vejam a sinopse oficial do Festival do Rio:

Pouco antes de sua morte, em 1989, Grahan Chapman, membro do extinto grupo britânico de humor Monty Python, teve sua voz captada durante a leitura de sua autobiografia lançada em 1980. Utilizando-se deste áudio como guia narrativo, 15 diferentes estúdios produziram 17 estilos de animação distintos para representar as memórias e mentiras deste ícone do humor inglês. Quatro sobreviventes da trupe, Terry Gilliam, John Cleese, Michael Palin e Terry Jones, se reuniram para dar voz aos personagens.

Animações em estilos variados, narração usando a própria vez de Chapman, e ainda participação de outros quatro ex Monty Python? Imperdível para fãs! A dúvida era: será que A Liar’s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman é só pros fãs, ou além disso é um bom filme?

Infelizmente, só pros fãs…

A Liar’s Autobiography – The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman tem um problema grave: não tem humor. Sim, é um filme sobre o Monty Python, um dos grupos mais engraçados da história do cinema / televisão, mas é um filme com poucos momentos engraçados. Quase todas as piadas estão em imagens de arquivo – justamente os trechos que não são em animação.

E, para os fãs, rola um outro problema: dentre os 17 estilos de animação, não rola o “estilo Terry Gilliam”! Procurei pela internet uma explicação pra isso, segundo o que encontrei, Gilliam não quis participar do projeto, e por isso os diretores Bill Jones, Jeff Simpson e Ben Timlett proibiram as equipes de copiarem o estilo de Gilliam.

A narrativa pega trechos soltos da biografia escrita por Chapman e seu parceiro David Sherlock, e nem sempre segue uma linha lógica, deixando o filme meio confuso às vezes. Nada muito grave, por causa da opção da narrativa fragmentada. Pelo menos as mudanças de estilos de animação são bem interessantes, e algumas sequências são muito boas (gostei do trecho dentro do avião).

O que é interessante aqui é mostrar peculiaridades da vida de Chapman, como o seu problema com álcool ou a sua homossexualidade (ou seria bissexualidade?). Pena que o filme traz poucas novidades, neste aspecto o documentário Monty Python: Almost the Truth – Lawyers Cut, lançado em 2009, é bem mais completo.

No elenco, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones e Terry Gilliam fazem vários personagens cada um, além de Carol Cleveland, antiga colaboradora. Além deles, Cameron Diaz empresta sua voz a Sigmund Freud em uma das sequências.

Enfim, só para fãs hardcore.

p.s.: Copiei e colei lá em cima a sinopse que está na programação. Mas tive que fazer uma pequena correção. A sinopse falava “os quatro sobreviventes”. Mas são cinco! Quem escreveu a sinopse esqueceu do Eric Idle! (que, se vi direito, aparece de relance na cena do velório de Chapman)

Paranorman

Crítica – Paranorman

Alvíssaras! Novo longa metragem em animação stop motion em cartaz nos cinemas!

Um garoto meio esquisito tem o dom de conversar com pessoas mortas. E sofre bullying na escola por causa disso. Mas seu dom pode salvar a cidade de uma maldição centenária.

Escrito e dirigido pelo estreante Chris Butler, Paranorman é a nova cria do estúdio Laika Entertainment, o mesmo que fez o ótimo Coraline e o Mundo Secreto. Desta vez, o tema continua ligado ao terror, mas o clima do filme é menos sombrio.

A qualidade do stop motion é impressionante. Às vezes parece que estamos vendo uma animação por computador. Aliás, cheguei a pensar que se tratava de uma animação “normal”, de tão bem feita.

Uma coisa muito legal em Paranorman são as citações a filmes de terror, desde a sensacional sequência inicial até a máscara de hóquei do Jason Vorhees. Boa sacada pro público que curte esta onda!

Não posso falar do elenco, já que vi a versão dublada. Mais uma vez deu pena ao ver quem está no áudio original: Anna Kendrick, Casey Affleck, Christopher Mintz-Plasse, Leslie Mann e John Goodman, entre outros. E quem não reconheceu o nome do protagonista Kodi Smit-McPhee, é o menino da versão americana de Deixe-me Entrar.

Se tem uma crítica que podemos fazer é que tenho minhas dúvidas se os menores não vão se assustar. Minha filha de 11 anos adorou, mas meu filho de 3 ficou com medo dos zumbis…

Tenho a impressão que stop motion é uma arte do passado, cada vez temos menos filmes no estilo. Mas pelo menos a qualidade ainda é alta. Se temos poucos, que pelo menos mantenham a qualidade!

A Era do Gelo 4

Crítica – A Era do Gelo 4

Um pouco atrasado, fui ao cinema ver o quarto longa da série A Era do Gelo.

Um terremoto durante a divisão dos continentes separa o mamute Manny de sua família. Ajudado pelos amigos Sid (uma preguiça) e Diego (um tigre dentes de sabre), ele precisa voltar para casa. Mas antes eles precisam enfrentar piratas!

Gostei muito do primeiro A Era do Gelo (2002), filme que juntou um improvável trio feito por um mamute, uma preguiça e um tigre de dentes de sabre. O trio só funcionaria naquelas circunstâncias onde o filme se passava. Por isso, confesso que peguei uma certa implicância e não gostei do segundo filme – o trio agora não tinha motivos para continuar junto. Mesmo assim, vi o terceiro, e admito que gostei.

Não rolava nenhuma vontade de ver este quarto filme, pra mim a franquia já tinha se esgotado. Mas pai é pai, meu filho pediu várias vezes, lá fui heu, mesmo sabendo que o filme não ia ser grandes coisas. Mas até que a baixa expectativa foi boa. Não é que A Era do Gelo 4 é divertido?

Desta vez sem o brasileiro Carlso Saldanha na direção, A Era do Gelo 4 é cheio de clichês, além de repetir a fórmula usada nos outros três filmes da série. Mas os personagens são bem construídos, e conseguem criar várias sequências engraçadas. E, como sempre, o esquilo Scrat rouba a cena quando aparece.

Alguns novos personagens são apresentados. Dentre as novidades, gostei da vovó, um personagem muito melhor que a tigresa ou o macaco pirata.

Vi a versão dublada, não posso palpitar sobre o excelente time de dubladores originais (Ray Romano, Denis Leary, John Leguizamo, Queen Latifah, Jennifer Lopez, Wanda Sykes, Simon Pegg, Nick Frost, Patrick Stewart, Seann William Scott, entre outros). Felizmente, a dublagem brasileira alcançou um nível excelente, e não sentimos falta do áudio original, como acontecia anos atrás – se bem que admito que queria ouvir a voz de Peter Dinklage (Game Of Thrones) como o Capitão Entranha.

Ah, teve uma vantagem em deixar pra ver o filme bem depois da estreia: só tinha cópia sem o 3D! Chega de 3D desnecessário, né?

Enfim, A Era do Gelo 4 é engraçado, mas nada demais. Boa diversão descartável.

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Madagascar 3

Crítica – Madagascar 3

Mais um Madagascar

O leão Alex, a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótama Gloria querem sair da África e voltar pra Nova York. Eles vão para Monte Carlo atrás dos pinguins e acabam se juntando a um circo.

Só vi o primeiro Madagascar uma vez, na época do lançamento, e não vi o segundo. Não tenho condições de comparar, então os comentários aqui são só sobre o terceiro filme.

Li em algum lugar que Madagascar seria uma série de desenhos lisérgicos. Gostei do exemplo, realmente o desenho tem traços que lembram uma viagem de ácido, com ritmo acelerado, personagens histéricos e muitas cores. O ritmo frenético ainda serve para agradar a criançada com dificuldade de fixar a atenção em um filme por mais de uma hora, e de quebra serve para encaixar algumas boas piadas para os pais que as acompanharão nos cinemas.

O espetáculo visual é muito bem feito, como era de se esperar em uma produção Dreamworks. O problema é que hoje em dia estamos mal acostumados, e esperamos sempre um degrau acima (a Pixar nos deixou assim) e Madagascar 3 é “apenas” bem feito. Mesmo assim, algumas sequências, são muito boas, como todo o trecho em Monte Carlo.

Algumas piadas são realmente boas – gostei de quase todas as cenas com o rei Julien e os lêmures. Mas o filme é irregular, nem todas as piadas funcionam. Pelo menos a trilha sonora com músicas pop conhecidas ajuda o ritmo do filme.

Madagascar 3 tem alguns problemas com a tal suspensão de descrença. Ok, a gente acredita que um tigre siberiano adulto consegue passar através de um anel. Mas… Como eles saíram da África e chegaram em Monte Carlo? Será que não dava pra chegar direto em Nova York? 😉

Ainda teve uma coisa que me deixou encucado, não sei se rola o mesmo nos outros dois filmes: há interação entre humanos e os animais. Normalmente, em desenhos animados, animais não interagem com humanos, só entre si. Achei isso estranho… E teve outra coisa que achei sem sentido. Sei que sou minoria, mas gosto de animais no circo (não sei como está no resto do Brasil, mas aqui no Rio existe uma lei que proíbe circos com bichos) – acredito que apenas uma pequena parte dos animais de circo sejam maltratada. O leão Alex faz um discurso em defesa dos animais no circo, cutucando “um certo circo canadense” – referência clara ao Cirque du Soleil, que não tem animais. Mas quando eles montam o espetáculo, os bichos se portam como humanos. O discurso ficou sem sentido…

Vi a versão dublada, que está muito boa – a dublagem brasileira alcançou um nível excelente. Só deu pena de não ouvir as vozes do elenco gringo: Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer e Jada Pinkett Smith fazem o quarteto principal, e o filme ainda tem as vozes de Jessica Chastain, Frances Mcdormand, Martin Short e Cedric The Entertainer. E se o rei Julien já é engraçado na versão brasileira, fiquei imaginando na versão original, com a voz de Sacha Baron Cohen.

O fim deixa espaço para a franquia continuar. Mas, sinceramente, acho que já deu o que tinha que dar…

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Star Wars: The Old Republic

Crítica – Star Wars: The Old Republic

Hoje, 4 de maio, é o “Star Wars Day”! Por causa de um trocadilho infame com a data em inglês (may the fourth), os fãs de Guerra nas Estrelas comemoram o dia de hoje!

Procurei algo novo de Star Wars pra ver e comentar aqui hoje. Achei este Star Wars: The Old Republic. Vamos lá?

Peguei a sinopse que tá no legendas.tv: “É um material ‘histórico’ da mitologia Star Wars a partir dos arquivos dos próprios Jedis, narrado pelo guardião dos arquivos Jedis, Mestre Jedi Gnost-Dural (voz do ator Lance Henriksen), sobre os acontecimentos das eras que antecederam o Tratado de Coruscant, eventos com mais de 3000 anos antes do surgimento de Darth Vader.”

Na verdade, Star Wars: The Old Republic não é um filme nem uma série. São 12 animações curtas, com duração entre 3 e 4 minutos cada. Uma voz em off conta a história, enquanto imagens muito pouco animadas passam na tela.

Sabe qual o problema? As histórias são curtinhas, então a gente fica com a impressão de estar vendo uma introdução para algo legal que viria depois – e nada acontece. É só uma narração em off. Tudo chaaato…

Não saco de videogames. Se cada filminho é a introdução para uma nova fase do game, pode até funcionar. Mas aqui, um filminho atrás do outro fazem de Star Wars: The Old Republic um programa quase insuportável de quase 50 minutos de duração…

Heu deveria ter escolhido os desenhos animados da série Clone Wars. Bem mais interessantes…

Enfim, “May the Forth be with you”!

Batalha Por T.E.R.R.A.

Crítica – Batalha Por T.E.R.R.A.

Quando todos os últimos recursos da Terra são exauridos, os sobreviventes saem à procura de um novo planeta para recomeçar a vida. O planeta T.E.R.R.A., habitado por seres pacíficos e que vivem em harmonia, é uma opção. O problema é que a atmosfera é incompatível com a sobrevivência dos humanos.

Batalha Por T.E.R.R.A. é um desenho animado incomum. A história é séria, diferente da maioria das animações atuais, quase sempre em tom de comédia – não rola nem um alívio cômico. Mesmo assim, a temática não é adulta. Talvez isso seja um problema, porque a criançada pode se cansar, enquanto os adultos podem não curtir o visual infantil.

O traço do desenho não é tão impressionante quanto o “padrão Pixar”, mas gostei do resultado, o visual do planeta e de seus habitantes é muito interessante. E a trama é simples mas não é óbvia, boa notícia quando se fala de animações atualmente.

Vi a versão dublada, o que foi uma pena. O elenco da versão original é impressionante: Evan Rachel Wood, Brian Cox, Chris Evans, James Garner, Danny Glover, Amanda Peet, Luke Wilson, Justin Long, Rosanna Arquette, Beverly D’Angelo, Ron Perlman, Dennis Quaid, Danny Trejo e Mark Hammil. Nada mal!

Teve uma coisa que me deixou encucado: por que escolheram o nome “T.E.R.R.A.” para o novo planeta? No mundo globalizado em que vivemos, será que ninguém avisou aos gringos como é, em português, o nome do nosso próprio planeta? E tem mais: são quantas letras “R”? No estojo do dvd (original), é “T.E.R.A.”, com um “R” (como a imagem acima); nas legendas do dvd (original), é “T.E.R.R.A.”, com dois. Na dúvida, fui ao imdb, onde está com dois “R”s…

Batalha Por T.E.R.R.A. não entrará para a história como um desenho “obrigatório”. Mas não vai decepcionar ninguém.

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As Aventuras de Tintim

Crítica – As Aventuras de Tintim

Estreou a aguardada adaptação dos quadrinhos franceses belgas!

Junto com o Capitão Haddock e o cachorrinho Milu, o intrépido repórter Tintim sai em uma caça a um tesouro em um navio no fundo do mar.

A história desse filme vem de longe. Quando Steven Spielberg lançou Caçadores da Arca Perdida em 1981, um crítico comparou o filme com os livros do Tintim, do desenhista Hergé. Spielberg não conhecia Tintim, comprou os livros e virou fã. A admiração foi recíproca: Hergé declarou que Spielberg seria o nome certo para uma possível adaptação cinematográfica. Quando Hergé faleceu em 83, Spielberg comprou os direitos e quase rolou um filme em 84 (Jack Nicholson foi cogitado para ser o Capitão Haddock!).

Mas o projeto foi deixado de lado, sabe-se lá por qual motivo. Até que, recentemente, Spielberg resolveu retomar os trabalhos, e entrou em contato com Peter Jackson, para ver a viabilidade de fazer um cãozinho Milu digital através da WETA (companhia de efeitos especiais de Jackson). Jackson já era fã do Tintim, e resolveram então fazer uma parceria e produzir três filmes em animação por captura de movimento – atores usam sensores pelo corpo, que são interpretados pelo computador.

Além de ter dois grandes nomes na produção, o roteiro de As Aventuras de Tintim (baseado nos livros O Caranguejo das Pinças de Ouro e O Segredo do Licorne) também tem pedigree: foi escrito pelo trio britânico Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto, Scott Pilgrim), Steven Moffat (Doctor Who, Sherlock BBC) e Joe Cornish (Attack The Block). Spielberg dirigiu este primeiro filme e Jackson está dirigindo o segundo – não achei no imdb qual será a previsão de estreia.

Há anos que Spielberg deixou o seu auge, mas mesmo assim ele não costuma decepcionar. Seus últimos 15 anos foram mais fracos que o início de sua carreira, mas ele ainda manteve uma média bem melhor do que a maioria em volta dele (com filmes como O Resgate do Soldado Ryan ou O Terminal). E aqui Spielberg está novamente em boa forma. As Aventuras de Tintim é muito bom. Não sei se vai se tornar um clássico e figurar ao lado de Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Caçadores da Arca Perdida, ET, Tubarão ou Parque dos Dinossauros. Mas com certeza é melhor que Minority Report e Guerra dos Mundos

Tecnicamente, o filme é impressionante. O sistema de captura de movimento não é novidade, já vimos antes em filmes como Expresso Polar e Beowulf. Mas aqui a qualidade está muito superior. Ainda mais em 3D. A qualidade da imagem é algo poucas vezes visto – pena que o Oscar não aceita captura de movimentos no Oscar de animação, senão acho que As Aventuras de Tintim seria a grande barbada (além do mais porque o filme da Pixar este ano foi o fraco Carros 2).

(O novo Planeta dos Macacos usa o mesmo sistema para os macacos do filme. A diferença é que em As Aventuras de Tintim é o filme inteiro, e não alguns personagens. Coincidência ou não, Andy Serkis teve papeis centrais em ambos os filmes.)

Uma das sequências sozinha já valeria o ingresso, mesmo se As Aventuras de Tintim fosse ruim (o que não é). Sabe plano-sequência, quando a câmera acompanha uma cena sem cortes? Bem, em uma animação, um corte e uma emenda podem facilmente ser feitos. E mesmo assim, As Aventuras de Tintim traz um dos planos-sequência mais sensacionais que heu já vi, na cena da perseguição aos três pergaminhos. A “câmera” passeia por ângulos que seriam impossíveis de ser usados se fosse uma filmagem real.

Com relação ao elenco, é complicado falar do trabalho de atores que não aparecem na tela. Mas deu pena de ver o filme dublado e descobrir que a dupla de detetives atrapalhados Dupon e Dupon é feita por Simon Pegg e Nick Frost, de Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e Paul – aposto como isso está mais engraçado no som original. No resto do elenco, Jamie Bell e Daniel Craig se juntam ao “veterano” Andy Serkis no sistema de captura de movimento.

O filme, propositalmente, não tem fim, rola um gancho para a continuação. Aguardemos o filme de Peter Jackson!

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Operação Presente

Crítica – Operação Presente

Continuando o espírito natalino…

Operação Presente explica uma coisa que intriga muitas crianças: como é que Papai Noel consegue entregar todos presentes de Natal, para milhões de crianças, em apenas uma noite? Infelizmente, o sistema usado ainda é passível de falhas, e por isso uma criança corre o risco de ficar sem o presente. Arthur Christmas, o filho do atual Papai Noel, resolve tentar consertar o erro.

Trata-se da nova produção da Aardman Animation, responsável pelos filmes em stop motion A Fuga das Galinhas e toda a série Wallace & Gromit. Aqui não é stop motion – os traços são arredondados, mas é uma animação por computador, como é mais comum hoje em dia.

Se por um lado rolou uma certa decepção por não ser em stop motion, por outro lado a animação por computador conseguiu uma qualidade com detalhes impressionantes. São milhares de elfos trabalhando ao mesmo tempo, ia ser complicado se cada um deles fosse animado individualmente por stop motion… E o resultado final ficou muito legal, a cena onde os elfos mostram a logística da entrega dos presentes é genial!

O roteiro, escrito pela diretora Sarah Smith juntamente com Peter Baynham, equilibra bem uma história que poderia ter caído em clichês fáceis. Ok, a trama não é algo assim tão inédito. Mas é uma boa história, bem contada, e com personagens cativantes.

Como de praxe, o tom do desenho é o humor. Não chega a ser de causar gargalhadas, como algumas animações atuais (uma recente produção da Aardman, Por Água Abaixo, era de rolar da poltrona), mas é bem divertido, tanto pra criançada quanto pros pais.

Como acontece frequentemente, fiquei com pena de ter visto a versão dublada. O elenco da versão original é impressionante, e traz as vozes de James McAvoy, Bill Nighy, Hugh Laurie, Jim Broadbent, Imelda Staunton, Laura Linney, Eva Longoria, Michael Palin, Robbie Coltrane, Joan Cusack, Andy Serkis e Dominic West! Pelo menos a dublagem brasileira é boa…

A única cópia que ainda estava em cartaz na zona sul do Rio de Janeiro era em 3D. Não vou falar que o 3D foi ruim, mas acho que não precisava. Se visto em 2D, acho que Operação Presente não perde nada.

Por fim, preciso falar que foi desnecessário ser obrigado a ver um videoclipe do Justin Bieber cantando uma música de natal antes do filme. Caramba, a música já está na trilha sonora, durante os créditos. Precisa mostrar antes também? Decisão lamentável do exibidor…

Carros 2

Carros 2

Na minha humilde opinião, o primeiro Carros é o mais fraco dos filmes da Pixar. Não que seja ruim, mas perde na comparação – afinal, o nível é alto, são as melhores animações dos últimos anos! Por isso, estava com pé atrás com este Carros 2.

Infelizmente, o pé atrás tinha fundamento…

Nesta segunda parte, Relâmpago Mcqueen, agora um campeão consagrado, é convidado para participar de um torneio mundial, o World Grand Prix, patrocinado por um combustível ecológico. Depois de um desentendimento, ele se separa de seu grande amigo Mate, que acaba confundido com um espião internacional.

A parte técnica continua enchendo os olhos. Não se pode falar uma vírgula sobre a qualidade da animação – não só vemos detalhes com uma perfeição impressionante, como ainda rolam divertidas adaptações automobilísticas de cenários em cidades como Londres e Paris – aparecem até o Papa e a Rainha da Inglaterra. E, para nós, brasileiros, tem uma corredora brasileira, e vemos bandeirinhas do Brasil nas arquibancadas.

Mas isso tudo parece mascarar o pior problema: Carros 2 tem uma história fraca. As partes de espionagem são interessantes, mas nada demais. As corridas ficam em segundo plano. Parece até um spin-off: o foco sai de McQueen e o protagonista vira Mate. Olha, posso estar errado, mas… Acho que ele funciona bem como um coadjuvante, um alívio cômico – porém, como personagem principal, cansa.

Outro problema: uma trama com tiroteios, espionagem, tortura, máfia, combustíveis ecológicos, me parece um pouco adulta. Assim, o filme fica com crise de identidade: é muito adulto para as crianças, mas muito bobo para os mais velhos.

Pra piorar, o filme é mais longo que a média das animações atuais – são quase duas horas de filme. E assim, a gente fica curtindo o visual bem elaborado e procurando piadas e referências ao mundo real, enquanto assite um filme fraco…

O currículo da Pixar ainda é impressionante. Mas torço para o próximo filme voltar à qualidade anterior.

p.s.: Pra piorar ainda mais, li na internet que uma das melhores coisas de Carros 2 é o curta que vem antes. E no cinema do Via Parque só passaram propagandas e trailers, nada de curta!

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Top 10: Stop Motion


Top 10: Stop Motion

Stop Motion é aquele estilo de animação onde modelos são fotografados quadro a quadro. Quando heu era criança, a gente chamava de “animação de massinha”.

Hoje em dia, o stop motion é pouco usado, porque é muito mais fácil fazer tudo no computador. Mas se a gente pesquisar, até pouco tempo atrás muitos filmes usavam stop motion corriqueiramente nos seus efeitos especiais – de Guerra nas Estrelas (o jogo semelhante a xadrez dentro da Millennium Falcon) a Jurassic Park (parte dos dinossauros era stop motion usando modelos em tamanho natural!).

Provavelmente o maior nome na história do stop motion é Ray Harryhausen, citado algumas vezes no Top 10. A imagem que abre o post é uma homenagem que o filme Monstros S.A. fez a ele – o restaurante onde Mike Wazowski leva Celia se chama Harryhausen! Detalhe: Monstros S.A. não tem nada de stop motion…

Para a lista abaixo, peguei dois tipos diferentes de filme. Alguns são longas de animação feitos inteiramente com stop motion. Outros são filmes com atores onde efeitos em stop motion são destaques. Espero ter escolhido os melhores exemplos de ambos os casos!

Vamos aos filmes?

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10. Rudolph – A Rena do Nariz Vermelho (1964)

Abro o Top 10 com este Rudolph – A Rena do Nariz Vermelho, uma forte lembrança dos meus tempos de Sessão da Tarde!

9. Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005)

Heu particularmente prefiro A Fuga das Galinhas, do mesmo Nick Park. Mas temos que reconhecer que Wallace & Gromit foi até hoje o único longa de stop motion a ganhar Oscar de melhor animação…

8.  Fúria de Titãs (1981)

Ray Harryhausen trabalhou nos efeitos stop motion de alguns grandes filmes de aventura, como este Fúria de Titãs, com Cálibos, Pégaso, Medusa e a corujinha Bubo.


7. King Kong (1933)

Clássico do terror e também da animação, faz uma boa dobradinha com o também clássico O Mundo Perdido, de 1925, inovadores na época ao misturarem atores com stop motion.

6. As Novas Viagens de Simbad (1973)

Décadas atrás existia uma série de filmes do Simbad onde atores contracenavam com criaturas em stop motion, animadas por Ray Harryhausen (Simbad e a Princesa, Simbad e o Olho do Tigre…). As Novas Viagens de Simbad foi o último desses.

5. A Festa do Monstro Maluco (1967)

Dr Frankenstein resolve se aposentar, e promove uma festa para escolher seu sucessor. Entre os convidados, estão Dracula, o Lobisomem, a Criatura e Dr Jekyll & Mr Hyde.

4. Jasão e os Argonautas (1963)

É o filme mitológico mais famoso e importante do Ray Harryhausen, com a Hydra e a famosa cena do exército de esqueletos, citada por Sam Raimi em Evil Dead 3 – Army of Darkness.

3. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Jack Skellington, o rei da Cidade do Halloween, descobre o Natal, e resolve sequestrar o Papai Noel e tomar o lugar dele. Genial filme de Henry Selick, com roteiro de Tim Burton.

2. Noiva Cadáver (2005)

Fábula macabra onde um homem é disputado por duas noivas – sendo que uma delas está morta. Tim Burton produziu, escreveu e co-dirigiu (ao lado de Mike Johnson).

1. Coraline e o Mundo Secreto (2009)

E o primeiro lugar fica com a adaptação do livro de Neil Gaiman, também dirigida por Henry Selick. Fofo e assustador ao mesmo tempo, e com uma animação de encher os olhos.

http://blogdoheu.wordpress.com/2009/02/25/coraline-e-o-mundo-secreto/

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