Feast 3 – Happy Finish

Crítica – Feast 3 – Happy Finish

Depois de Feast 2 – Sloppy Seconds, fiquei de ver o terceiro filme, mas acabei esquecendo. Aí, quando vi que o diretor de Piranha 2 era o mesmo John Gulager da série Feast, fui procurar o terceiro pra fechar a trilogia.

A trama segue os acontecimentos de Feast 2. Isolados no teto de um prédio, os últimos sobreviventes tentam encontrar um caminho para escapar dos monstros.

Vamos recapitular. Descobri o primeiro filme por acidente, comprei o dvd numa promoção sem saber do que se tratava. E foi uma agradável surpresa, Feast, aqui batizado de Banquete do Inferno, é um bom filme de terror slasher, bem humorado e cheio de gore. Então soube que existiam duas continuações, filmadas ao mesmo tempo (como fizeram com De Volta Para o Futuro 2 e 3). Procurei o segundo filme, Feast 2 – Sloppy Seconds, e vi que era bem inferior ao primeiro. A decepção foi tão grande que esqueci de procurar o terceiro filme. Só lembrei quando vi o nome do diretor nos créditos do divertido Piranha 2

Feast 3 – The Happy Finish não é bom, mas quem viu o segundo filme já sabia disso. O terceiro filme vai na mesma onda: efeitos toscos, personagens caricatos e muito, muito gore. E o roteiro tem um monte de buracos (como acontece no segundo filme). Várias coisas não têm lógica – tipo, por que eles vão pro esgoto?

Pelo menos o roteiro tem algumas boas sacadas. Rolam algumas cenas imprevisíveis – a trama aponta para uma direção, e de repente muda o rumo para algo completamente inesperado (adorei o robô!). Além disso, o roteiro tem algumas piadinhas para fãs de cinema, como o nome do personagem Jean-Claude Seagal ou a citação a Rambo 3.

Mas é pouco. Mesmo assim, Feast 3 – The Happy Finish não vale a pena. Era melhor ter visto apenas o primeiro, e depois ter pulado direto para o Piranha 2

Monster Brawl

Crítica – Monster Brawl

Oito monstros clássicos se enfrentando num ringue de luta livre? Taí uma boa ideia! Pode sair um crossover sensacional daí!

A sinopse é simples: Frankenstein, Lobisomem, Zumbi, Cíclope, Bruxa, Vampira, Monstro do Pântano e Múmia se enfrentam, em duplas, em um letal torneio de vale-tudo.

Claro que um filme com uma premissa dessas não ia ser bom – tudo é trash demais! Mas poderia render um trash divertido, se a ideia fosse bem desenvolvida. Pena que não foi…

Pra começar, o roteiro é muito ruim. Não existe uma linha narrativa – dois monstros lutadores são apresentados através de um rápido flashback, rola a luta (igual a lutas fakes de telecatch) e vamos para a dupla seguinte.

Mas isso não é o pior. Poucas vezes vi furos de roteiro tão grosseiros como dois que rolam aqui. Primeiro: os monstros são divididos em peso médio e peso pesado. E o torneio dos pesos médios é simplesmente deixado de lado, só vemos a final dos pesos pesados. Depois, pra piorar, aparecem vários zumbis na história. E assim como não há explicação para o surgimento, do nada eles somem…

O gore é bem feito, essa parte não vai decepcionar os apreciadores. A maquiagem também é boa, só não gostei do Cíclope, seu único olho não enganou ninguém. Mas acho que são as únicas qualidades do filme, e isso é pouco… Quem aguardava um grande crossover entre monstros clássicos vai continuar esperando…

Nazis At The Centre Of The Earth

Crítica – Nazis At The Centre Of The Earth

Há tempos tinha curiosidade de ver um filme da produtora The Asylum. Por que não começar por um filme falando de nazistas no centro da Terra?

Uma equipe de pesquisadores na Antártida descobre um buraco, que os leva a um mundo subterrâneo, onde vivem nazistas que querem conquistar o mundo.

Antes de falar do filme, vamos falar da The Asylum. Produtora responsável por produções baratas lançadas direto em home video, a The Asylum ganhou fama por “pegar carona” nos grandes blockbusters. Um exemplo: na época do lançamento de Transformers, eles lançaram um filme chamado Transmorphers. Em sua defesa, a The Asylum alega que suas histórias são originais e não plágios. Mas que eles se aproveitam do sucesso dos grandes, isso é claro…

Com uma proposta dessas, claro que nunca veremos um filme bom sair da The Asylum. Mas quem me conhece sabe que sei apreciar um bom trash. Então, vamos à análise de Nazis At The Centre Of The Earth, já sabendo que se trata de um filme trash!

Bem, não é um trash dos piores, mas também está longe de clássicos como Bad Taste e Evil Dead. Os efeitos especiais poderiam ser melhores, hoje em dia não é caro fazer efeitos digitais convincentes. Mas a trama traz um plot twist genial quando revela o plano do vilão – gostei tanto desse plot twist que me fez relevar os diálogos ruins que infestam o filme.

No elenco, tive pena de ver a Dominique Swain, a Lolita da refilmagem feita em 1997 por Adrian Lyne. Não só o seu padrão de filme baixou significativamente como ela, que era bonita, mas está tão feinha… Ela não é o único nome “conhecido” – Jake Busey (filho do Gary Busey), de Tropas Estelares e Identidade, também está aqui. Mas acho que Busey nunca gerou esperanças de que seria um grande ator… De resto, só gente desconhecida.

O resultado final é um filme trash mediano. Dispensável, mas pode divertir quem estiver no clima certo.

Depois dos créditos rola uma curta cena. Claro, gancho pra continuação…

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Piranha 2

Crítica – Piranha 2

Continuação do divertido Piranha, dirigido por Alexandre Aja em 2010!

Depois dos eventos do primeiro filme, as piranhas pré-históricas agora se aproximam de um parque aquático. Claro, às vésperas da grande inauguração.

Desta vez, a direção ficou a cargo de John Gulager, que fez um bom trabalho em Banquete do Inferno, mas não tão bom em sua continuação, Feast II (preciso procurar o terceiro filme da série…). A produção aqui aparentemente tinha mais recusros que na trilogia Feast. O resultado ficou inferior ao primeiro Piranha, mas até que esse segundo filme é divertido.

Mais uma vez, o filme é em 3D. Este é o único tipo de 3D que defendo – não acho graça em usar o 3D para “dar profundidade” à cena. Gosto de ver soluções divertidas, o 3D sendo usado para atirar coisas na direção da câmera. Você precisa se abaixar pra se desviar da piranha que está vindo em sua direção!

O elenco é melhor do que o esperado para uma continuação de um filme assumidamente B. Temos pequenas participações de Christopher Lloyd e Ving Rhames, repetindo os papeis do primeiro filme; temos Gary Busey e Clu Gulager (pai do diretor) numa pequena cena inicial; e temos David Hasselhof, engraçadíssimo, interpretando ele mesmo. O papel principal ficou com Danielle Panabaker, forte candidata a “scream queen” do novo milênio (ela também esteve em Aterrorizada, A Epidemia e no remake de Sexta Feira 13 feito em 2009). Ainda no elenco, Katrina Bowden (Tucker And Dale Vs Evil), Matt Bush e David Koechner.

Algumas coisas funcionam bem justamente porque são caricatas ao extremo, como a cena de sexo com Katrina Bowden, ou toda a participação de David Hasselhof (ele corre em câmera lenta, ao som do tema de Baywatch!). Mas outras coisas ficaram over – tipo, boa sacada a arma na perna mecânica, mas aí a entra uma música nada a ver na trilha sonora e tudo fica em câmera lenta, e a cena perde o timing. Isso acontece algumas vezes durante o filme…

Isso sem contar com algumas incoerências brabas, como piranhas que são fortes, rápidas e inteligentes para destruir um pier, mas não conseguem chegar a tempo de atacar quem é derrubado do mesmo pier. Não, né?

Mas, quem se propõe a ver um filme como Piranha 2 vai curtir mais os momentos engraçados. E isso o filme tem de monte – assim como no primeiro filme, temos boa quantidade de nudez, muito sangue, muito gore e várias mortes legais. E tudo dentro de um adorável clima trash.

Pra quem curte, boa opção! E, pelo fim, são boas as chances de um terceiro filme…

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Iron Sky

Crítica – Iron Sky

O que? Nazistas no lado escuro da Lua??? Pára tudo, quero ver!

Secretamente, nazistas construíram uma base no lado escuro da Lua no fim da Segunda Guerra Mundial, onde, isolados do mundo (literalmente!), estão construindo uma gigantesca máquina de guerra para conquistar o planeta. Descobertos 70 anos depois, eles seguem com o plano de invadir a Terra.

Produção finlandesa, alemã e australiana, Iron Sky não é tão bom quanto parecia ser. A premissa é muito boa, e o filme acerta em alguns aspectos, como as cenas no espaço e os cenários e naves nazistas. Mas um roteiro fraco e personagens idem tornam o resultado mediano.

Na verdade, tudo em Iron Sky remete aos clássicos filmes B: sinopse absurda, produção barata e atores pouco conhecidos (Julia Dietze, Peta Sergeant, Stephanie Paul, Christopher Kirby e Udo Kier). A diferença para os filmes B de antigamente é que aqui os efeitos especiais são bem feitos, mas isso se deve pela evolução da tecnologia – hoje é muito mais fácil se fazer bons efeitos especiais (o filme Monstros é uma produção independente quase caseira que custou 15 mil dólares, e que traz monstros alienígenas bem convincentes). Mas, na essência, estamos diante de um legítimo filme B.

A ideia era muito boa, nazistas isolados da tecnologia atual, invadindo o planeta com discos voadores e zeppelins – e com toda a pompa que sempre acompanha o nazismo no cinema. Não é uma invasão perfeita? Em vez de alienígenas, são nazistas herdeiros da Segunda Guerra. Vilões perfeitos!

Mas o roteiro é fraco demais. O filme dirigido pelo finlandês Timo Vuorensola (que é vocalista de uma banda de black metal industrial!) é previsível e bobo, a piada inicial não se sustenta por muito tempo. E tem uma coisa que achei estranha: quando mostra a reunião das Nações Unidas, não reparei se tinha um representante da Alemanha. A Alemanha de hoje não tem nada a ver com os nazistas da Lua, mas acho que questionariam isso numa reunião da ONU. E cadê os alemães contemporâneos?

Mesmo assim, gostei do resultado final. Pelo menos é diferente do óbvio que infesta o mercado. E como o filme é curtinho, passa rapidinho enquanto a gente aprecia o visual dos aparatos nazistas com cara de steampunk… Ah, e gostei do fim do filme! (E claro que não vou contar aqui quem ganha a guerra…)

Não tenho ideia se o filme será lançado. Consegui uma versão com o som original – quando os diálogos são em inglês, fica sem legendas; quando são em alemão, temos legendas em inglês…

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Bad Ass

Crítica – Bad Ass

Um filme chamado “Bad Ass”, estrelado por Danny Trejo? Taí, quero ver isso!

Veterano da guerra do Vietnã, Frank Vega vive à margem da sociedade há 40 anos. Devido a um incidente no qual defendeu um senhor negro e idoso de dois skinheads, ele se torna um herói local.

Não é de hoje que rola uma crise de criatividade em Hollywood. Temos filmes baseados em livros, em quadrinhos, em séries de tv, em desenhos animados, em videogames, até em jogos de tabuleiro. E agora, também temos um filme baseado em viral de youtube… É o caso deste Bad Ass, baseado no video “Epic Beard Man”, que fez sucesso em 2010 ao mostrar um senhor de idade batendo em um jovem marginal negro. O filme recria a cena, e inventa uma história por trás disso.

Claro, ninguém espera que Bad Ass seja um grande filme. É tudo meio tosco. Aliás, algumas cenas são dignas de um bom filme trash, como Vega ajudando a velhinha, ou o motorista do ônibus fã do Bad Ass. Uma das falhas do filme escrito e dirigido pelo pouco conhecido Craig Moss é justamente essa: não se decidir entre um filme sério e uma paródia. Isso enfraquece a premissa do filme, já que às vezes Vega parece ter super poderes. Mais: por que quase nenhum bandido anda armado na vizinhança?

(Moss tem no currículo um filme com um bom nome: The 41-Year-Old Virgin Who Knocked Up Sarah Marshall and Felt Superbad About It. Mas não vi esse, tenho medo de todas as piadas estarem no título…)

Ironicamente, outro problema está logo no seu protagonista. Com 68 anos recém completados, Danny Trejo tem idade compatível com o personagem Frank Vega, mas estamos acostumados a vê-lo em papeis onde não aparenta a idade – caramba, o cara tá filmando a continuação de Machete! Trejo pode ser velho, mas não tem cara de terceira idade – diferente do senhor anônimo do video original.

Mas, se a gente não levar a sério, Bad Ass é até divertido – ganha pontos por não ser pretensioso e por Danny Trejo, que nunca foi um grande ator, mas sempre foi um personagem carismático. Ainda no elenco, Ron Perlman e Charles S. Dutton, outros veteranos legais.

Só não espere um novo Machete

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Jesus Christ Vampire Hunter

Crítica – Jesus Christ Vampire Hunter

Um musical de kung fu onde Jesus Cristo luta contra vampiros que matam lésbicas para extrair suas peles para se proteger do sol, ajudado por Santo, ex lutador de telecatch mexicano – pára tudo, PRECISO ver isso!

A sinopse é isso aí. Vampiros matam lésbicas e usam a pele delas pra se proteger do sol (?). Jesus Cristo corta o cabelo e tira a barba para enfrentar os vampiros lutando kung fu (???). E o lendário (e gordo) Santo vem para ajudá-lo (?????). Poucas vezes li uma sinopse tão WTF!

Jesus Christ Vampire Hunter é um trash típico. Produção paupérrima, atores amadores, efeitos especiais ridículos e trama absurda. Mas – com este título, alguém achava que ia ser diferente?

Claro que o filme é ruim. Mas tem alguns momentos bem divertidos – não é qualquer filme que pode ter o protagonista falando “se eu não voltar em 5 minutos, chame o Papa!” Isso sem contar a tosquérrima luta entre Jesus e algumas dezenas de ateístas.

O problema é que a ideia é divertida, mas não sustenta a quase hora e meia do filme, principalmente porque a produção é precária demais. O filme cansa lá pelo meio. Aliás, falando em produção precária, a data do filme é 2001, mas a imagem é tão ruim que parece um filme dos anos 70…

Mais uma coisa: a divulgação fala em musical de kung fu. O filme traz várias lutas (todas toscas), mas só rola um número musical. O povo fã de Broadway precisa procurar outro trash…

Resumindo: Jesus Christ Vampire Hunter é ruim. Mas divertido se visto dentro do espírito certo.

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Alien Lésbica Solteira Procura

Crítica – Alien Lésbica Solteira Procura

Um filme com o nome Alien Lésbica Solteira Procura precisa ser visto porque… Ora, porque se chama Alien Lésbica Solteira Procura!

O planeta Zots está com problemas na camada de ozônio, e descobre que isso é causado por emoções intensas vividas por seus habitantes. Então, resolve mandar alienígenas lésbicas para a Terra para sofrerem decepções amorosas e terem o coração partido.

Desde que li a programação do Festival, fiquei com vontade de ver Alien Lésbica Solteira Procura. Claro que a expectativa era baixa, dificilmente o filme ia ser melhor que o título (como aconteceu com Matadores de Vampiras Lésbicas). Mas… Não é que o filme é divertido?

Parece uma mistura de Go Fish (filme lésbico dos anos 90) e O Balconista (ambos filmes independentes em preto e branco), com uma pitada de humor televisivo a la Saturday Night Live e 3rd Rock From The Sun. O humor do filme às vezes é bobo, mas tem uma boa piada aqui e outra acolá.

A parte técnica é bem amadora. A nave alienígena parece feita com duas quentinhas! Lembrou o estilo de Plan 9, do Ed Wood. Mas, como não é pra levar a sério, não atrapalha.

O filme é curto, uma hora e quinze minutos, mas mesmo assim rola encheção de linguiça – aquela trama paralela dos agentes do governo é desnecessária. Mas, como heu não esperava nada demais, foi até uma agradável sessão de cinema.

Chapeuzinho Vermelho do Inferno

Crítica – Chapeuzinho Vermelho do Inferno

No primeiro post sobre o Festival do Rio 2011, falei sobre o risco de se assitir um filme ruim. Como temos poucas informações sobre cada filme, existem boas chances de se pegar algo muito ruim pela frente. É o caso deste Chapeuzinho Vermelho do Inferno.

Tá, um filme com esse nome não tinha muito como fugir do trash. Mas, uma co-produção entre Cuba e Costa Rica, escrita e dirigida por Jorge Molina, o principal ator coadjuvante do divertido Juan de los Muertos, contando uma versão distorcida da historinha clássica infantil? Prometia pelo menos ser um bom trash!

Mas não. Chapeuzinho Vermelho do Inferno é ruim, muito ruim. É um filme ruim em tantos aspectos que não sei nem por onde começar.

Aliás, minto, sei por onde começar. Pedofilia é uma coisa errada. Mostrar uma atriz com cara de adolescente nua é errado e desnecessário. Mas mostrar uma adolescente nua praticando zoofilia com um filhotinho de cachorro é muito errado e totalmente desnecessário. Poucas vezes na minha vida tive vontade de sair da sala de um cinema durante a projeção – e quase me levantei nesta cena. (Ainda rola uma cena de estupro em cima de um cadáver, com a mesma adolescente…)

Isso já seria o suficiente pra Chapeuzinho Vermelho do Inferno ser jogado no lixo. Mas tem mais. Além da pedofilia e da zoofilia (e ainda rola incesto), o filme é tosco demais. Começa pela imagem – diferente de quase todos os filmes presentes no Festival, que são em película, aqui a projeção é em vídeo/dvd, trazendo uma imagem horrível na tela. E a maquiagem é muito mal feita, um ator homem faz a vovó, e o visual dele parece um palhaço de circo de periferia.

A história não só é doente, como o humor presente no filme é digno de programas televisivos como A Praça é Nossa e Zorra Total. Alguns personagens caricatos, como o irmão retardado, não têm nenhum sentido na trama. E, pra manter a proposta apelativa, qualquer coisa é pretexto pra todas as atrizes tirarem a roupa – nem precisa de motivo.

Na sessão que heu estava, no cinema do Shopping da Gávea, tinha uma pessoa, umas duas fileiras atrás de mim, que dava gargalhadas. Quase que fui perguntar pra ele qual era o motivo das risadas…

Resumindo: não é o pior filme da minha vida, porque, como disse um amigo meu, gosto de “filmes limítrofes” – aqueles filmes que ficam na linha entre o ruim e o divertido – então, infelizmente, posso dizer que já vi coisa pior. Mas Chapeuzinho Vermelho do Inferno entra fácil num top 10. E, na minha humilde opinião, é mais ofensivo que A Serbian Film.

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Shark Night 3D

Crítica – Shark Night 3D

Sabe quando um filme não precisa se esforçar muito pra agradar, e mesmo assim não consegue atingir o objetivo?

A sinopse aqui é o de sempre. Um grupo de jovens universitários, todos bonitos e sarados, vão passar um fim de semana numa casa num lago (de água salgada), mas um deles é atacado por um tubarão. Aos poucos, eles descobrem que estão cercados.

A trama é besta, o elenco é limitadíssimo, os personagens são clichê. Mas isso tudo é aceitável, afinal, o público que se propõe a ver um filme desses na verdade se preocupa mais em ver mortes bem filmadas, de preferência com muitas coisas sendo atiradas na direção da tela, e melhor ainda se for com mulheres usando pouca roupa. E é aí que Shark Night 3D é fraco.

O 3D nem é mal feito. O problema é que são poucas as cenas usando o efeito de maneira satisfatória. Poucas coisas são atiradas na direção do espectador! E Shark Night 3D tem zero de nudez e gore – no máximo, rolam mulheres de biquini e algum sangue discreto.

Se a parte trash é fraca, a parte séria é lamentável. O roteiro é repleto de inconsistências – se heu começar a listar os furos, o post não acaba hoje. E o elenco só tem jovens desconhecidos e com pouco talento para a atuação – o cara que faz Blake é terrível, no mau sentido!

Decepcionante. Reveja Piranha 3D, vale mais a pena.

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