Esqueceram de Mim

Crítica – Esqueceram de Mim

Vamos de filme natalino?

Um garoto de 8 anos de idade é acidentalmente esquecido em casa quando a família vai viajar para Paris para passar o natal. Sozinho em casa, ele precisa se defender contra ladrões atrapalhados.

Grande clássico do “cinema família” dos anos 90, Esqueceram de Mim (Home Alone, no original) é um daqueles filmes que TODO MUNDO viu. Os mais velhos viram no cinema; os mais novos, em alguma reprise televisiva.

O que falar sobre um filme que todo mundo viu? Bem, podemos dizer que Esqueceram de Mim continua divertido até hoje, 23 anos depois do lançamento (o filme é de 1990). O humor pastelão da parte final mostra um raro equilíbrio e consegue ser muito engraçado sem cair na baixaria nem na escatologia nenhuma vez.

Quando se fala em Esqueceram de Mim, todos lembram logo de Macauley Culkin. Mas alguns nomes por trás das câmeras devem ser citados. O roteiro era de John Hughes, o diretor de Curtindo a Vida AdoidadoClube dos Cinco, um dos nomes mais importantes do cinema infanto-juvenil dos anos 80. A direção estava nas mãos de Chris Columbus, que na época era mais famoso por ser o roteirista de Gremlins, GooniesO Enigma da Pirâmide, mas hoje já tem uma carreira mais sólida como diretor (dirigiu, entre outros, os dois primeiros Harry PotterPercy Jackson e o Ladrão de Raios). A edição foi feita por Raja Gosnell, hoje mais conhecido por ter dirigido os dois filmes dos Smurfs (ele também dirigiu o terceiro Esqueceram de Mim). Por fim, a trilha sonora de John Williams chegou a ser indicada ao Oscar.

Sobre o elenco, o grande nome é mesmo Macauley Culkin. Então com 10 anos de idade, o moleque esbanja carisma e simpatia. Na época, Culkin virou uma grande estrela e protagonizou vários outros filmes, como Riquinho, Meu Primeiro Amor, Pagemaster e O Anjo Malvado. Pena que o ator não segurou a barra, e, de criança prodígio, virou um jovem problemático, se envolveu com drogas, ficou quase dez anos sem filmar e nunca mais teve sucesso na carreira. Além de Culkin, também destacam-se Joe Pesci e Daniel Stern como os vilões. John Candy pouco aparece, num papel pequeno.

Dois anos depois, Esqueceram de Mim teve uma continuação com o mesmo elenco e mesma equipe. Fizeram uma parte 3 em 97 e uma parte 4 em 2002, mas estes dois filmes não trazem ninguém do elenco original.

Enfim, boa opção de filme para ver com a família no natal!

Um comentou em “Esqueceram de Mim

  1. Pingback: Dívida de Sangue / Good People | HEUVI.COM.BR

Preenchimento obrigatório *

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*