Sinopse (imdb): Após um desmoronamento em uma remota mina de diamantes nas regiões do extremo norte do Canadá, um motorista de caminhões lidera uma missão de resgate impossível através de estradas de gelo sobre um oceano congelado para salvar a vida de mineiros presos, apesar do degelo das águas e de uma ameaça que eles nunca imaginaram chegando.
Hoje meio que existe um subgênero “filme do Liam Neeson”, onde ele quase sempre faz uma versão do coroa badass que ele fez na série Busca Implacável. Aqui em The Ice Road ele não está tão badass, ele funciona melhor quando é apenas um caminhoneiro.
A premissa inicial do filme escrito e dirigido por Jonathan Hensleigh é boa. Mineiros estão presos numa mina e vão ficar sem ar. Precisam de uma peça muito grande e muito pesada, que não tem como transportar de helicóptero, precisa ser transportada por caminhão. E o caminho mais rápido é por cima do lago / oceano congelado, a tal estrada de gelo do título do filme – e estamos numa época que a temperatura começa a aumentar, e o gelo pode ser fino e não aguentar o peso dos caminhões.
Na minha humilde opinião, só essa trama seria o suficiente pra segurar o filme. Temos algumas cenas bem tensas com os caminhoneiros lutando contra adversidades da natureza. Mas… Resolveram criar um vilão humano. É um personagem bem ruim, e todas as cenas com o vilão são mais fracas.
Tem uma parte do filme que isso fica bem claro. São duas sequências intercaladas. Em uma delas acompanhamos um caminhão passando por uma ponte que está quase arrebentando, e o caminhão está derrapando, cena tensa e muito boa. Na outra, Liam Neeson sai na porrada com um cara. Pra que??? Será que o Liam Neeson tem alguma cláusula no contrato que obrigue o filme a ter cena de briga? Bora focar no caminhão na ponte!
Acaba que o filme dedica tempo demais no vilão desnecessário, e o fim do filme é frustrante. O motivo principal que move o filme é que os caminhoneiros precisam levar uma determinada peça para salvar os mineiros. E o filme não mostra como essa peça funciona!!! Pra que perder tempo desenvolvendo um plot com vilão em vez de mostrar o salvamento?
Isso fora algumas decisões burras. Um dos personagens morre por uma falha que heu, que nunca dirigi caminhão, não faria. Mas, decisões burras existem em todos os filmes, vou relevar isso.
No elenco, Liam Neeson mostra a competência habitual. O outro grande nome no elenco é Laurence Fishburne, que está apenas burocrático. Também no elenco, Marcus Thomas, Amber Midthunder, Benjamin Walker e Holt McCallany
No fim, The Ice Road nem é ruim, mas poderia ser bem melhor. Mas vai agradar ao fã clube do Liam Neeson.