Stopmotion

Crítica – Stopmotion

Sinopse (imdb): Segue uma animadora de stop-motion que luta para controlar seus demônios após a perda de sua mãe autoritária.

Outro filme da Shudder no Festival do Rio. Bora!

Ella, nossa protagonista, trabalha com a mãe abusiva num filme de stop motion. A mãe foi uma grande cineasta no gênero, e agora está com uma doença onde não pode usar as mãos. Quando a mãe adoece e entra em coma, Ella resolve terminar seu filme, mas, por influência de uma menina vizinha, resolve largar o projeto da mãe e criar outro filme.

Stopmotion é a estreia em longas do diretor Robert Morgan, que já fez alguns curtas fantásticos usando animação em stop motion (mas que infelizmente não vi nenhum). Seu longa tem atores reais, mas o filme traz várias sequências usando a técnica de animação, e são sequências muito boas – talvez seja o melhor do filme. Aliás, não só as sequências em stop motion. Os efeitos especiais são muito bons, tem um onde o rosto da protagonista “vira” massinha de modelar que ficou com um visual impressionante.

(Uma curiosidade: embora possa parecer estranho, usar carne para stop motion é uma técnica real usada pela lenda do stop motion Jan Svankmajer.)

Por outro lado, a história é hermética, aquele estilo de trama cheia de simbolismos, onde o espectador termina o filme sem entender muita coisa. A partir de um momento, a história entra numa espiral crescente de loucura que, quando chega no fim, a gente fica com vontade de catar o “manual de instruções”.

A atriz principal é Aisling Franciosi, que estava recentemente em Não Fale o Mal, e que também fez A Última Viagem do Demeter (temos uma nova scream queen?). Ela está bem, ela convence quando sua personagem pira na batatinha.

Queria falar de teorias sobre o final do filme, mas entraria em spoilers, então não vou por este caminho. Só digo que gostei da parte técnica, mas por outro lado, a trama cheia de simbolismos me cansou.

Não Fale o Mal

Crítica – Não Fale o Mal

Sinopse (imdb): Uma família é convidada para passar um fim de semana em uma casa de campo tranquila, sem saber que suas férias dos sonhos logo se transformarão em um pesadelo psicológico.

Dois anos atrás, surgiu um filme dinamarquês chamado Speak no Evil, um filme muito bom, tenso e desconfortável, que só não entrou no meu top 10 de 2022 justamente por ser um filme que causava incômodo no espectador. Agora veio o anúncio da versão americana, prática comum quando um filme off-Hollywood chama a atenção, e que quase sempre traz um resultado é fraco.

Mas, olha, preciso dizer que foi uma agradável surpresa. Arrisco dizer que achei Não Fale o Mal melhor que o original dinamarquês!

Existem vários sub gêneros do terror. Pra mim, o pior é esse aqui: não existe um monstro ou algo sobrenatural. O terror está no comportamento humano. Isso é muito mais assustador que qualquer monstro!

Pra quem não viu o filme dinamarquês (acredito que muita gente): um casal com uma filha pré adolescente está de férias, conhece outro casal, também com filho pré adolescente, e acabam aceitando um convite para passar uns dias na casa do outro casal. O problema é que este outro casal tem alguns comportamentos bem estranhos, e tornam a estadia algo muito desconfortável – os hóspedes se sentem incomodados com os anfitriões “sem noção”, mas não sabem como sair de situações constrangedoras.

Dirigido por James Watkins (A Mulher de Preto), Não Fale o Mal (Speak no Evil, em inglês) é bem parecido com o original. Diria que mais ou menos 80% do filme segue quase igual (tirando uma cena aqui, outra ali, como a cena do banheiro na versão dinamarquesa, ou a cena do sexo oral na versão americana). Mas, na reta final da trama, o filme de 2024 se afasta totalmente. Aquele filme tinha um final pessimista, este novo traz uma reação dos personagens. Sim, talvez tenha gente reclamando “por ser mais um final típico hollywoodiano”, mas, nesse caso, pelo menos pra mim, funcionou melhor. Porque uma das coisas que me incomodou naquele filme de dois anos atrás foi justamente a apatia dos personagens – coisa que não acontece aqui.

Sobre o elenco, diferente do filme dinamarquês, a versão americana traz alguns nomes conhecidos. James McAvoy está ótimo, ele é um cara desequilibrado no ponto exato! Mackenzie Davis e Scoot McNairy fazem o casal visitante, e Aisling Franciosi completa o quarteto principal. Todos estão bem.

O final diferente aqui foi uma boa. Primeiro porque se o filme inteiro fosse igual, pra que existir uma nova versão? Além disso, algumas coisas do outro me incomodaram, e esse aqui “consertou” essas coisas, por isso gostei mais da nova versão. Mas mesmo assim ainda acho que vale o programa duplo. Veja as duas versões!

Drácula: A Última Viagem do Demeter

Crítica – Drácula: A Última Viagem do Demeter

Sinopse (imdb): Baseado no livro “Drácula” de Bram Stoker, a história se passa a bordo do navio Demeter, onde uma tripulação condenada enfrenta eventos estranhos e aterrorizantes durante a viagem.

Antes de falar do filme, queria comentar o título nacional. O título original é “A Última Viagem do Demeter”, e acho um nome muito melhor. Mas, lembro que já tinha comentado que queria ver este filme, e mais de uma pessoa veio me perguntar “afinal, quem é Demeter?”. Ou seja, por mais que colocar “Drácula” no título seja ruim, pelo menos deve ajudar a vender o filme.

É o filme novo do norueguês André Øvredal, o mesmo de Caçador de Trolls e Autópsia de Jane Doe. Gosto do estilo de Øvredal, e a informação de que é um norueguês é importante, porque o filme toma certas atitudes corajosas que não são muito comuns em Hollywood, que costuma proteger alguns tipos de personagens.

É um filme do Drácula, como diz o título. Mas não vemos o Drácula charmoso e estilos de sempre, A Última Viagem do Demeter está mais pra “filme de monstro”. E preciso dizer que curti muito esse Drácula monstro.

O diretor falou que queria fazer um novo Alien, um filme que tinha 7 passageiros em uma grande nave onde um monstro assassino estava escondido, matando um a um, e as pessoas não sabiam onde estava o monstro e nem colo enfrentá-lo. Aqui o formato é o mesmo, só que são dez pessoas dentro de um navio em alto mar.

O clima de terror dentro do barco é muito bom. Não tem momento light, não tem alívio cômico, a parada é séria e tensa. A boa trilha sonora de Bear McCreary ajuda a criar o clima.

Tenho um elogio e uma crítica ao Drácula monstro. Gostei muito da caracterização e da maquiagem – usaram o mesmo Javier Botet que já fez vários monstros em filmes de terror. Sempre que precisam de uma criatura alta e magra, ele é chamado – ele foi a Menina Medeiros de REC, o personagem título de Mama, o Homem Torto de Invocação do Mal, o Demônio das Chaves do último Sobrenatural, e o personagem título de Slenderman. Botet ficou perfeito. Agora, em alguns momentos os efeitos práticos são substituídos por cgi, e esse cgi é meio tosco.

Nem tudo funciona. Ok, a gente sabe que o cinema de terror é baseado em decisões burras de personagens, mas, caramba, por que ninguém pensou em abrir as caixas? Por que não faziam as coisas de dia? Mas, como falei, decisões burras de personagens. Temos que relevar.

O elenco está bem. Ok, alguns personagens são um pouco rasos, mas o formato de “filme de terror onde morre um de cada vez” não tem espaço pra construção de muitos personagens complexos. Nenhum nome muito conhecido, os principais são Corey Hawkins, Liam Cunningham, Aisling Franciosi e David Dastmalchian. E, olha lá, comentei aqui outro dia sobre Toc Toc Toc Ecos do Além, o menino Woody Norman também está aqui.

A história fecha, mas o fim do filme traz um gancho para uma possível continuação. Será que veremos um Demeter 2?