O Homem nas Trevas 2

Crítica – O Homem nas Trevas 2

Sinopse (imdb): A sequência se passa nos anos após a invasão mortal de sua casa, agora Norman Nordstrom vive em um conforto tranquilo até que seus pecados passados o alcancem.

Antes de falar da continuação, um breve comentário sobre o primeiro filme. Talvez seja um spoiler, mas acredito que quem vai ver esse deve ter visto o primeiro, né?

No primeiro filme, temos um grupo de jovens que resolve assaltar a casa de um velho cego. O que seria a princípio um trabalho fácil, se torna algo complicado, porque o velho é badass, e, como está em casa, domina o território. Até aí, tudo bem. O problema é que em determinado momento do filme, pra gente ter alguma empatia pelos assaltantes, a gente descobre que o velho é um cara ruim, muito ruim. Essa inversão que acontece no primeiro filme me incomodou um pouco, porque heu preferia torcer pelo velho, mas a gente acaba o filme vendo que o velho é muito pior que os assaltantes.

Isso até funciona numa história fechada. Mas, se é pra ter uma continuação, atrapalha, e muito. Porque heu sei que esse cara é um cara ruim. Por que devo simpatizar com ele?

E assim, começamos O Homem nas Trevas 2 (Don’t Breathe 2, no original). Um filme com um protagonista odioso. Quer assaltar? Pode assaltar, ele não merece a nossa empatia.

E aí, claro que o roteiro tem que inventar algumas mirabolâncias pros antagonistas serem ainda piores…

Enfim, quem conseguir se desligar dessas características dos personagens, pode até curtir o filme.

O primeiro Homem nas Trevas foi escrito por Fede Alvarez e Rodo Sayagues, e dirigido pelo primeiro (que antes tinha feito a refilmagem de Evil Dead). A dupla escreve o roteiro da continuação, mas quem assumiu a direção foi Rodo Sayagues, que copiou direitinho o estilo do companheiro.

Tecnicamente falando, O Homem nas Trevas 2 tem seus bons momentos. Algumas cenas são bem filmadas. Quem estiver atrás apenas de boas cenas de ação com um velho cego badass vai curtir.

Stephen Lang repete o papel do velho cego, e ele está muito bem. Com quase 70 anos de idade, ele convence como o idoso duro na queda. Ok, a gente precisa de uma suspensão de descrença maior que no primeiro filme (que se passa todo dentro da casa dele). Aqui ele está em locais desconhecidos, e às vezes parece que enxerga melhor que as pessoas não cegas. Mas, se a gente não se importar com isso, ele protagoniza boas cenas, tanto batendo quanto apanhando.

Mas, pra mim, a redenção proposta pelo roteiro foi rasa, e não me convenceu. É um bom personagem, mas não dá pra ficar do lado dele.

Vai agradar os menos exigentes. Mas, pra mim, foi desnecessário.

O Homem nas Trevas

homemnastrevas-posterCrítica – O Homem nas Trevas

Esperando conseguir uma pequena fortuna, um trio de jovens assaltantes planeja um assalto a uma casa onde mora um veterano de guerra cego.

O uruguaio Fede Alvarez chamou a atenção do mundo quando fez um curta onde Montevidéu é destruída por robôs gigantes. Isso lhe garantiu um passe para Hollywood, onde ele refilmou Evil Dead. Admito que não gostei da refilmagem, mas é porque Evil Dead sempre teve um pé na galhofa, beirando o trash, e Alvarez quis fazer um filme sério. Agora ele teve a chance. Será que funcionou?

O Homem nas Trevas (Don’t Breathe, no original) não é um grande filme, mas Alvarez consegue criar um bom clima claustrofóbico dentro da casa velha, uma locação repleta de ambientes sombrios. Aliás, o plano sequência onde ele apresenta a casa é muito bom.

O clima do filme funciona bem até certo ponto da trama, mas O Homem nas Trevas tem um problema na parte final. Como os protagonistas são criminosos, o roteiro força uma barra pra transformar a vítima no vilão. Sei lá, achei que nesse momento o filme virou piada…

No elenco, o destaque é Stephen Lang (Avatar) como o velho militar cego. Os outros três, Jane Levy, Dylan Minnette e Daniel Zovatto, fazem personagens unidimensionais – principalmente os dois homens.

A história fecha no fim, mas deixa um espaço pra reabrir numa continuação, que deverá acontecer se o filme for bem de bilheteria.

Por fim, preciso falar mal do pôster, que passa a impressão que teremos um filme sobrenatural. Nada disso, o terror aqui não tem nada de sobrenatural, e isso pode atrapalhar o espectador.

Evil Dead – A Morte do Demônio (2013)

Crítica  – A Morte do Demônio

Ficou pronta a esperada refilmagem do clássico Evil Dead – A Morte do Demônio!

Cinco jovens vão para uma cabana isolada no meio do mato. Lá, encontram o Livro dos Mortos, que evoca algo que estava escondido na floresta.

Vamos direto ao assunto. O novo Evil Dead é bom. Mas poderia ser melhor, se não fosse uma refilmagem. Porque, na comparação, perde feio para o original.

Diretor estreante, o uruguaio Fede Alvarez tem talento e pode ter um futuro interessante em Hollywood. Pra quem não sabe, ele foi escolhido depois que viram, pelo youtube, Ataque de Pánico!, um filminho que ele fez sozinho, mostrando Montevideo sendo destruída por robôs gigantes. Diz a lenda que Sam Raimi aprovou seu nome só pelo youtube… Se alguém quiser ver o video, está aqui.

Como falei lá no alto, o problema deste A Morte do Demônio é ser uma continuação. O original era bem humorado, e ficava na linha entre o terror e o trash. Por causa do pouco orçamento, o diretor Sam Raimi teve que usar a criatividade, um dos exemplos disso são os geniais (e hoje famosos) travellings de câmera pela floresta. Se não tinha como mostrar um demônio convincente, por que não mostrar o seu ponto de vista?

A refilmagem não tem humor, e o pior, não traz nenhum susto – apesar do poster dizer “o filme mais apavorante que você verá nesta vida”, A Morte do Demônio não dá nenhum medo. Fede Alvarez deveria ter feito como outro estreante contemporâneo (também encontrado por Hollywood através do youtube), Andrés Muschietti, que soube usar os sustos em Mama. Fede Alvarez usa e abusa do tal “torture porn” – o gore é abundante, e são várias cenas com corpos sendo mutilados. Nisso o filme é muito bem feito. Mas, como disse, é uma refilmagem de Evil Dead, não de Jogos Mortais.

A (nova) história tem algumas boas sacadas. Gostei da primeira pessoa possuída estar tentando se livrar de drogas, os sintomas se confundem. Mas, por outro lado, algumas coisas ficam sem sentido – achei péssimo o desfecho dado ao último personagem. E isso sem contar os furos de roteiro – como é que a cabana já era usada pela família, mas ninguém sabia que tinha um porão?

Li por aí que o roteiro teve participação de Diablo Cody, roteirista que ganhou o Oscar por Juno e depois fez um trabalho de qualidade duvidosa com Garota Infernal. Não sei se é verdade, pelos créditos do filme, o roteiro foi escrito por Alvarez e Rodo Sayagues, somente. Mas o fim dado ao último personagem tem a cara de Cody…

Sobre o elenco, não tenho nada a falar. Cinco jovens pouco conhecidos: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci, Jessica Lucas e Elizabeth Blackmore. Ninguém se destaca, nem pelo lado positivo, nem pelo negativo.

Por fim, preciso falar do título nacional. Por que “a morte do demônio”, se o filme não fala da morte de nenhum demônio? “Ah, mas o original também era “a morte do demônio!”. Sim, o título do original era equivocado, era aquela época que um filme não podia ser lançado só com o nome original, sempre tinha um subtítulo, nem sempre coerente (como Moulin Rouge – Amor em Vermelho, Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento ou Karatê Kid 2 – A Hora da Verdade Continua). Daí que alguém – que provavelmente nem viu o filme – inventou este subtítulo nada a ver. E agora, com a refilmagem, em vez de consertar, mantiveram o erro…

Enfim, Evil Dead – A Morte do Demônio não é ruim, mas fica devendo. Se fosse um filme original, não sofreria com comparações e teria uma resposta melhor da crítica e do público. Mas como refilmagem, prefira o original. Se quiser ver este, esqueça o outro.

p.s.: Se você é fã do original, fique até o fim dos créditos!